FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Saúde

Começa campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva

por
Agecom
Publicada em 23/08/2010 14:39:40

“Proteja seu cão, gato e você também! Vacine seu animal contra a raiva”. Este é o slogan da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, que começou nesta segunda-feira (23) em toda a Bahia, numa iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estadual e municipais de Saúde. A campanha, que vai até 23 de setembro, tem como principal objetivo eliminar os casos de raiva humana oriundos da raiva canina e felina, vacinando no mínimo 80% da população animal.

Segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho de Raiva da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), Fátima Cristina de Souza, o Brasil assegurou o compromisso com a Organização Mundial de Saúde (OMS), através do Plano Nacional de Eliminação da Raiva Humana Transmitida por Animais Domésticos, de eliminar a raiva humana transmitida por cães e gatos até 2012.

Durante a campanha, a Sesab estima vacinar nos 417 municípios baianos 1,7 milhão de cães e 361 mil gatos. Para alcançar esta meta, as vacinas estão sendo disponibilizadas nas unidades de saúde dos municípios, nas zonas urbanas e também casa a casa ou em postos móveis em ruas e bairros e nas zonas rurais.

Técnicos do GT-Raiva advertem que a vacinação é indiscriminada e que devem ser imunizados todos os cães e gatos a partir de um mês de idade, independente do estado vacinal anterior. Todos os cães e gatos que já receberam a primeira dose devem tomar um reforço vacinal com 30 dias.

Recomendações
A coordenação da campanha avisa que micos e saguis, entre outras espécies, não devem ser imunizados com esta vacina e que somente o responsável ou proprietário deve segurar o animal. É importante também que crianças não levem os animais ao posto, não sejam utilizados cordas e enforcadores e que após a aplicação da vacina o animal seja alimentado e tome água fresca e limpa. Outra recomendação é com relação ao cartão de vacinação, que deve ser guardado pelo proprietário do animal e apresentado durante a imunização.

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Edição Online
(71) 3022-6046
Av. Magalhães Neto, 1856, Ed. TK Tower - Sala 619
Edição Impressa
(71) 3321-2161
Rua Djalma Dutra, 121, Matatu