Cairu celebra São Benedito e os 400 anos do município
TRÂNSITO AO VIVO
sábado, 25 de outubro de 2014
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Municípios

Cairu celebra São Benedito e os 400 anos do município

Publicada em 06/01/2011 09:53:46

Entre os dias 07 e 12 de janeiro a centenária cidade de Cairu, no Baixo Sul da Bahia,  comemora a festa do padroeiro São Benedito e encerra o ciclo de programação dos 400 anos, iniciado em janeiro do ano passado. Na programação, estão inaugurações, celebrações religiosas e apresentações culturais.

Para marcar a data, a prefeitura preparou uma programação especial com shows folclóricos e culturais, além da entrega das obras de reurbanização de três praças. As inaugurações acontecem amanhã, sexta-feira, dia 07, à partir das 17h, com a entrega das praças Vereador José Edson Palma, Ananias Meireles e Praça da Bandeira. Em seguida o prefeito inaugura a Nova Fonte da Caixa do Guarani. As obras de requalificação urbana contemplam projetos de paisagismo, iluminação pública, drenagem e calçamento.

Programação Cultural


Dentro da programação cultura a primeira apresentação será da Fanfarra Municipal de Cairu (FAMUCA), na noite desta sexta-feira (07), percorrendo as principais ruas da cidade. Além da Fanfarra, haverá performance de teatro de rua com o grupo teatral Antagon.

No início da noite do sábado (08), a ruas históricas serão tomadas com o colorido e musicalidade do Terno de Reis, que retratam a bíblica entrada dos Reis Magos à cidade de Belém.

No domingo (09), a programação festiva começa às 10h, com a realização da missa solene, em louvor a São Benedito, padroeiro da cidade, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

Em seguida serão entregues os certificados de reconhecimento aos mestres da cultura popular.  Um reconhecimento aos líderes  dos grupos folclóricos que mantém o resgate das manifestações culturais do município. A certificação será dada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Secretaria Municipal de Cultura. O certificado é resultado do mapeamento dos grupos que mantém viva a cultura e o folclore do município. Entre os grupos beneficiados estão o Reinado, a Chegança, o Congos, a Barquinha, a Dandoca, o Maculelê, os Caretas, a Mulinha, a Marujada, entre outros. Às 11h, grupos culturais farão um desfile pelas ruas da cidade.

Paralelo à programação, no Sobrado Meireles, acontece a  exposição fotográfica, de artes plásticas e artesanato, descrevendo através das peças, as etapas do Projeto Cairu 400 anos, que aconteceu ao longo de 2010.

Shows do axé ao arrocha


Além das apresentações culturais, durante todas as noites, à partir das 22h, o palco principal, armado na Praça do Cais, receberá artistas de axé, reggae e arrocha. Entre os convidados estão a Banda É o Tchan, que se apresenta na sexta-feira, o grupo Adão Negro, no sábado e Pablo do Arrocha, no domingo.

Louvor a São Benedito

A Festa de São Benedito de Cairu também conhecida como Reinado de São Benedito é uma tradição  do Brasil Império, rica em sincretismo religioso, em que gente simples vira rei, com vestimentas ricamente adornadas com miçangas e lantejoulas.

Os negros relembram através da dança seus antepassados, simulando o combate entre mouros e cristãos. Os grupos culturais Chegança e o Congo desfilam em cortejo pelas ruas, juntamente com a filarmônica cairuense, o rei, a rainha e o séqüito real do Reinado de São Benedito.

 

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CAPA DE HOJE
PUBLICIDADE