Divulgada programação para a Lavagem do Bonfim
TRÂNSITO AO VIVO
quinta-feira, 30 de outubro de 2014
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Cidade

Divulgada programação para a Lavagem do Bonfim

Publicada em 11/01/2012 12:05:46

 Está tudo pronto para a realização dos festejos da Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (12). Cerca de 1 milhão de fiéis e 300 baianas devem participar do cortejo que sai, por volta das 9h, da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até a Igreja do Bonfim.

Ao todo, 34 entidades, reunindo mais de 9 mil integrantes, foram cadastradas pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) para participar do evento. Dentre elas, 18 são de percussão, cinco de sopro, dois de samba, além de afoxé, instrumental, som mecânico, kuduro e marchinha de carnaval. As inscrições foram realizadas entre os dias 19 de dezembro e 6 de janeiro. Já nesta quarta-feira (10), os representantes de cada entidade receberam o documento autorizando o seu desfile nos cerca dos 8 km até a Colina Sagrada.

Programação - Pelo décimo ano consecutivo, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) organizam a cerimônia interreligiosa no Adro da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, dando início à festa. Antes da saída do cortejo em direção à Colina Sagrada, representantes de diversos cultos religiosos se reúnem em um momento de exaltação à paz e ao espírito de fraternidade e solidariedade entre todas as pessoas de boa vontade.

A cerimônia terá início às 8h, com a mensagem de acolhimento proferida pelo padre Valson Santos Sandes, vigário da Basílica da Conceição da Praia. Logo em seguida, acontece a apresentação do coral da Basílica, regido pelo maestro David Alves Tourinho, que entoará a "oração de São Francisco".

O juiz da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, Anorailton Conceição Santos, proclamará a "Palavra do Livro do Profeta Isaías". Outras mensagens de paz serão dedicadas por representantes de diversas religiões presentes ao encontro, como Marcel Mariano Cadidé, da Federação Espírita da Bahia; pastor Charleston Soares, da Igreja Batista Avivamento Profético; Aristides Mascarenhas, presidente da Federação do Culto Afro Brasileiro; e Ida Meireles, da Organização Brahma Kumaris (Hinduísmo)

Após a oração do Pai Nosso, os presentes acompanharão o coral no Hino ao Senhor do Bonfim, finalizando o encontro com o desejo a todos de uma feliz caminhada de paz até a Colina Sagrada.

A expectativa é de que o cortejo chegue à Basílica do Bonfim ao meio-dia, quando o adro e as escadarias são tradicionalmente lavados pelas baianas com vassouras e água de cheiro. A imagem do Nosso Senhor do Bonfim, pela terceira vez, será erguida pelo padre Edson Menezes na janela da igreja e, em seguida, mais de 3 mil balões brancos e azuis são soltos, acompanhados da queima de fogos. Logo depois, começa a parte profana da festa.

A festividade prossegue até o próximo domingo (15), cuja programação se inicia com a alvorada às 5h e segue com missas. A Saltur montou um tablado e sonorização para a celebração da missa solene, presidida às 10h30, pelo cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger. Às 16h, os devotos se reúnem na Igreja dos Mares para a procissão dos Três Pedidos, que percorre o largo de Roma em direção ao Bonfim. Na chegada à Colina, os fiéis dão três voltas em torno da Basílica, fazendo três pedidos. Uma pregação e a benção do Santíssimo Sacramento encerram os festejos.

 

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CAPA DE HOJE
PUBLICIDADE