TRÂNSITO AO VIVO
domingo, 19 de fevereiro de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Raio Laser

Coluna do dia 12/07/2016

Publicada em 12/07/2016 07:09:31

Climão 
Um petista dizia ontem com todas as letras que ao renunciar a sua candidatura, alegando, na intimidade, que tomou a decisão por não ter contado com o apoio explícito do governador Rui Costa (PT), a senadora Lídice da Mata (PSB) deve ter se esquecido de que, na campanha estadual de 2014, na qual ele se elegeu ao governo, ela foi sua concorrente e ainda o atacou frontalmente num debate televisivo. A declaração, dada com exclusividade à coluna, oferecia bem o clima do que se estabeleceu entre a ideia da candidatura de Lídice e o desfecho que lhe foi dado, com sua decisão de renunciar ao projeto, alegando, entre outros motivos, a exigência do PT de fazer um chapão para a Câmara de Vereadores.

Dia seguinte
Com a decisão de Lídice da Mata (PSB) de se retirar da disputa pela Prefeitura de Salvador e a provável união das oposições em Salvador em torno da candidatura da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), aliados do governador Rui Costa (PT) temem que ela possa ter um desempenho pior do que o do deputado estadual Sargento Isidório, do PDT.

Irritação
Um político do PSB disse que a declaração de Rui Costa no fim de semana observando que preferia a candidatura de Olívia Santana (PSB) à Prefeitura de Salvador foi fatal para a decisão de Lídice da Mata de tirar o time de campo com relação à sucessão municipal. Mas a ex-pré-candidata socialista não foi a única a ficar chateada com a preferência de Rui.

Crescer
Outra que também não gostou nada de saber que o governador continua preferindo Olívia Santana ao seu nome, a esta altura do campeonato, foi a deputada federal Alice Portugal, do PCdoB. Portugal disse a amigos, após ter lido a declaração de Rui, não saber porque motivo ele resiste tanto a sua candidatura à Prefeitura, mesmo com ela considerando que pode crescer e surpreender.

Gênero nas escolas
A líder do PT na Câmara de Salvador, Vânia Galvão, lamentou ontem a morte do estudante Leonardo Moura, e reafirmou a necessidade da inclusão do estudo de gênero nas escolas municipais. O jovem foi espancando por homofóbicos, na manhã de domingo, após sair de uma boate LGBT no Rio Vermelho, mas não resistiu à complicação causada pelas agressões. “Mais um jovem é assassinado brutalmente em Salvador por conta de sua sexualidade. Não podemos mais conviver com isso; ou educamos nossas crianças, adolescentes e demais setores sociais ou vamos permanecer convivendo com episódios desumanos como este”, afirma.

Medidas
Vânia Galvão é autora dos projetos de indicação que sugere ao prefeito ACM Neto a inclusão do estudo de gênero nas unidades educacionais do município e que propõe a capacitação de servidores e trabalhadores do trade turístico para o receptivo LGBT, além da criação do selo Salvador da Diversidade para contemplar empresas que realizarem a capacitação. O selo é uma prática em destinos LGBTs, a exemplo do Rio de Janeiro, cuja atribuição, desde 2011, colaborou para aumentar o fluxo do segmento no local.

Apuração
Já o vereador Gilmar Santiago (PT) disse que o crime contra o jovem Leonardo Moura é um caso com características claras de homofobia. “Estamos solicitando à polícia a apuração do caso, para os que responsáveis sejam punidos”, disse Gilmar.

Suspeita 
O presidente do PSL de Mata de São João, Rafael Pires, denunciou ontem um suposto esquema de licitação na prefeitura do município. A denúncia envolve também o ex-prefeito, deputado João Gualberto, e a empresa Engemais. Segundo Rafael, a empresa já ganhou mais de R$50 milhões com contratos e o antigo sócio, Eduardo Antônio de Jesus Lisboa Virgens, foi nomeado secretário parlamentar do deputado no dia 06 de fevereiro de 2015, afastando-se da Engemais apenas em 11 de junho do ano passado.

Confirmado
Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi esteve ontem na Fundação Dr. Jesus, comandada pelo deputado estadual Pastor Isidório, e confirmou a intenção do partido de lançar seu nome à Prefeitura de Salvador. Além dele, visitaram a entidade o presidente estadual do PDT, Félix Mendonça Jr., e o ex-presidente da agremiação, Alexandre Brust.

Registros
Já está disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde ontem a última versão do módulo externo do Sistema de Candidaturas (CANDex) 2016. Além do download do sistema nas versões Windows e Linux, também é possível baixar o Manual do CANDex com instruções de como instalar, elaborar e entregar o pedido de registro de candidatos ao pleito deste ano.

ALB
Nesta terça-feira, a presidente da Academia de Letras da Bahia, Evelina Hoisel, realiza uma sessão especial para a entrega do Prêmio Nacional Academia de Letras da Bahia – Conto 2016. Haverá também o lançamento do livro vencedor, “A eternidade da maçã”, de Marcus Vinicius Couto Rodrigues. Às 18h, no Palacete Góes Calmon.

 Medicina
O deputado estadual Alex da Piatã (PSD), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, parabenizou o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, pela posse em uma das cadeiras da Academia de Medicina da Bahia. O fato aconteceu na Ufba, na última semana. A cadeira em que o titular da Sesab tomou posse tem como patrono o professor Edgar Santos.

Baobá
Depois do sucesso em São Paulo, o Fundo Baobá lança hoje o livro “Memórias do Baobá – Raízes e Sementes na Luta por Equidade Racial no Brasil” (Kitabu Editora, 144 páginas) em Salvador. O evento contará com a participação do Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá, Hélio Santos, da Diretora Executiva do Fundo Baobá, Selma Moreira, de um dos organizadores do livro, Amilcar Pereira, do vereador de Salvador Silvio Humberto e dos participantes do livro, Rosana Fernandes e Elias Sampaio. O livro conta a história do Fundo Baobá, criado em 2011 a partir da iniciativa da Fundação Kellogg, uma fundação privada e filantrópica norte-americana que resolveu apoiar com recursos a criação de um mecanismo inédito para promoção da equidade racial no Brasil e deixar um legado para o País. 

Oficina do Fazer
Disponível para toda a população baiana, a Oficina do Fazer vai promover, na próxima sexta (15), a partir das 10h, uma aula magna com a participação de Manoel Mendonça, titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Na ocasião, Mendonça vai aprender a utilizar a máquina de corte a laser, um dos muitos equipamentos científicos presentes no espaço que segue o molde dos notórios fab labs. O local conta com equipamentos como impressoras 3D e tornos elétricos e tem sido visitado por centenas de pessoas, inclusive estudantes universitários, empresários e inventores independentes.

Surprise  
Não houve abalos na articulação política de ACM Neto (DEM) com a decisão de Lídice da Mata (PSB) de desistir de se candidatar à Prefeitura. Os articuladores do prefeito acompanhavam à distância o desenrolar dos acontecimentos, mas não esperavam que houvesse a primeira baixa no time oposicionista tão rápido, confidenciou um assessor de Neto ao Política Livre.

Em risco 
A decisão do secretário estadual de Agricultura, Vitor Bonfim, de apoiar a candidatura do ex-governador Nilo Coelho (PSDB) à Prefeitura de Guanambi contra o candidato do prefeito Charles Fernandes (PSD), Jairo Magalhães, apoiado pelas forças aliadas do governo Rui Costa (PT) está provocando grande desconforto entre correligionários do governador. Eles acham que, se Rui permitir a “liberalidade”, poderá ver sua autoridade se fragilizar e composições contra o governo se espraiarem em sua base. Bonfim tem justificado o comportamento alegando que seu tio é candidato a vice de Nilo.

Meia-passagem 
Ao tomar conhecimento que o governador Rui Costa determinou à Seinfra que estabeleça a cobrança de meia-passagem para os moradores dos municípios de Vera Cruz e Itaparica matriculados em cursos na capital, o deputado estadual Hildécio Meireles apela que o benefício seja estendido para os moradores de outras cidades que exerçam atividades educacionais em outras localidades. “Essa seria uma forma de estimular esses jovens, cujos sacrifícios para ter um futuro melhor são grandes”, destacou Meireles, frisando que apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa com este intuito. “E espero que o governador tenha sensibilidade de enxergar essa realidade”, frisou o deputado.

Rede de Mulheres
A Rede de Mulheres Negras da Bahia lança amanhã a campanha “Parem de nos Matar”, às 14h, na Praça da Piedade, com um Ato Público. Em seguida, será realizado um debate na sede da OAB-BA, a partir das 16h, com a participação de entidades da sociedade e mulheres vítimas de violência. A campanha tem como objetivo denunciar e enfrentar as diversas situações de violência que as mulheres negras vivenciam na Bahia, uma vez que os números são alarmantes. Segundo o Mapa da Violência 2015, o número de feminicídio de mulheres negras aumentou 54% em todo o Brasil, em 10 anos. 

Lazer em postos
A Câmara de Salvador aprovou recentemente o Projeto de Lei 77/2016, de autoria do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), que estabelece critérios para a construção de novos postos de combustíveis na cidade, exigindo a inclusão de área de lazer para os trabalhadores na liberação de alvarás para esses empreendimentos. De acordo com o petista, esse projeto “vai garantir aos profissionais dos novos postos o mínimo de espaço para que possam ter seus horários de almoço garantidos e possam repousar nas trocas de turnos”.

As chances 
O futuro político do ex-ministro e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), pode ser mesmo o governo da Bahia. Apesar de negar a possibilidade aventada nos bastidores políticos, Wagner pode assumir uma secretaria na gestão de Rui Costa “para se manter em evidência e chegar fortalecido na disputa pela vaga ao Senado, em 2018”, como disse ontem um aliado do petista. Esse movimento pode ganhar reforço, inclusive, caso a presidente Dilma Rousseff seja derrotada na votação final do impeachment no Senado Federal. O petista de alto coturno diz ainda que o governador Rui Costa pode querer “alguém mais perto para resolver entraves do partido e de sua própria gestão”.

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE