Assembleia Legislativa aprova reajustes salariais para 22 mil servidores na Bahia
TRÂNSITO AO VIVO
sábado, 25 de outubro de 2014
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Bahia

Assembleia Legislativa aprova reajustes salariais para 22 mil servidores na Bahia

Publicada em 23/11/2012 04:34:11

Cerca de 22 mil servidores públicos estaduais foram atendidos, desde a semana passada, com reajustes salariais e vantagens resultantes de negociações feitas entre representantes de diversas categorias e do Poder Executivo nos últimos seis anos.

Na quarta-feira (21), a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou quatro projetos de lei que beneficiam as carreiras da Polícia Civil; Técnicos em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em Metrologia e Qualidade, em Fiscalização Agropecuária e em Regulação.

Na semana passada, 14.788 agentes de saúde foram beneficiados com a aprovação do projeto de lei que reestruturou as carreiras do Grupo de Saúde do Estado, estabeleceu critérios de promoção e progressão, redimensionou os quadros e corrigiu distorções quanto ao pagamento da Gratificação de Incentivo ao Desempenho (GID), garantindo ganhos salariais reais.

“Vamos chegar a mais de 90 categorias que negociaram diretamente com o Estado e terão ganhos assegurados por esse diálogo, como aconteceu na semana passada com a Saúde e como estamos fazendo com as categorias que estiveram na Assembleia Legislativa. São projetos que vão assegurar aos servidores, até 2014, ganhos substanciais” afirmou o líder da bancada da maioria, deputado Zé Neto.

Relatado pelo deputado Deraldo Damasceno, delegado de carreira, o PL 20.027 garantiu gratificação para os delegados de Polícia Civil que desempenham atividades cumulativas. A categoria foi beneficiada, ainda, pelo projeto que estabelece a revisão da Gratificação de Atividade Jurídica (GAJ) para a carreira de delegado.

O PL 20.028 também considera a Gratificação de Atividade Policial Judiciária (GAPJ) para as demais carreiras da Polícia Civil - Perito Criminal, Perito Médico Legista, Perito Odonto-Legal, Escrivão, Investigador e Perito Técnico. No total, 5.798 policiais serão beneficiados.

O terceiro projeto aprovado, o 20.026, trata da remuneração da carreira de Técnicos em Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Metrologia e Qualidade; Fiscalização Agropecuária; e em Regulação.

A matéria estrutura a carreira, estabelece novos percentuais para as gratificações privativas desta carreira de nível médio e altera os vencimentos básicos em novembro de 2012 e novembro de 2013, contemplando mais de 90 profissionais.

O líder da maioria lembrou que os delegados da Bahia tinham o 25º salário do país e hoje estão entre os dez primeiros. Ele destacou, também, os Peritos Técnicos, que acumulam, no atual governo, um ganho médio real de 46% e, até 2015, chegarão a 174%, e os Peritos Criminais, que já obtiveram, até este ano, 52,44% e até 2015 chegarão a 175,25%.

Com a aprovação dos PLs na quarta-feira (21), 1.102 agentes penitenciários, 93 tecnicos em regulação e fiscalização e 5.798 policiais civis também serão beneficiados, totalizando 21.781 servidores contemplados pelo governo do Estado.

Em reunião com o secretario da Administração, Manoel Vitório, líderes e vice-líderes da bancada do governo (maioria), e representantes de diversas categorias de servidores públicos ficou definido que, a partir de fevereiro de 2013, serão feitos seminários por categoria, com a presença do secretário da Administração, das Secretarias afins e das representações técnicas. O objetivo é aprofundar o diálogo com essas categorias.

Ainda na quarta-feira, a bancada da maioria aprovou o requerimento de urgência ao projeto de lei 20.047, que estabelece normas de promoção da carreira do Magistério Público do ensino fundamental e médio para este ano e o seguinte.

Também foi aprovada, por maioria e em votação simbólica, a criação da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). 

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CAPA DE HOJE
PUBLICIDADE