Chances de o Vitória disputar a Libertadores em 2014 são baixas
TRÂNSITO AO VIVO
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Esportes

Chances de o Vitória disputar a Libertadores em 2014 são baixas

Publicada em 19/11/2013 05:50:51

“Difícil, mas não impossível”. Esta será a bandeira do Vitória na disputa dos três últimos jogos da Série A do Campeonato Brasileiro, para manter vivo o sonho do G-4 e de uma vaga brasileira na Copa Libertadores de 2014. Mas as chances do Rubro-negro baiano são muito pequenas, apenas 6% de probabilidades de terminar a competição entre os quatro melhores colocados.

A situação é tão difícil, que o Vitória pode até terminar o Campeonato Brasileiro no G-4, em 4º lugar, e ainda assim não ganhar uma vaga brasileira para a Copa Libertadores. Vai depender das finais da Copa do Brasil, entre Flamengo e Atlético do Paraná, e da participação de São Paulo e Ponte Preta na disputa do título da Copa Sul-Americana.

É que pelo Regulamento da Conmebol, as vagas brasileiras para 2014 são do Atlético Mineiro, atual campeão, o campeão da Copa do Brasil e mais o campeão brasileiro, vice, 3º e 4º colocados de 2013. Mas se o título da Copa Sul-Americana de 2013 for de um clube do Brasil, São Paulo ou Ponte Preta, que estão nas semifinais, a 4ª vaga da Série A será do campeão.

Além disso, após o encerramento da 35ª Rodada, o Vitória, 6º colocado com 54 pontos, já não depende apenas de si mesmo para chegar no G-4 da Série A. Ou seja: tem que vencer seus três últimos jogos contra Criciúma, sábado em Santa Catarina, Flamengo, dia 1º de dezembro no Barradão, e Atlético Mineiro, dia oito de dezembro, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, para chegar aos 63 pontos ganhos, e torcer por tropeços dos quatro primeiros colocados – tirando o campeão Cruzeiro – Grêmio, Goiás, Atlético do Paraná e Botafogo.

Mas, existe ainda outra possibilidade para o Vitória disputar a Taça Libertadores de 2014, mesmo chegando em 5º lugar no final do Campeonato Brasileiro: torcer para que o Atlético do Paraná, atual 4º colocado, seja o campeão da Copa do Brasil, e que São Paulo ou Ponte Preta não seja um dos campeões da Copa Sul-Americana. Nesta hipótese, as vagas brasileiras ficarão com o Atlético Mineiro, atual campeão, Atlético Paranaense, campeão da Copa do Brasil, e mais Cruzeiro, campeão da Série A, e pela atual classificação, Grêmio, vice, Goiás, 3º colocado e Botafogo, 5º colocado, porque pelo quadro atual, o 4º colocado, o Atlético, virtual campeão da Copa do Brasil, já estaria classificado para a competição da Conmebol.

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CAPA DE HOJE
PUBLICIDADE