Salvador sedia a Exporural
TRÂNSITO AO VIVO
WhatsApp: 71 9206-5826
domingo, 21 de dezembro de 2014
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Cidade

Salvador sedia a Exporural

por
Amanda Sant?ana
Publicada em 10/08/2013 03:54:00

A partir deste sábado (10/8), o Parque de Exposições de Salvador sediará a 14a edição da Exporural. Durante os nove dias, a feira contará com uma série de leilões, julgamento de animais, concurso leiteiro, mostra de cadeias produtivas (carne e leite), feira de artesanato do Instituto Mauá com apresentação de grupos de chorinho nos fins de tarde, provas equestres, além de stands de empresas relacionadas ao setor agropecuário, praça de alimentação com culinária regional e opções de lazer para as crianças, como parques de diversões e passeios de pôneis e charretes.

A feira agropecuária, considerada uma das mais importantes do norte-nordeste, ganha novo formato este ano e passa a ser chamada de Exporural – Semana Baiana de Bovinos, com atrativos específicos ao tema. Representada pela Associação Baiana dos Criadores de Nelore (ABCN), em parceria com Central das Exposições e a Secretaria de Agricultura da Bahia, a feira irá expor mais de 4 mil animais, entre bovinos, equinos, caprinos, ovinos e pequenos animais. O evento pretende movimentar, aproximadamente, R$ 40 milhões em negócios.

Entre os atrativos, as arenas da 14a edição da  Exporural  receberão nove  leilões,  envolvendo bovinos Nelore, Gir e Girolando, cavalos Mangalarga Marchador e Quarto de Milha, além de ovinos Santa Inês e Dorper, com um público estimado de quase  350 compradores em cada um deles. A previsão de movimentação financeira é de R$ 12 milhões com a venda desses animais.

Abrindo um espaço para os caprinos e ovinos, a feira agropecuária realizará a 3aetapa do Programa de Melhoramento Genético dos Rebanhos de Caprinos e Ovinos da Bahia (Pró-Berro). O programa será promovido pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), em parceria com o Governo do Estado, com o objetivo de financiar, até 2016, a aquisição de 10 mil reprodutores geneticamente melhorados e com o intuito de aprimorar a qualidade dos rebanhos baianos.

“Com o Pró-Berro, o produtor rural tem a certeza de estar adquirindo reprodutores de qualidade, com registro genealógico e genética superior”, afirma o diretor de eventos da ACCOBA, Anderson Pedreira. Segundo ele, o programa, lançado no ano passado, contribui com o aprimoramento do rebanho caprino e ovino comercial, a partir da realização de mecanismos que aumentam a produção, produtividade e a renda do pequeno e médio produtor rural (gerando emprego e renda).

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE