TRÂNSITO AO VIVO
sexta-feira, 24 de março de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Veículos

10 conselhos de um corretor para economizar no seguro do veículo

Todo mundo quer ter um carro e pagar pouco para conseguir mantê-lo

Publicada em 16/05/2016 14:59:42
Foto: Shira Gal/Flickr/Creative Commons
É na hora de um acidente que se verifica a qualidade do seguro
É na hora de um acidente que se verifica a qualidade do seguro

Economizar no seguro auto pode ser fácil desde que se tenham as orientações corretas. O corretor de seguro auto João Nogueira diz que é comum ser procurado para fazer um seguro de veículo, mas sempre com o mesmo pedido: "Dê um jeitinho para ficar mais barato".

Todo mundo quer ter um carro e pagar pouco para conseguir mantê-lo, mas dependendo dos pedidos fica quase que impossível conseguir o valor que o cliente quer 

Por isso separou 10 dicas para quem deseja economizar no seguro auto. 

1 - Saiba escolher o corretor certo
A primeira coisa é verificar se ele é credenciado junto à SUSEP. Caso não seja, fuja dele, pois com certeza só te colocará em enrascadas.

Veja também se o profissional está interessado no que você precisa. Alguns ficam te empurrando um monte de cobertura que você nunca irá usar.

Não se esqueça de se certificar que ele sabe bem o que está te oferecendo e se te passou todas as informações Se ficar com alguma dúvida, pergunte sempre, mesmo que isso seja com bastante frequência. Nada de ter vergonha de perguntar.

É lógico que não vale abusar, mas se o corretor acha ruim quando você pergunta, já mostra o quanto ruim ele poderá ser sempre que precisar de ajuda com seu seguro.

2 - Faça diversas simulações
É importante pesquisar em mais de uma seguradora qual o preço do seguro para que o seu veículo fique protegido. Dessa forma poderá verificar qual é a mais vantajosa sem que o seu bolso seja prejudicado e possa economizar no seguro auto.

Uma dica é solicitar a cotação online, pois assim você economiza tempo e não precisa de deslocar indo em diversos locais ou perdendo horas pendurado no telefone, afinal, ninguém gosta de ficar ouvindo da atendente "só mais um momento" 500 vezes 

3 - Saiba escolher suas coberturas
Você sabe por que está contratando um seguro auto? É para proteger o seu carro, ok? Mas do quê?

No geral, as pessoas se preocupam com roubo e furto e não querem ter um prejuízo nesses casos, por isso coberturas que contemplem esses itens são fundamentais, tanto que fazem parte de qualquer seguro auto 

Já as outras coberturas podem fazer parte de um pacote mais completo ou entrarem como adicionais. Coberturas contra colisões ou danos a terceiros eu considero importante porque em um momento de distração pode acabar acontecendo uma batida e ninguém vai querer pagar pelo conserto do seu carro e do outro envolvido.

Já as demais devem ser verificadas com atenção, proteção para vidros e lanternas podem ser necessárias para quem sempre dá aquela batidinha nas pilastras e acaba quebrando a lanterna. 

Cobertura contra desastres naturais é indicada para quem mora ou está sempre em áreas de enchentes, afinal, você não vai gostar de ver seu carro boiando e ainda ter que pagar por isso.

Analise cada cobertura individualmente e contrate apenas as que precisa, pois assim não desembolsa um dinheiro sem precisar.

Se ainda tem dúvida sobre o tipo de seguro melhor para você, ouça os conselhos do corretor para economizar no seguro auto, lógico, mas faça esse quiz que ajuda a escolher o seguro ideal porque assim você já pode ter 100% de certeza que está fazendo a melhor escolha.

4 - Preencha o formulário sem preguiça
Na hora de preencher o formulário, muitas pessoas voltam a ser criança e fazem como se fosse uma prova na escola para qual não estudaram nada. Assinalam qualquer resposta e querem terminar logo. Só queria te lembrar que isso já passou e que agora tem mais de 18 anos, então nada de preguiça se quiser economizar no seguro auto 

Informe quem dirige o carro, o local onde ele fica estacionado, a quilometragem média rodada e as outras informações podem te ajudar a diminuir o valor do seguro.

5 - Seja um bom motorista
Ter poucas multas e envolvimento em acidentes significa que você tem menor risco de precisar do seguro. Então, aproveite e conte isso para o seu corretor a fim de economizar no seguro auto. Dessa forma é possível usar o seu bom histórico para conseguir o que quer.

6 - Pense com cuidado na franquia
A franquia é aquele valor que o segurado deve pagar em caso de sinistro e, quanto maior ela for, menor o valor do seguro. Aí sempre vem um espertinho pensando que colocar a franquia bem alta só trará benefícios porque o valor do seguro será menor. 

Isso é verdade, desde que não se sofra nenhum sinistro, pois senão terá que pagar o valor de uma única vez e isso sim pode pesar no seu orçamento. Então busque o equilíbrio entre o valor do seguro e da franquia.

7 - Tenha um rastreador
A verdade é que carros com rastreadores têm uma maior chance de ser encontrados em casos de roubo e furto, ultrapassando os 90%. Então, se colocar um rastreador no seu carro, diminuirá os riscos que ele corre e seu seguro terá uma boa redução no preço.

Se ainda tem alguma dúvida se vale a pena ou é daqueles que pensa se é melhor ter um outro, olha só esse vídeo e depois me fale o que achou:

8 - Não perca tempo se quiser economizar no seguro auto
O brasileiro tem mania de deixar tudo para última hora e ainda não entendi muito bem o porquê. Mas ao fazer isso, já aviso que não terá tempo de pesquisar direito e nem negociar com o corretor o melhor preço.

O ideal é pesquisar antes mesmo de comprar um carro ou meses antes de seu seguro vencer, pois assim poderá fazer as comparações com calma. Mas, se mesmo assim você é o tipo de pessoa que tem que enrolar o máximo que puder, faça de conta que a "última hora" é pelo menos um mês antes do seu prazo final e pesquise bastante antes de contratar ou renovar o seguro.

9 - Case-se!
Você pode até estar achando que isso não é o tipo de conselho que um corretor deveria dar para você economizar no seguro auto, mas é isso mesmo que você leu 

Motoristas casados tendem a se envolver menos em acidentes por serem considerados mais responsáveis e por isso o valor do seguro auto diminui.

Então, se você já mora junto ou pensa em casar logo, que tal oficializar essa união, nem que seja ao menos no papel? Você pode deixar até a festa para depois, pois com o seguro mais em conta sobrará mais dinheiro.

10 - Saiba negociar
Você pode até falar que quem tem que saber negociar é o corretor porque ele que quer vender o seguro, mas se você for esperto pode virar o jogo a seu favor. 

Porém, se recusar a proposta inicial e solicitar uma nova cotação ou buscar negociar os valores é possível conseguir um preço melhor, afinal, eu não vou querer perder a comissão inteira por um desconto.

Uma boa dica nesse caso é fazer uma proposta para pagamento à vista ou em um menor número de parcelas, pois assim o preço pode cair bastante. Quanto mais negociar, mais barato vai conseguir o seu seguro .

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE