TRÂNSITO AO VIVO
quinta-feira, 25 de maio de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Raio Laser

Coluna do dia 11/07/2016

Publicada em 11/07/2016 07:08:51

Discurso 
Determinada a se transformar na candidata da unidade das oposições à Prefeitura, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) tem dito em manifestações a militantes do partido e simpatizantes de sua candidatura que está preparada para enfrentar o prefeito ACM Neto (DEM), a quem chama de representante do “golpe” na capital baiana. Alice também acusa Neto de ter deixado “lacunas” enormes no campo social em Salvador. O discurso da deputada federal dá uma boa medida de como deverá se comportar na campanha municipal. O prefeito será naturalmente seu alvo. O tom, naturalmente, será dado pelos marqueteiros, mas o estilo mais radical de Alice deve marcar sua performance.

Climão
A menos de um mês para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Bahia também entrou na contagem regressiva para as partidas na Arena Fonte Nova, em Salvador, de 4 a 13 de agosto. A capital, que está no clima dos jogos desde a passagem da Tocha Olímpica, já se prepara para receber as seleções de futebol do Brasil, México, Fiji, Alemanha, Coreia, Japão, Suécia e Dinamarca.

Sucesso
Durante os jogos na capital, a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) utilizará 3.531 homens e mulheres, entre profissionais da Polícia Militar (2.635), Corpo de Bombeiros (518), Polícia Civil (215) e Departamento de Polícia Técnica (163). O coordenador das ações de segurança dos Jogos Olímpicos em Salvador, coronel PM Marcos Oliveira, disse que em relação à segurança pública, a intenção é reeditar o sucesso obtido, em 2014, durante a Copa do Mundo e, em 2013, na Copa das Confederações.

REDE 
Coordenador da Rede Sustentabilidade na Bahia e membro da executiva nacional, o advogado e professor Júlio Rocha diz que a legenda ainda não decidiu se lançará sua candidatura ou se apoiará algum candidato na disputa pela prefeitura de Salvador. “Vamos estar em mil cidades em todo o país. Salvador é uma das cidades mais importantes do país. Estamos discutindo seriamente se lançaremos candidatura própria ou se faremos um diálogo com outra força política que discuta com a gente um programa. A Rede questiona um propósito de desenvolvimento sustentável para a cidade”.

Alternativa
Júlio Rocha tem certeza de que a Rede não apoiará nem Lídice da Mata (PSB) nem Alice Portugal (PCdoB). “Em relação ao PT, essa decisão recente com o PSB é uma alternativa que não atrai a Rede. Queremos ser uma alternativa à atual administração e à proposta de chapas que apoiem o governo do Estado. Estamos trabalhando em outra linha divisória, que apresente uma terceira via para Salvador”.

Funasa
A Ordem dos Médicos do Brasil (OMB) anuncia apoio à indicação do ex-deputado estadual Heraldo Rocha para a superintendência da Funasa na Bahia. “Nós, da Ordem dos Médicos do Brasil, ficamos muito contentes com a possibilidade de Dr. Heraldo assumir a Funasa, pois se trata de um médico com larga experiência política e de excelente relacionamento com as entidades de saúde, além de ser bastante sensível às necessidades das populações carentes”, diz o presidente da OMB na Bahia, o cardiologista Leandro Serafim.

Moradores 
A líder do PT na Câmara de Salvador, Vânia Galvão, discutiu com moradores do Bairro da Liberdade sobre o papel das associações de moradores para o estimulo ao exercício da cidadania. “É preciso conscientizar, apoiar, mobilizar e estimular a participação cidadã através da organização comunitária”, ressaltou a líder. 

Tempo 
Em encontro com profissionais da imprensa na última semana, o pré-candidato a prefeito de Santo Antônio de Jesus, Everaldo Junior (PSDC), criticou a qualidade do cenário proposto por seus possíveis adversários, embora não tenha citado nomes. “Está todo mundo fora do tempo. Uma pré-candidatura começou há mais de um ano, ou melhor, há quatro anos; a outra ainda não entrou em campo. Tem os cargos, mas ninguém confia no que está vendo, ninguém acredita mais”, disse Everaldo.

Desafio
O pré-candidato destacou a importância do diálogo sadio e imparcial por parte da imprensa. “Esse modelo que a gente quer construir com os segmentos da sociedade nos dá muita tranquilidade para manter esta pré-candidatura e uma candidatura”. O encontro aconteceu no Parati Palace Hotel, centro de Santo Antônio de Jesus. Everaldo disse ainda que “um dos desafios é disputar a eleição sem a facilidade de quem está no poder”.

Pressão 
Popular com o voto a favor da cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética da Câmara, a deputada federal Tia Eron (PRB) está ameaçando se candidatar à Prefeitura caso ACM Neto (DEM) não aceite o ex-secretário João Roma, que pertence a seu partido, como candidato a vice em sua chapa. No Thomé de Souza, a informação é de que Neto se reúne com ela no dia de hoje.

Argumento
O argumento de Tia Eron para justificar a pressão sobre o prefeito ACM Neto: o PRB é hoje o maior partido da base do prefeito, seus deputados federais, incluindo ela, atingiram a marca de 140 mil votos em Salvador nas eleições de 2014, conta com tempo considerável de televisão, além de deter o controle de vários veículos de comunicação.

Coligações
A deputada federal do PRB não fala ainda abertamente do assunto, mas admite que seu partido pode lançar uma chapa própria à Câmara de Vereadores, o que, pelos cálculos da legenda, pode garantir a eleição de seus vereadores, além de outros ligados ao mesmo grupo que estão em outras legendas. Mesmo assim, o PRB ainda conversa com outras siglas sobre coligações proporcionais.

Confiança 
Entre os aliados de peso de ACM Neto (DEM), o PSDB dá sinais de que não está disposto a recuar a briga para escolha do vice na chapa do democrata nas eleições deste ano. Em entrevista à Tribuna, o presidente do partido na Bahia, deputado João Gualberto, aponta o que ele acredita serem as credenciais dos tucanos. “O PSDB tem dois nomes de peso para ser vice do prefeito: o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Câmara, que acumula a presidência do partido em Salvador, e o recém-filiado Silvio Pinheiro, ex-secretário de Urbanismo. Além disso, o PSDB foi o primeiro partido a levantar a bandeira de ACM Neto, quando os outros partidos não confiavam muito em sua candidatura”, diz Gualberto.

Desde o início
Questionado sobre o maior tempo de TV, suposto diferencial do PMDB apontado pelos irmãos Lúcio Vieira Lima, João Gualberto não titubeia: “A diferença entre o tempo deles (PMDB) e o nosso é muito pequena. Além disso, vale lembrar que o PMDB não apoiou ACM Neto em 2012. No primeiro turno eles tiveram candidato (Mário Kertész), e no segundo, o candidato deles apoiou o PT. Nós, repito, estamos com o prefeito desde o início”, afirma o líder tucano. ACM Neto se reunirá com o PSDB ainda nesta semana.

Conquista
O ex-governador da Bahia Nilo Coelho (PSDB) realizou uma reunião que culminou em um jantar para os pré-candidatos a prefeito e vice de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão e Irma Lemos. Presentes no evento, os deputados federais Lúcio Vieira Lima (PMDB) e Benito Gama (PTB) destacaram a união entre Herzem e Irma, que deverão ter a chapa confirmada no próximo dia 23 de julho, na Câmara de Vereadores, quando vão realizar a convenção para homologar as candidaturas aos cargos de prefeito e vice.

Estratégias 
Lídice da Mata (PSB) voltou a trabalhar pesado pelo lançamento de sua candidatura com o apoio do PT. A senadora acredita que resolve a questão sobre se terá ou não o apoio do partido e do governador Rui Costa (PT) ainda esta semana. Confirmados, ela vai sair para o abraço, o que significa assumir a candidatura, vestir a camisa do governo e atacar o prefeito ACM Neto (DEM).

Lula na Bahia
O ex-presidente Lula fará viagem de três dias aos estados de Pernambuco e Bahia a partir de hoje. A viagem termina na quarta-feira (13). Em Juazeiro, hoje, às 14h30, Lula participa do evento “Bahia mais forte: Ações do governo da Bahia para o desenvolvimento rural”. No mesmo dia, participa do Ato da Frente Brasil Popular “Semiárido contra o golpe - Nenhum direito a menos”, Petrolina (PE), a partir das 19h. Amanhã (12), em Carpina (PE), o petista estará na Plenária do 2° Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco, às 16h, no Recife. O evento contará com mais de 600 lideranças do movimento sindical e de movimentos políticos.

Vigilantes
A equipe do deputado estadual Gika Lopes participou de uma reunião com vigilantes das escolas estaduais do município de Serrinha, com o intuito de entender a real situação dos trabalhadores. Na última semana, a MAP, empresa responsável pela vigilância das escolas estaduais, enviou comunicado ao Sindicato dos Vigilantes, avisando sobre a demissão desses trabalhadores em 256 municípios do Estado. A ação deixou todos apreensivos e inseguros sobre o futuro dos seus trabalhos. O deputado já havia declarado apoio aos vigilantes.

Hospital municipal
Autor do projeto de Indicação para a construção do primeiro hospital municipal de Salvador – enviado à Câmara Municipal em 2010 –, o deputado estadual David Rios (PMDB) se disse “altamente gratificado” com a assinatura do prefeito ACM Neto (DEM), que deu, na semana passada, o passo inicial para a implantação da unidade de saúde no bairro de Cajazeiras, um dos mais populosos da cidade. 

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE