TRÂNSITO AO VIVO
domingo, 23 de abril de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Cidade

Biblioteca a céu aberto

por
Thiago Pereira REPÓRTER
Publicada em 01/04/2012 23:00:36

 Amanhã ensolarada do último domingo não foi só de praia em Salvador. No Campo Grande, muitos soteropolitanos aproveitaram a 7ª edição da Feira Mensal dos Livros para transformar uma das praças mais tradicionais da cidade em um centro de leitura a céu aberto, com direito a lançamento de publicações, conversa com escritores e edições abaixo do preço de mercado.


Realizada desde setembro do ano passado, sempre no primeiro domingo do mês, a Feira atrai pessoas interessadas especialmente na literatura baiana, como é o caso da estudante de museologia Melissa Santos, de 19 anos. “Me interessei por um livro sobre o candomblé. Acho que vou levá-lo para me ajudar nas minhas pesquisas da faculdade”, disse a universitária, que elogiou a tentativa  de ampliação do cenário literário da cidade. “Eventos como esse tornam o livro mais acessível aos leitores.

Tem gente que tem vergonha ou não tem tempo de frequentar as bibliotecas públicas e a Feira consegue suprir essa lacuna. As pessoas passam pelo Campo Grande, que é um espaço público, acabam vendo um livro com um tema legal e se interessam por ele. É ótimo para o panorama cultural de Salvador”.
 
Segundo Lúcia Carneiro, coordenadora da diretoria do livro e da cultura da Fundação Pedro Calmon, os preços mais acessíveis também atraem o público para Feira. “A população está abraçando o evento. Tanto é assim que aumentou o número de participantes. Aqui se vende livros com até 20% de desconto. As pessoas podem achar publicações a R$5, o que não ocorre em nenhum outro lugar”, afirmou. 
 
Para Luciano Cerqueira, da Editoralivro.com, a Feira é também uma grande oportunidade para profissionais da área editorial. “Temos a chance de divulgar nosso trabalho para o grande público. Isso é ótimo, pois Salvador é carente de eventos como esse. É ainda uma oportunidade de aproximar a população da leitura, que é um hábito que poucos conservam. As pessoas reclamam que livro é caro, mas aqui desmistificamos isso. Já é um início ter a Feira, mas espero que no futuro tenhamos outras atividades como esta”, pontuou.
 
Além da Editoralivro.com, participaram da Feira as editoras Autores Baianos, RV Quadrinhos, EDUFBA, Bazar 27, Pallas Editora, Cedraz e a UEB. 
 
Lançamento – A 7ª edição da Feira Mensal dos Livros marcou o lançamento do livro de microcontos Entredentes, do arquiteto, ensaísta e pós-doutor em Teoria da Literatura Igor Rossoni, autor de livros como Pátio (1981), Vértebra (1983), Zen e a poética autorreflexiva de Clarice Lispector: uma literatura de vida e como vida (2002).
 
“É um evento muito interessante para nós, que escrevemos. Temos um espaço para expor nosso trabalho e conversar com os leitores, saber o que eles acham do nosso trabalho”, disse o escritor. 
 
Autora do livro A Chuva de Maria, a escritora Martha Galrão também marcou presença na Feira. “Poucas pessoas frequentam livrarias e esse evento atrai o público. É uma tentativa de aproximar o brasileiro da leitura, o que é muito legal”. 
 
SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE