TRÂNSITO AO VIVO
terça-feira, 30 de maio de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Raio Laser

Coluna do dia 09/07/2016

Publicada em 09/07/2016 07:40:15

Até agora 

Uma semana depois do Dois de Julho, o cortejo cívico-político em que os mandatários baianos aproveitam para dar as caras e se mostrar à população, as oposições ao prefeito ACM Neto (DEM) ainda não conseguiram acertar o passo para definir um candidato de unidade ou pelo menos uma estratégia comum para enfrentá-lo nas urnas. Isso significa que o democrata continua jogando solto, apesar do apelo de lideranças como o ex-governador e ex-ministro Jaques Wagner (PT), para quem era a hora de o PT dar o exemplo e ajudar na construção de uma candidatura de unidade das oposições, depois de ter lançado nas últimas eleições municipais em Salvador candidatos em torno dos quais construiu apoio. 

Tá explicado

As investigações em torno da Lei Rouanet continuam dando o que falar e - o que é pior que isso - colocando no chão a reputação de muitos artistas que, não se sabia o motivo, continuavam emprestando apoio ao governo petista e defendendo-o, apesar das evidências de que foi daqueles que mais se lambuzaram com recursos públicos na história da República.

Estrada

O prefeito do município de Barra, Artur Silva Filho (PP), foi recebido em audiência pelo secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia. Também presentes na reunião, o vice-prefeito Trajano de Morais Neto (PP), o deputado estadual Antônio Henrique Júnior (PP), e os vereadores Neguinho do Sindicato e Nélson Ribeiro, ambos do PT.

Eleição na Câmara

Com a renúncia de Eduardo Cunha, o cenário político agora pega fogo com as novas eleições para a presidência da Câmara dos Deputados. As questões são políticas e colocam a antiga oposição em pé de guerra. Cunha tenta eleger sucessor com a ajuda de Michel Temer e os partidos da nova base governista também quererem a cadeira. A data da escolha do novo presidente da Câmara voltou a ser 14 de julho, diferentemente do que foi anunciado pelo Colégio de Líderes na quinta-feira. “Já tinha tomado a decisão de fazer na quinta e assim será”, reiterou o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA).

Rio Almada

A situação da Bacia Hidrográfica do Rio Almada, no sul do estado, será debatida nesta segunda (11), às 9h, no auditório da Torre Administrativa da Universidade Santa Cruz (UESC), em Ilhéus. O encontro será coordenado pelo presidente da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, deputado Marcelino Galo (PT). Responsável pelo abastecimento de água dos municípios de Coaraci, Itajuípe, Itabuna, Uruçuca e Almadina, a Bacia do Rio Almada encontra-se em estado crítico. Além da poluição e assoreamento, o rio sofre com a estiagem que atinge a região sul do estado. A Bacia é responsável, por exemplo, pelo abastecimento de água de 70% dos lares em Itabuna.

Mototaxistas

“Não vai atrasar”. Com esta frase, o líder do governo na Câmara de Salvador, Joceval Rodrigues (PPS), garantiu que, apesar da retirada do regime de urgência, o projeto de Lei que trata sobre a regulamentação dos mototaxistas, não vai sofrer atraso, tendo votação prevista para o mês de agosto. Joceval lembrou que a retirada do regime de urgência serve para amadurecer as discussões. “Agora, temos tempo para debater em torno da proposição, que é a criação do Sistema de Transporte Individual de Passageiros com uso de Motocicletas. Da forma como estava, iria acabar travando a pauta”, explica, tranquilizando a categoria.

Produto 

Durante o lançamento do Festival Internacional do Chocolate de Ilhéus, produtores e consumidores de chocolate mostraram que estão dispostos a consolidar o evento entre os mais importantes do calendário brasileiro de negócios, gastronomia e turismo. O festival acontece entre os dias 21 e 24 de julho, mas as atenções estão, desde já, voltadas para o Sul da Bahia. Os organizadores do evento anunciaram, durante o coquetel de lançamento realizado no Bataclan, no centro de Ilhéus, que este ano haverá mais de 50 expositores, sendo mais de 30 marcas de chocolates Premium do Sul da Bahia. 

Dose dupla

Além da eleição regulamentar do calendário determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 2 de outubro, o município de Ipirá terá uma disputa antes, em meados de agosto. Isso porque o prefeito Ademildo Almeida (PT), que faleceu no último dia 3, era vice na chapa que ganhou as eleições em 2012. A Lei Orgânica do Município prevê que haja uma nova eleição em 30 dias. Os novos prefeito e vice-prefeito eleitos deverão concluir o período restante dos mandatos de seus antecessores até 31 de dezembro. Em 1º de janeiro de 2017 assumirão os vitoriosos da eleição de outubro.

Quem sabe, sabe 

O artigo publicado pela Tribuna, na última quinta-feira, de autoria do escritor Joaci Góes e sob o título “A caixa preta do Judiciário”, mereceu do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto, o seguinte comentário: “Artigo antológico! Dos melhores que já li em toda a minha vida. Do começo ao fim, um tratado de sapiência e decência. Irretocável, enfim. Voltarei a ele”. 

Terceira via

As eleições municipais em Lauro de Freitas terão o PMDB, PSDC e PTC do mesmo lado para tentar construir uma terceira via e conquistar mais espaço para enfrentar o atual prefeito Márcio Paiva (PP) e ex-prefeita Moema Gramacho (PT). É por isso que na última quinta o pré-candidato do PMDB, Gustavo Ferraz, recebeu o apoio de Luiz Bacelar (PTC), que retirou a pré-candidatura para apoiar o projeto encabeçado pelo peemedebista.

Balanço 

Informações chegadas ontem de Brasília davam conta de que a classe política baiana, especialmente ela, balançou ante novidades que estariam sendo colhidas do acordo de delação premiada de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, e de executivos da Odebrecht. Pelo visto, muita informação vai circular a partir do que a Operação Lava Jato está coletando.

Golpe

“Não podemos eleger um presidente para fazer uma pizza. A Câmara Federal não é a pizzaria de Cunha”, afirma o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM). Segundo ele, a renúncia do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Casa faz parte de uma tentativa de golpe para salvá-lo da cassação do mandato. “Em paralelo a renúncia, Cunha entrou com recurso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), alegando que o processo de cassação de seu mandato estaria nulo, porque ele, Cunha, estava sendo julgado como presidente da Câmara e não como deputado. Isso não é verdade. É como deputado”, diz Aleluia.

Paralisando

A Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais tornou pública ontem a decisão dos membros da carreira de dar início ao estado de mobilização nacional no período compreendido entre 11 e 13 de julho, em razão da retirada da pauta da CCJ do Senado do PLC 32/2016, sobre o subsídio do defensor público-geral federal. A mobilização resultará na suspensão parcial das atividades dos defensores, suspensão do recebimento de autos e/ou intimações pessoais/virtuais da Justiça e realização de audiências.

Auxílio 

A renegociação das dívidas dos agropecuaristas baianos e nordestinos relativas às operações de crédito rural é classificada pelo deputado estadual Eduardo Salles como “vital” não apenas aos produtores, mas também à economia do Estado. “A agropecuária é o maior gerador de empregos no interior e as seguidas secas têm causado enormes prejuízos”, explica o parlamentar.  Para tentar resolver o problema, Eduardo Salles foi a Brasília participar de reunião com o senador Roberto Muniz, que se colocou à disposição para ser o representante no Senado dos interesses dos agricultores do Nordeste.

Espanhol

Foi aprovado essa semana um projeto de autoria do vereador Geraldo Júnior (SD) que considera de utilidade pública municipal o Centro Cultural e Recreativo Hispano-Galego, o Centro Espanhol. Para o vice-presidente da Câmara de Salvador, sua proposição colabora com o incentivo à prática de esportes aos alunos de escolas públicas. “Com a sanção do projeto, alunos de escola pública poderão fazer todas as modalidades esportivas oferecidas pelo clube. Dessa forma, conseguiremos incentivar a prática de esportes, que é de suma importância para a saúde, bem estar e lazer”, afirmou o vereador.

Fonte da Graça

O vereador Edvaldo Brito (PSD) solicitou ao prefeito ACM Neto, através de Projeto de Indicação, a recuperação da Fonte de Nossa Senhora da Graça, localizada na Praça Catarina Paraguaçu, no Vale do Canela. Trata-se da fonte mais antiga da capital baiana onde, acredita-se, a índia Catarina, esposa de Diogo Álvares Correia, o Caramuru, banhava-se há mais de quatro séculos, nos primeiros anos de existência da cidade do Salvador. A atual estrutura da fonte é de 1913 e foi recuperada pela última vez em 2007, pela Associação dos Moradores da Graça (Amograça) com apoio da prefeitura.

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE