TRÂNSITO AO VIVO
quarta-feira, 24 de maio de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Cidade / Saúde

Hospital Martagão Gesteira faz 50 anos e parceria com a ONU

por
Chayenne Guerreiro
Publicada em 18/03/2015 07:46:07
Foto: Francisco Galvão

Atendendo cerca de 500 crianças diariamente, o Hospital da Criança Martagão Gesteira comemorou ontem (17), 50 anos de fundação. A data foi marcada com assinatura de um Memorando de Entendimentos (MOU) entre a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, mantenedora do Martagão, e o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, da ONU.

O objetivo é criar entre as duas instituições um marco de cooperação e facilitar a colaboração entre as partes, com base na promoção e desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.  “Estamos acompanhando a comemoração dos 50 anos do hospital, que vem contribuindo para melhorar a condição de vida da população da Bahia e ao mesmo tempo, queremos estabelecer uma parceria de longo prazo com a instituição, justamente parar apoiar os esforços que tem feito. A ONU vai disponibilizar sua rede mundial para promover a troca de experiências além de criar projetos, em conjunto, para tentar mobilizar recursos de outras partes e promover os louros do hospital a nível mundial,” contou o Coordenador Residente dos Sistemas das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek.

Fundado em 1965, o Martagão Gesteira foi a primeira instituição pediátrica do Norte-Nordeste, e há 48 anos atende crianças e adolescentes de todo o Estado baiano. Único exclusivamente pediátrico de Salvador e região metropolitana, a instituição é referência no atendimento às mais diversas especialidades pediátricas. De acordo com o presidente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (mantenedora do Martagão), Durval Olivieri, os 50 anos do hospital representam os planos para o futuro. “É um milagre baiano que o Martagão Gesteira permaneça funcionando, por que não só está vivo o hospital, como a ideia do seu fundador, Álvaro Bahia, de ser um local de ensino, que continua sendo praticada. Normalmente se comemora aniversário fazendo festa, nós estamos comemorando com um contrato\convênio com a ONU, para estudar, planejar e projetar, a ampliação do nosso hospital. Teremos uma passagem de verbas para fazer o estudo de viabilidade e o projeto arquitetônico da ampliação do prédio atual e talvez, a construção de um segundo prédio,” garantiu.

Para os 50 anos, o hospital criança tem como meta a duplicação da unidade de saúde, criação de uma creche escola e ampliação dos leitos de UTI. “O grande sonho da nossa equipe é a duplicação da unidade, construção de outro prédio com equipamentos mais modernos, um sistema de logística melhor, e um aumento da oferta para atingir uma escala de melhor produtividade”, revelou o presidente da Liga, Durval Olivieri.

Doações
“O Coração de toda a Bahia bate aqui”, é com esse slogan que o Martagão Gesteira homenageia o cinquentenário do hospital. “A idéia é que as pessoas entendam que o hospital é de todos nós, de toda a Bahia”, disse Olivieri.  A renomada cantora Maria Bethânia é a madrinha da campanha. Uma programação especial, que incluirá leilões de arte, feiras de artesanato e eventos científicos, além de um jantar de gala beneficente, visando arrecadar fundos, fará parte da comemoração. 

“A Campanha mostra que o hospital pertence a todos os cidadãos. O Martagão não pode depender apenas de recursos governamentais, não podemos ter interrupções financeiras. Hoje temos conseguido captar pequenas e médias doações, que variam de R$5 a R$ 100 reais da própria população baiana. As pessoas precisam ficar cientes que podem ajudar ao hospital. Para doar é só entrar em contato com 3032-3700, ou entrar no site www.martagao gesteira.org.br 

No ano passado, a campanha para contribuições voluntarias e doações financeiras, contou com Saulo Fernandes. Este ano Maria Bethania emprestará sua imagem e tradição em prol do hospital. A artista também completa 50 anos de carreira. 

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE