TRÂNSITO AO VIVO
domingo, 28 de maio de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Raio Laser

Coluna do dia 25/06/2015

Publicada em 25/06/2015 06:32:59

Abalo
O clima foi de abalo ontem nos meios governistas, apesar de o estado estar em pleno São João, por causa da notícia de que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu um processo contra o conselheiro Mário Negromonte, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

O caso foi encaminhado pelo Ministério Público Federal ao ministro Luis Felipe Salomão, relator da Lava Jato no STJ.

Negromonte já é alvo de outro inquérito no Supremo Tribunal Federal por suposto envolvimento do esquema que desviou recursos da Petrobras.

Embora ele tenha prerrogativa de foro no STJ, por ocupar um cargo no Tribunal de Contas, o Ministério Público decidiu manter parte das investigações na Suprema Corte, já que o caso está ligado a outros investigados.

Jovens
Com a finalidade de beneficiar jovens entre 16 e 18 anos com contrato de trabalho mais abrangente, o deputado federal Paulo Magalhães (PSD) apresentou um projeto de lei na Câmara dos Deputados, na tentativa de permitir aos contemplados mais desenvolvimento da sua capacidade produtiva.

Investimentos
Não passaram despercebidos os elogios dirigidos pelo governador Rui Costa (PT) à capacidade dos trabalhadores baianos durante a inauguração do Complexo Acrílico da Basf, recentemente, no Polo Industrial de Camaçari.

“Um dos principais fatores para atrair investimentos para a Bahia é a determinação e a capacidade dos nossos trabalhadores”, destacou.

Reforma política
O Senado instalou anteontem uma comissão de 27 senadores que vai conduzir as discussões sobre a reforma política.

Membro do colegiado, o senador Walter Pinheiro (PT) defendeu que seja produzida uma reforma incisiva, que permita a reestruturação dos partidos e um novo modelo eleitoral.

“Partidos sem voto e sem diretórios não podem ter acesso ao fundo partidário e ao tempo de TV, por exemplo. É preciso também tratar da fidelidade programática. A Comissão não pode deixar de propor um modelo eleitoral, tratando de temas como o fim da reeleição, eleições gerais, fim das coligações e a construção de um modelo de financiamento”, afirmou.

Propostas
Segundo Pinheiro, na próxima semana o relator vai apresentar uma lista de propostas que tramitam na casa para a comissão analisar e debater a construção de uma efetiva reforma com temas importantes.

“A ideia é focar, escolher pontos incidentes e até coincidentes com a câmara, mas a gente está preferindo até fazer esta primeira leitura para aprovar coisas que tenham verdadeiramente impacto na questão da reforma política”, disse.

Pinheiro é autor da PEC 35/2014, que propõe o fim da reeleição, mandato de cinco anos para chefes do Executivo e parlamentares, restrição de acesso ao Fundo Partidário e ao tempo de rádio e TV, e o estabelecimento de regras de transição.

São João
O governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama Aline Peixoto e da filha Marina, prestigiaram ontem a festa de São João em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Ao avistar a multidão, de quase 30 mil pessoas na Praça João Martins, afirmou estar impressionado com a festa em Paripe.

“Vim especialmente para desejar um São João de paz neste último dia. Quero parabenizar a Bahiatursa e toda a equipe que produziu o evento e já aviso para que se preparem, pois no ano que vem tem mais, quero uma festa maior e melhor”.

Continuação
Rui Costa também já esteve no Pelourinho.

“O Carnaval acontece em algumas cidades, e o São João é realizado em praticamente todas as cidades do interior do Brasil. Na Bahia, mesmo com todas as dificuldades, nós conseguimos realizar grandes eventos, em Irecê, Porto Seguro, Amargosa, as cidades lotadas. É uma festa bonita, e esperamos produzir melhor e atrair mais gente no ano que vem”.

Inibidores I
A Câmara dos Deputados rejeitou na terça o recurso que impedia a tramitação do projeto de lei 2431, que trata da liberação da venda dos inibidores de apetite.

O projeto já foi aprovado em todas as comissões de forma conclusiva e segue direto para apreciação no Senado.

A decisão foi comemorada pelo líder do PTN, deputado federal Bacelar, um dos defensores da comercialização dos medicamentos.

Inibidores II
“A Associação Brasileira de Nutrologia e o Conselho Federal de Medicina também são favoráveis ao uso do inibidor de apetite, que, em muitos casos, é a única alternativa para o tratamento da obesidade. Por ser considerada uma doença compulsiva, a obesidade tem o agravante de nem sempre ser tratada com exercícios e uma alimentação mais equilibrada. Além disso, tira a autonomia do médico na hora de escolher o tratamento mais adequado e aumenta a compra de medicamentos no mercado paralelo", afirmou.

Endemias
Os agentes comunitários de saúde e combate às endemias tiveram uma vitória nessa semana marcada por festejos juninos.

Foi publicado no Diário Oficial da União o decreto que regulamenta o piso salarial da categoria.

Quem comemorou a notícia na Bahia foi o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa.

“Vitória dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias de todo Brasil! Vitória da saúde pública e da saúde básica”, afirmou o petista, que diz acompanhar a luta dos agentes há mais de 20 anos, antes mesmo entrar na carreira política, quando ainda exercia a função de advogado.

Emplacamento
O plenário da Câmara Federal aprovou o relatório do deputado José Carlos Aleluia (DEM), da comissão mista para a Medida Provisória 673/15, que dispensa de licenciamento e de emplacamento máquinas agrícolas (tratores, colheitadeiras, retroescavadeiras e pulverizadores).

A regularização das máquinas agrícolas era uma reivindicação antiga de produtores rurais, que temiam um custo adicional com a necessidade de emplacamento das máquinas.

Na avaliação do democrata, não se deve cobrar nenhuma taxa ou imposto desses equipamentos que contribuem com o agronegócio, que é o setor mais competitivo do país.

Fundac
Presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de Salvador, o vereador Hilton Coelho (PSOL) recebeu denúncias de que as condições de trabalho dos servidores e as condições de saúde dos internos da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) não são as necessárias e causam preocupação.

A Fundac é o órgão responsável pela execução da política de atendimento ao adolescente envolvido em ato infracional e em cumprimento das medidas socioeducativas de semiliberdade e internação.

Denúncias

“As denúncias que recebemos dão conta que já há seis casos de internos com suspeita de leptospirose na Case-Salvador, em Tancredo Neves. Os adolescentes e os funcionários devem ser respeitados e exigimos providências da Fundac e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Quem lá está deve ser amparado e protegido pelo governo. Aguardam decisão judicial em regime de internação provisória e cumprem a medida socioeducativa de internação. A Fundac não deve ser um depósito de adolescentes. A tensão é tanta que pode até mesmo gerar uma rebelião, segundo relato que recebemos”, afirma Hilton Coelho.

Candidato
O pré-lançamento do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) como candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista, em 2016, não é ponto pacífico nem entre seus correligionários, mas ele continua garantindo que é candidato de qualquer jeito, já tendo, inclusive, montado uma boa base de apoio para poder concorrer com absoluta competitividade.

Prisão
O deputado estadual Marcell Moraes (PV) comemorou a decisão da justiça de São Paulo, que condenou pela primeira vez à prisão uma mulher por maltratar e matar pelo menos 37 animais, há três anos, na capital paulista.

Em casos anteriores, semelhantes a esse, as penas aplicadas foram mais leves, como prestação de serviços comunitários e multas.

Dalva Lina da Silva foi condenada a mais de 12 anos de detenção pelos crimes de maus-tratos e morte dos 37 animais.

Exposição
A exposição “Dois de Julho - A Independência do Brasil na Bahia”, que registra a participação da Bahia na luta pela emancipação política do Brasil, estará aberta para visitação na Câmara dos Deputados até o dia 12 de agosto.

A exposição foi proposta pela deputada Alice Portugal, quando ela presidia a Comissão de Cultura da Câmara, no ano passado.

A mostra apresenta imagens e documentos que retratam os fatos históricos da independência do país omitidos pela história oficial e que registram a participação da Bahia na luta pela emancipação política do Brasil, sendo que a Bahia foi o principal palco das guerras da independência e onde o conflito durou mais tempo.

Ácido
Sempre ácido em seus comentários no Twitter, o cacique do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, provocou os petistas baianos ontem.

“E o que pensam os petistas baianos, tão eloquentes quando os críticos, sobre o Lula dizer que o PT é o partido da boquinha? Estão tão caladinhos!”, cutucou.

O mais disputado
O Arraiá das Caraíbas, em Irecê, foi apontado esse ano, nos quatro cantos da Bahia, como um dos mais requisitados (e badalados) de todo o estado.

Encerrado na última terça-feira, dia 23, o festejo junino da cidade completará 30 dias de festividade.

Ontem mesmo, o prefeito Luizinho Sobral, acompanhado de equipe técnica e de representantes das Polícias Civil e Militar, vistoriou a área onde será montada a estrutura do São Pedro da Boa Vista, que termina próximo final de semana e contará com atrações como o forrozeiro Flávio José e a banda Matruz com Leite.

Recordes
Luizinho Sobral aproveitou para parabenizar a população do município pela hospitalidade e agradeceu aos visitantes “pela conduta respeitosa, ordeira e civilizada” durante o período junino.

Segundo o prefeito, este ano Irecê bateu todos os recordes de público nos eventos juninos.

“Além disso, desde o início do mês, não há vagas na rede hoteleira, as empresas de transporte rodoviário tiveram que ampliar o número de ônibus com destino à cidade e o movimento em todo o comércio foi o maior nos últimos 30 anos”, enumerou.

Desafio
O governador Rui Costa ficou muito feliz com os elogios à organização do São João da Bahia, que contou com festas em Salvador (Pelourinho e Paripe), além do apoio a mais de 100 cidades do interior baiano.

No entanto, mal terminaram os festejos desse ano, o dirigente do órgão de turismo já começou a planejar a festa do próximo ano.

Segundo o próprio governador, em 2016, a festa será ainda “maior e melhor”.

Diogo recebeu elogios também de baianos e turistas que lotaram as praças, seja pela organização dos eventos, seja pela qualidade das atrações disponibilizadas gratuitamente para a população.

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE