FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Raio Laser

Coluna do dia 23/01/2013

Publicada em 23/01/2013 00:45:00

Incógnita
As eleições de hoje na UPB (União dos Municípios da Bahia) não vão representar apenas a vitória ou derrota dos concorrentes, mas principalmente dos seus apoiadores. Com largo apoio entre os governistas, a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), tem, em tese, todos os elementos para poder se posicionar bem na disputa e até levá-la. Mas a situação não é diferente para o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, do mesmo partido que a adversária e com um discurso que não chega a ser de oposição, mas em defesa dos prefeitos e do municipalismo. Por trás dos apoios que ambos angariaram na campanha, estão, obviamente, as eleições de 2014, onde os postulantes acham que podem contar com o apoio da entidade.

Estrondosa
O deputado federal João Leão (PP) disse ontem que a expectativa é que a candidata à Presidência da UPB, Maria Quitéria, vença a disputa hoje e assuma o comando da entidade pelos próximos dois anos. Segundo o progressista, a prefeita de Cardeal da Silva “é favorita absoluta”. “Tenho conversado com prefeitos de toda a Bahia e tenho visto que ela leva vantagem. Na região Oeste são 36 municípios. Ela tem a unanimidade. No extremo-sul e na região sul existem outros 32 municípios, todos com ela”, enfatizou Leão, esbanjando otimismo.

Racial
O ex-titular da Secretaria Municipal da Reparação, Ailton Ferreira, foi convidado pelo deputado João Leão (PP) para ajudar a fortalecer as políticas de promoção à igualdade racial dentro do Partido Progressista. Leão enfatizou que a legenda não abrirá mão da experiência do sociólogo que teve avaliação positiva da população pelo trabalho voltado para a comunidade negra da capital baiana.

Chuvas
O deputado Marquinho Viana (PV) está satisfeito com a chegada das chuvas aos municípios da Chapada Diamantina e aos do sudoeste do Estado, principalmente Tanhaçu e Ituaçu, afetados pela seca inclemente de alguns meses, e está constatando, durante a visita que fez à região, a alegria dos agricultores e produtores rurais com as boas perspectivas para as pastagens e plantações.

Ineficaz
Insatisfeito com a atual falta de segurança da capital baiana, o deputado estadual Carlos Geilson (PTN) disparou duras críticas contra a segurança pública do governo da Bahia, que, na visão do deputado, é ineficaz. “É a ineficácia, a fraqueza, a negligência, a incapacidade de um combate afetivo a essa violência que toma conta do nosso estado”, disse o deputado.

Transparência
O vereador Paulo Câmara (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Salvador, disse ontem, em entrevista à Rádio Metrópole, que a sua gestão será pautada pela transparência e que pretende acabar com a votação secreta dentro da Casa. “A cidade vive uma expectativa muito grande em relação ao Executivo e ao Legislativo municipal. Nós não temos direito de errar. É isso que eu peço aos nossos vereadores, e a primeira coisa que eu quero fazer é implementar a transparência. O povo quer saber o voto dos vereadores”, disse.

Obras
“Quando eu deixei o ministério havia 9 mil trabalhadores nos canteiros e as obras estavam a todo vapor. Eu tenho muita expectativa de que o ministro Fernando Bezerra possa tocar aquela obra que pode resolver o problema do Nordeste Setentrional. Lamento profundamente o que vi e vou procurar até me inteirar mais para saber o que aconteceu com a nossa saída”, disse, em entrevista à Rádio Metrópole.

Transposição
O ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), atual vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa, prometeu entrar em contato com o atual responsável pela pasta, o ministro Fernando Bezerra Coelho, para saber o que houve com as obras de transposição do Rio São Francisco. O Fantástico denunciou atrasos e irregularidades que podem custar R$ 734 milhões aos cofres públicos. 

Sem forçação
O deputado federal José Carlos Araújo (PSD) disse que não deveria haver forçarão de barra dos partidos para que os prefeitos votassem em A ou B. “Todos os dois candidatos são da base e votaram em Wagner, Lídice e Pinheiro. Esse processo deve ser democrático onde os prefeitos tem o direito de escolherem o seu representante”, ressaltou.

Itaberaba
A Câmara de Vereadores de Itaberaba, localizado a 276 quilômetros de Salvador, reduziu o número de contratados em cargos de confiança por força do termo de ajuste de conduta (TAC) firmado em dezembro passado. O documento foi resultado de inquérito civil instaurado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Feira de Santana. Por causa do fim da legislatura, todos os ocupantes de cargos em comissão foram exonerados em 31 de dezembro e as nomeação agora seguem as diretrizes definidas do TAC.

Tribunal
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Mário Alberto Hirs, convocou o juiz Ivanilton Santos da Silva para substituir o desembargador Clésio Rômulo Rosa, do último dia 16 a 28 de fevereiro. Clésio, que está de férias, é membro da 2ª Câmara Cível. “O desembargador convocado desfruta de sólido conceito nos diversos segmentos do Judiciário, é muito estimado pelos colegas de magistratura e possui vasto conhecimento jurídico”, ressalta a desembargadora Gardênia Duarte, integrante da 4ª Câmara Cível do TJ.

Recado
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, também marcou presença. “Wilson é uma pessoa cheia de qualidades, sendo extremamente dinâmico, tem uma coragem de trabalhar extraordinária.

Ódio
Há quem diga que até os mais remotos ancestrais do governador Jaques Wagner (PT) foram ofendidos ontem por usuários que tiveram que aguardar até 10 horas para poder fazer a travessia Salvador-Mar Grande, praticamente inviabilizada pelo fato de apenas um ferry boat ter sido colocado em operação, um fato que nunca tinha ocorrido em 40 anos.

Resposta
Teve sabor especial a decisão do presidente estadual do PTN, Maurício Bacelar, de recomendar aos seis prefeitos da legenda o voto no prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB). Afinal, o patrono da candidata adversária de Wilson, Maria Quitéria, é o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, que moveu mundos e fundos para derrotar Maurício na apertada disputa em Camaçari.

Mal interpretado
O deputado federal José Carlos Araújo (PSD) foi mal interpretado ao afirmar que o partido tem todas as condições de fazê-lo membro da mesa diretora da Câmara dos Deputados. Ele nunca disse o que achava que o presidente da legenda, Otto Alencar, vice-governador do Estado, deveria fazer para viabilizar seu sonho, mesmo porque reconhece que de política o líder entende.

Esqueceram de mim
Depois de ser especulado para ingressar na chapa majoritária de ACM Neto, na cota do PSDB, o tucano José Carlos Fernandes foi esquecido pela atual administração. Segundo o Diário Oficial do Município, Fernandes, presidente o PSDB em Salvador, ainda não foi nomeado para nenhum cargo na máquina pública. E olhe que ele tem um extenso currículo de serviços prestados ao município, como subsecretário da Defesa Civil, diretor da Surcap, dentre outros. Além do tucano, há quem defenda o nome do democrata Heraldo Rocha, que ainda não foi acomodado pelo novo prefeito.

Negociação permanente
Dando continuidade ao diálogo com as categorias dos servidores municipais, o secretário municipal de Gestão, Alexandre Pauperio, recebeu ontem a comissão formada pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Contendores de Doenças Endêmicas e Epidemiológicas do Estado da Bahia (Sindacs). A criação da mesa de negociação permanente, melhorias das instalações físicas, cursos de qualificação e política de saúde estavam na pauta da reunião. Na oportunidade, Pauperio se comprometeu a analisar as reivindicações e posteriormente marcar um novo encontro.

Bairro da Paz
O prefeito ACM Neto (DEM) despacha hoje, a partir das 9h, no Bairro da Paz, onde visita o posto de saúde Orlando Imbassahy, a escola Nossa Senhora da Paz, a praça Nossa Senhora da Paz e a creche comunitária Nossa Senhora da Conceição. Durante a campanha, o prefeito visitou a localidade em duas oportunidades. Foi obrigado a desmentir boatos de que acabaria com o Bolsa Família e expulsaria famílias do bairro. Agora, como prefeito, retorna para anunciar medidas de curto, médio e longo prazo, contemplando os moradores da localidade. 

Tendência
Depois de anunciarem a fusão dos grupos políticos, o deputado estadual Marcelino Galo e o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, participam do encontro da tendência Movimento PT, para oficializar a entrada dos grupos na corrente. A plenária acontece no próximo sábado (26), onde os petistas agora vão debater a nova constituição interna da agremiação, ampliar as ações políticas e referendar a tendência como uma das mais importantes da sigla no estado. Devem participar cerca de 200 pessoas, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Ufba.

Autonomia
O deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB) afirmou ontem que a eleição da UPB não é uma disputa entre e governo e oposição. Durante o almoço em apoio à candidatura do prefeito Wilson Cardoso, ele também enfatizou que o candidato tem propostas reais de fortalecimento da entidade. “O candidato tem projetos que estão na ordem do dia e que vêm preocupando os gestores, como as perdas no FPM e o veto parcial referente à distribuição dos royalties”.

Presença
Entre os deputados presentes no almoço em apoio ao prefeito Wilson Cardoso estavam os federais Lúcio Vieira Lima e Colbert Martins, além dos deputados do PSD José Carlos Araújo e Sérgio Brito. No almoço, virou burburinho o fato de o líder do governo Zé Neto (PT) não ter abraçado a campanha de Wilson, já que ele teria muitos votos em Andaraí, sendo amigo do candidato.

UPT
O presidente do PMDB baiano disse que Wilson era o candidato de todos os partidos. “Não existe isso de ser de situação ou de oposição, por isso ele tem o nosso respeito e admiração, enquanto a outra candidata só procurou os prefeitos do PT, ou seja, querem transformar UPB em UPT”, disparou.  

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE