Soldados das Forças Armadas ocupam toda a fronteira do Brasil com 10 países
TRÂNSITO AO VIVO
WhatsApp: 71 9206-5826
domingo, 23 de novembro de 2014
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Segurança

Soldados das Forças Armadas ocupam toda a fronteira do Brasil com 10 países

Publicada em 19/05/2013 07:49:52
Foto: Ministério da Defesa
Os soldados integram a Operação Ágata 7
Os soldados integram a Operação Ágata 7

As Forças Armadas iniciaram nesse sábado (18/5) a Operação Ágata 7 em toda extensão da fronteira brasileira com dez países sul-americanos. Ao todo 25 mil militares e agentes das polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e de agências governamentais participam desta edição, considerada pelo ministério, a maior mobilização realizada pelo governo brasileiro no combate aos ilícitos entre o Oiapoque (AP) e o Chuí (RS).

De acordo com o Ministério da Defesa, antes de a operação ser deflagrada, “o governo manteve contatos com os países vizinhos para o repasse de informações sobre o emprego do aparato militar”.

A Ágata integra o Plano Estratégico de Fronteiras (PEF) sob a coordenação do Ministério da Defesa e comando do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). A execução cabe à Marinha, ao Exército e à Força Aérea Brasileira (FAB).

Ainda segundo a Defesa, durante a mobilização militares estarão atentos aos principais crimes transfronteiriços como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração e garimpo ilegais.

Ao longo de toda a fronteira terrestre, as tropas contarão com os centros montados nos Comandos Militares da Amazônia (CMA), em Manaus; do Oeste (CMO), em Campo Grande; e do Sul (CMS), em Porto Alegre.

Em quase dois anos já foram realizadas seis edições da Operação Ágata em uma faixa de fronteira que compreende 27% do território nacional onde estão 710 municípios, sendo 122 cidades limítrofes e 588 não limítrofes.

A fronteira tem 16.886 quilômetros de extensão, sendo 7.363 quilômetros de linha seca e 9.523 quilômetros de rio, lagos e canais. São 23.415 quilômetros de rodovias federais.

Os estados de fronteira são:
-- Amapá
-- Pará
-- Roraima
-- Amazonas
-- Acre
-- Rondônia
-- Mato Grosso
-- Mato Grosso do Sul
-- Paraná
-- Santa Catarina
-- Rio Grande do Sul

Os países vizinhos são:
-- Guiana Francesa
-- Guiana
-- Suriname
-- Venezuela
-- Colômbia
-- Bolívia
-- Peru
-- Paraguai
-- Argentina
-- Uruguai

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CAPA DE HOJE
PUBLICIDADE