1º Pronto Atendimento Psiquiátrico de Salvador é inaugurado hoje
TRÂNSITO AO VIVO
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Saúde

1º Pronto Atendimento Psiquiátrico de Salvador é inaugurado hoje

Publicada em 28/03/2012 07:44:00

Nesta quarta-feira (28), às 9 horas, será entregue à população o primeiro Pronto Atendimento Psiquiátrico da capital baiana, totalmente reformado. O PAP vai funcionar em uma unidade adaptada no 5º Centro de Saúde, na Avenida Centenário, em frente ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues. Já à noite, às 18 horas, é a vez da inauguração de uma nova praça, no bairro da Pituba.

            O Pronto Atendimento Psiquiátrico reforça a rede de urgência e emergência de saúde mental, com a regulação psiquiátrica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que conta com médicos especializados na área. Cerca de 10% dos atendimentos do Samu são psiquiátricos e agora esses pacientes poderão ser encaminhados para o PAP e ficar em observação, ser medicados, ter alta, ou ser encaminhados ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e hospitais psiquiátricos estaduais para continuidade do tratamento.

            Com investimento de R$ 130 mil, o PAP possui 240 m² e conta com 11 leitos, um consultório médico, posto de enfermagem, ambientes para repouso de médicos, almoxarifado, sala de espera e banheiros adaptados. Estarão de plantão, por 24 horas, médicos psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.

            Só serão atendidos no PAP aqueles pacientes encaminhados pelo Samu. Vale ressaltar que o pronto atendimento não é uma unidade de desintoxicação, no caso de usuários de álcool ou outras drogas. Esses pacientes deverão ser encaminhados para o Caps de Pirajá, que permite internações prioritariamente para crianças e jovens em situação de risco social, associado ao consumo de substâncias psicoativas.

Praça

A praça no bairro da Pituba fica na Rua Aristides Fraga Lima. O novo espaço de lazer foi construído pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), com equipamentos produzidos pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal). A população vai contar com bancos, mesa para jogos, aparelhos de ginásticas e brinquedos para crianças. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp) disponibilizou novo sistema elétrico, incluindo iluminação cênica.

            Além da urbanização, foram instalados no entorno equipamentos para melhoria do trânsito. A Transalvador implantou quatro novas faixas de pedestres e sinalização no perímetro que vai até a sede dos Correios. 

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CAPA DE HOJE
PUBLICIDADE