Comércio fechado e muita festa no Dia dos Comerciários
TRÂNSITO AO VIVO
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Cidade

Comércio fechado e muita festa no Dia dos Comerciários

por
Lucy Andrade
Publicada em 24/10/2011 06:47:37

Hoje é o único dia útil do ano em que o comércio baiano fecha as portas – no feriado em homenagem ao Dia do Comerciário. A data oficial é dia 30 de outubro, mas o feriado é sempre na  terceira segunda-feira de outubro. E para muita gente, o final de semana prolongado foi um feriadão, alguns viajaram, outros aproveitaram a folga para descansar. E hoje ainda é dia da tradicional festa no SESC de Piatã, com a banda Araketu, a partir das 9h.


O dia é de folga para funcionários de diversos segmentos logísticos da cidade, como supermercados, armazéns, shoppings, entre outros. No  entanto, o feriado não é para todos -  Bancos, repartições públicas, postos de gasolina, farmácias e os correios estão funcionando a todo vapor. Assim como as unidades do SAC do Comércio, Cajazeiras, Camaçari e Candeias, que também estão funcionando.
 
Também estão com as portas abertas os  mercados municipais, como o de São Miguel, Rio Vermelho, Curtume, Bonfim, Itapuã, Flores e Dois de Julho. Nos shoppings, os cinemas, restaurantes e área de lazer estão funcionando normalmente.      
   

Confira o que está fechado:

 
Os restaurantes populares dos bairros da Liberdade e do Comércio, em Salvador, estão com as portas fechadas. Também vão ficar fechados o Mercado Popular em Água de Meninos e o Núcleo de Abastecimento, Comércio e Serviços de Itapuã, na Avenida Dorival Caymmi.
 
Com exceção do shopping Piedade, que não vai abrir hoje, todos os demais irão funcionar em esquema especial para o lazer e alimentação. Assim dá para almoçar e pegar um cineminha.
 
O Shopping Paseo está com todas as lojas fechadas, enquanto os serviços, como a agência do Banco do Brasil, a academia Top Fitness e a Saladearte CineVivo funcionarão normalmente, das 9h às 21h.
 
No Salvador Norte Shopping, as lojas e quiosques estarão fechados, mas estão funcionando as áreas de lazer a partir das 11h, enquanto a Praça de Alimentação abrirá das 12h às 22h.  O Salvador Shopping também segue o mesmo esquema: a área de lazer abre das 11h às 22h e a praça de alimentação das 12h às 22h. Os demais espaços estão fechados.
 
Já no Barra somente a praça de alimentação estará funcionando das 12h às 20h. No Center Lapa, a praça de alimentação abre das 12h às 20h e o cinema funciona normalmente. No Itaigara, os bancos abrem das 10h às 16h, o cinema e a praça de alimentação também estão funcionando. O Iguatemi e Paralela seguem o mesmo esquema, com  praça de alimentação funcionando a partir das 12h e as áreas de lazer a partir das 10h.
 
Supermercados e lojas - As lojas Perini da Pituba, Barra e Graça abrem das 6h às 22h e da Vasco da Gama, das 6h30 às 22h. Já as unidades do Salvador Shopping, Barra, Paralela e Iguatemi seguem os horários dos shoppings.
Na rede Bompreço, apenas as lojas do interior funcionam. As de Salvador, Candeias e Camaçari não abrem nesta segunda-feira.  Também não irão abrir hoje o Atakarejo, GBarbosa, Makro e Extra. Porém, todos os anos alguns comerciantes burlam a lei, e mesmo sob multas abrem no dia do feriado.

O Dia do Comerciário é um feriado acertado entre os empregados do comércio e os lojistas, que estabelecem o não-funcionamento das lojas, sob pena de multa. A data lembra as conquistas da categoria, desde 1968, quando os comerciários começaram a ter direitos trabalhistas, como, por exemplo, o reconhecimento da jornada de 44 horas semanais.
 

 

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CAPA DE HOJE
PUBLICIDADE