TRÂNSITO AO VIVO
domingo, 23 de abril de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Cidade

Suíço ensina crianças em Salvador a fabricar violinos a partir do PVC

O projeto oferece uma solução sustentável para o desenvolvimento social e cultural

Publicada em 28/07/2014 10:34:29
Foto: Matheus Pirajá
Os instrumentos fabricados, violinos e violas, em PVC, oferecem vantagens
Os instrumentos fabricados, violinos e violas, em PVC, oferecem vantagens

O luthier suíço André-Marc Huwyler está em Salvador até o dia 3 de agosto para ensinar jovens baianos a fabricar instrumentos sinfônicos com plástico PVC.

O convite partiu do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) para o projeto “Orquestra Plástica do Neojiba – Formação Musical para a Sustentabilidade”. 

O ponto de partida foi a experiência do jovem Natan Paes, maestro da Filarmônica Filhos do Oeste, da cidade de Angical, no extremo oeste baiano, a 840 km de Salvador. Ele produzia desde 2006 – de forma artesanal – instrumentos musicais a partir de canos de PVC para suprir a carência de instrumentos para seus alunos.

A partir dessa experiência verificou-se a oportunidade de desenvolvimento, melhoria e expansão dessa técnica. Após mais de um ano de pesquisa no Atelier de Lutheria do NEOJIBA sob a coordenação de André-Marc Huwyler, chegou-se à possibilidade de produção, através de um processo artesanal e com material de fácil acesso.

Exemplo disso foi um violino construído com as mesmas proporções dos instrumentos tradicionais de madeira, tornando-os mais acessíveis. Esta tecnologia está em desenvolvimento e a produção em pequena escala tem o objetivo de aprimorar as pesquisas e os estudos de viabilidade técnica e financeira.

Os instrumentos fabricados, violinos e violas, em PVC, oferecem vantagens como: resistência à umidade, maior resistência contra impactos e quedas, ter fácil manutenção e representar uma alternativa de geração de renda para jovens luthiers baianos.

A sonoridade dos instrumentos é similar aos de madeira, sendo o uso principal dos equipamentos plásticos a iniciação musical.

O PVC (policloreto de vinila) é o termoplástico mais utilizado na construção civil e está presente em todas as etapas da obra: tubos, conexões, perfis, fios, cabos, acabamentos e revestimentos.

Do volume de resina produzido, 60% do total são destinados a atender ao setor da construção civil e infraestrutura.

A maioria dos produtos fabricados em PVC dura em média mais de 50 anos, o que demonstra a vida útil do material e contribui para seu avanço na construção civil.

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE