FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Cidade / Esportes

Veja como chegar à Arena Fonte Nova

por
Kelly Cerqueira
Publicada em 05/04/2013 00:11:41
Foto: Divulgação
A Arena Fonte Nova
A Arena Fonte Nova

Com o grande movimento esperado para a região da Itaipava Arena Fonte Nova no domingo (7), quando o estádio mais querido da Bahia será inaugurado com o clássico Ba-Vi, o esquema de segurança e organização de trânsito terá início desde cedo, às 7h.

Mesmo com a abertura dos portões apenas às 11h30, os órgãos municipais e estaduais envolvidos na coordenação do evento vão iniciar as atividades logo cedo, para aguardar a multidão de 41.500 torcedores que partirão dos quatro cantos da cidade para assistir à disputa mais tradicional do futebol baiano.

Quem puder deve evitar a região da arena desde a noite do sábado, como aconselha o comandante-geral da Operação Inauguração Fonte Nova, coronel Nonato Leite. “Embora a operação só comece de fato às 7h do domingo, a partir das 23h do sábado a Polícia Militar fará o isolamento da região para garantir que, na manhã seguinte, a área esteja pronta para receber os torcedores”, afirmou o coronel.

Um dos objetivos do isolamento, segundo ele, é impedir o estacionamento irregular na região e organizar o espaço para o dia seguinte. Cerca de 1.500 policiais vão atuar na operação, 400 distribuídos em pontos estratégicos do lado de fora e no entorno do estádio, uniformizados e à paisana.

O trânsito na região também sofrerá alterações a partir da zero hora de domingo, com a interdição parcial da Avenida Mário Leal Ferreira / Bonocô (sentido Comércio, no trecho compreendido a partir do acesso ao Vale do Ogunjá), Av. Presidente Castelo Branco / Vale de Nazaré (no trecho a partir da Comercial Ramos para a Av. Mário Leal Ferreira / Bonocô), da Piedade para Nazaré (a partir da Rua Portão da Piedade) e da Ladeira dos Galés para o Dique do Tororó. Nestes trechos, apenas transportes coletivos, moradores, portadores de necessidades especiais e pessoas credenciadas poderão transitar.

Já a Avenida Presidente Costa e Silva e a Ladeira da Fonte das Pedras (no trecho compreendido entre o acesso do estacionamento da Arena e a saída da Rua Professora Afrísia Santiago) estarão fechadas das 7 horas de domingo até às 21h. De acordo com a Transalvador, que fará a sinalização dos bloqueios com barreiras móveis, os veículos provenientes da Av. Mário Leal Ferreira (Bonocô) terão como opção de tráfego a Sete Portas.

Estacionamento

Quem vai de carro para a Itaipava Arena Fonte Nova também deve estar atento para os locais onde será proibido estacionar: Rua do Tingui, Avenida Joana Angélica (exceto no trecho compreendido entre a OAB e o Convento), a Ladeira do Desterro, a Vasco da Gama (via que margeia o Dique do Tororó), a Bonocô e a Avenida General Graça Lessa, conhecida como Vale do Ogunjá.

O estacionamento privado do estádio ainda não estará disponível para este primeiro jogo. De acordo com a assessoria de comunicação da arena, uns últimos ajustes ainda precisam ser feitos para a liberação do espaço. Apenas uma pequena área será disponibilizada para abrigar veículos de serviço e convidados.

Devido à restrição, a Transalvador fará a liberação de oito bolsões nas regiões próximas ao estádio: Avenida Sete, o final da Joana Angélica (em direção ao Politeama) e algumas ruas do bairro do Comércio. Na ocasião, agentes da Transalvador irão auxiliar os motoristas sobre onde deixar os veículos.

Chegue cedo para conhecer o monumento e curtir a festa
Já quem vai ao jogo de ônibus, todas as 127 linhas convencionais que passam pelo entorno da região estarão funcionando, 101 delas com reforço, além da disponibilização de 20 veículos da frota reguladora, 14 na estação da Lapa e 6 no Vale de Nazaré, para que os torcedores de todos os bairros tenham facilidade de chegar ao estádio.

Segundo a Transalvador, para os bairros do Subúrbio e Cajazeiras, Cabula, São Caetano, Ribeira, Estrada de Campinas e Estrada Velha do Aeroporto, as estações de transbordo Pirajá e Mussurunga, Castelo Branco, Pau da Lima, São Marcos, Sussuarana, Brotas e Baixa de Quintas serão beneficiados pelo reforço e não encontrarão dificuldades para chegar à arena.

O órgão também alerta para os pontos de concentração de embarque e desembarque dos ônibus que devem ocorrer no Vale de Nazaré, Campo da Pólvora, Estação da Lapa, Av. Vasco da Gama (trecho do Dique) e Bonocô. Ainda segundo a Transalvador, as linhas que trafegam pelo trecho interditado (Ladeira da Fonte das Pedras) terão seus itinerários desviados pelo Vale de Nazaré e Bonocô.

Dicas e orientações

Para evitar possíveis transtornos, o coronel responsável pela operação na Fonte Nova orienta que os torcedores cheguem cedo para conhecer o ambiente e curtir as novidades da Itaipava Arena Fonte Nova. “Também é importante que as pessoas pesquisem sobre as novas regras do estádio, confiram o que é proibido e o que é permitido, para que não haja contratempos”, continuou o militar. Ainda segundo ele, será permitida a circulação do público pelos espaços da Arena antes do início do jogo.

Ele também informou que os torcedores serão monitorados em um raio de 2 km, tanto dentro do estádio, quanto nas regiões adjacentes como Dique do Tororó e Joana Angélica. Além disso, as revistas para detecção de itens proibidos serão intensas para a garantia da segurança dos amantes do futebol. “O que nós mais esperamos dos torcedores é que eles saiam de casa com o espírito esportivo, que vá apenas torcer, assistir a um espetáculo, na paz”, pediu o coronel Nonato.

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE