FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Saúde

Jogo lançado pelo Inca conscientiza jovens sobre os malefícios do tabaco

por
Com informações da Agência Brasil
Publicada em 19/10/2012 12:07:52

O jogo Agentes da Saúde por um Mundo sem Tabaco, lançado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), visa conscientizar os jovens sobre os malefícios do consumo de cigarro.

O game aborda o cultivo do tabaco e os malefícios que a atividade acarreta ao meio ambiente e aos agricultores, enfatizando as doenças causadas aos fumantes. Além disso, destaca a venda de cigarros com aromas e sabores em locais destinados ao público jovem.

O jogo, desenvolvido em HTML 5, é dividido em diversas fases. Os jogadores podem acompanhar a cadeia produtiva do tabaco, desde a plantação até a venda.

Na primeira parte, são apresentadas as fases de produção no campo, com a participação dos agricultores. São abordadas as doenças causadas a esses trabalhadores e suas famílias devido ao cultivo do produto, apontando outras culturas que não prejudicam a natureza e a população.

Nas etapas seguintes, o jogador chega à cidade, onde poderá ajudar na distribuição de cartazes da campanha de prevenção do Inca pelas ruas.

De acordo com o Inca, em 2011, o país gastou R$ 21 bilhões no tratamento de pacientes com doenças relacionadas ao consumo de cigarros. O valor foi 3,5 vezes maior do que o imposto arrecadado pela Receita Federal com produtos derivados do tabaco, e corresponde a 30% de todo o orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o instituto, nos últimos 10 anos, o tabaco matou 50 milhões de pessoas em todo o mundo. O consumo do cigarro é responsável por mais de 15% das mortes de homens adultos e por 7% das mortes de mulheres. No Brasil, 1 em cada 5 homens e 1 em cada 10 mulheres morrem por causa do tabagismo. 

SIGA A TRIBUNA
Envie informações para a Tribuna
71 9206-5826
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE