TRÂNSITO AO VIVO
domingo, 28 de maio de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Entretenimento

Carlinhos Brown revela como vai esquentar o verão baiano em 2014

O cacique do Candeal apresentou seu mais novo evento cultural, o espetáculo cênico-musical Pérolas Mistas

por
Valéria Ibalo
Publicada em 10/01/2014 07:55:06

Em clima de descontração, o cacique Carlinhos Brown  apresentou à imprensa, na manhã dessa quinta-feira (9/1), seus projetos de verão para 2014. Além do Sarau  du Brown e Enxaguada  du Bonfim, eventos já tradicionais, Carlinhos revelou uma novidade:  o conceito de seu mais novo evento cultural, o concerto Pérolas Mistas.

Pois é, o Museu du Ritmo continua inovando e fazendo valer a ideia de conceber eventos culturais de qualidade em nossa cidade,  conseguindo juntar público, criador e convidados, para vivenciarem momentos únicos. “Todos os artistas baianos são assim, precisam de uma injeção de incentivo, pois criatividade não nos falta. Somos muito criativos”, começou Brown.

Ele ainda comentou que o segmento afro já está preparado há séculos, já que tudo que era necessário, já foi feito, basta agora, ter espaço. “Sobre o Afródromo, que muitos falam, acredito que quem quer ver, vai estar na rua pra ver, mas quem não quer ou quem não gosta, acho que tem o direito de se retirar”, disse Brown.

Mas a convocação era para contar as novidades de 2014 e ele contou. Um mosaico cultural reunindo várias expressões artísticas, como música, dança, teatro, artes visuais, moda, audiovisual, além de convidados especiais, sob a batuta de Carlinhos Brown. Este é o conceito do Sarau du Brown, que acontece a partir deste domingo (12), em seu sétimo ano.

Serão cinco edições, que acontecem nos dias 12 e 26 de janeiro, 09 e 23 de fevereiro e 08 de março de 2014. Esta composição multifacetada presente no Sarau representa muito bem a carreira do Cacique do Candeal. “Sua sensibilidade, seu olhar, sua maneira de pensar são multifacetadas”, explica Gualter Pupo, que assina a direção artística do evento. 

Uma das novidades, este ano, é a participação do grupo Giramundo, que se junta à trupe de Brown, acrescentando uma nova linguagem ao espetáculo. Para abrir o evento, a música dos antigos carnavais, com a banda Lateral Elétrica, revisitando o repertório tradicional da festa de Momo. A cantora Amanda Santiago também apresenta seu projeto “Brasilady” em show especial para o Sarau. A participação da banda Didá com seu samba reggae também está garantida. 

Música erudita, dança de rua, moda e performances artísticas permeiam todo o espetáculo, que chega a durar 5h. No dia 12, os convidados são os cantores Lucy Alves (finalista do programa The Voice Brasil), Daniel e Guilherme Arantes. 

A Enxaguada du Bonfim celebra o samba em sua sétima edição. A festa acontece no dia da tradicional Lavagem do Bonfim, 16 de janeiro, às 14h, no Museu du Ritmo. O anfitrião Carlinhos Brown este ano recebe os cantores Mariene de Castro, Belo e Nelson Rufino.  

Um arrastão com a tradição do samba urbano recebe o público sob o comando do cantor Lobo Mau. Figurino especial e repertório comemorativo celebram os 40 anos da tradição do samba junino, que tem suas raízes na cultura negra, a partir da influência do samba de Angola e de ritmos como o maxixe, o lundu e a umbigada. A tradicional procissão puxada por Brown também garante reverência ao santo homenageado. 

Pérolas Mistas

O Afródromo Pré-Avenida apresenta o concerto Pérolas Mistas, um espetáculo cênico-musical, composto por momentos distintos, onde a música de terreiro e o samba exaltação fortalecem e demonstram a relevância da percussão da Bahia. Os eventos acontecem nos dias 31 de janeiro, 7, 14 e 21 de fevereiro (sextas-feiras), às 20h.

Nas quatro edições,  Brown  se  junta  a  Quésia  Luz,  Lazzo,  Orquestra  de  Câmara  de Salvador e um trio de Alabês, para reverenciar a música ancestral. No repertório, pontos de candomblé, clássicos da música afro-baiana e mundial. A regência é do maestro Angelo Rafael.  

Algumas das principais entidades afros da Bahia também participam do concerto. Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Malê Debalê e Muzenza estarão presentes em diferentes edições, levando seus repertórios de samba reggae, ijexás e afoxés. 

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE