TRÂNSITO AO VIVO
quarta-feira, 18 de janeiro de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Raio Laser

Coluna do dia 15/07/2016

Publicada em 15/07/2016 07:28:37

Forte 
O prefeito ACM Neto (DEM) é de fato, na Bahia, o político que sai mais fortalecido com a eleição de Rodrigo Maia à presidência da Câmara dos Deputados. Os dois são amigos pessoais desde a época em que foram colegas na Câmara dos Deputados e Neto trabalhou intensamente, por meio de seus principais representantes na Câmara, os deputados federais democratas Paulo Azi e Elmar Nascimento, pela eleição de Maia. Outros nomes se destacaram neste mesmo processo, em especial o deputado federal Jutahy Magalhães Jr., pelo lado do PSDB. Foi ele que conseguiu convencer o partido a emprestar apoio a Maia durante a polêmica que se estabeleceu no processo de sucessão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Festa
A comemoração pela vitória de Rodrigo Maia à presidência da Câmara dos Deputados foi na casa de Elmar Nascimento. Os dois dividem o mesmo apartamento em Brasília. A festa foi tão animada que Elmar estava com uma ressaca enorme pela manhã. Rodrigo também foi afetado pelos drinks da noite, mas teve que bater pé cedo no gabinete da presidência da Câmara, em Brasília.

Nulos
Deputados federais de esquerda da Bahia votaram em branco no segundo turno das eleições à Câmara dos Deputados. Luiz Caetano (PT) e Alice Portugal (PCdoB), candidatos à Prefeitura, respectivamente, de Camaçari e Salvador, por exemplo, disseram que preferiram não votar na disputa que se estabeleceu entre Rogério Rosso (PSD/DF) e Rodrigo Maia no segundo turno. Aliás, que péssimo exemplo para políticos, ainda mais candidatos a prefeitos, darem ao eleitorado.

Apoio
Por falar em Caetano, em entrevista ontem à noite ao radialista Mário Kertész, ele ressaltou o importante papel que Maurício Bacelar, ex-diretor do Detran e ex-candidato a prefeito de Camaçari, está tendo na sua campanha atual à sucessão municipal. Lembrou que Bacelar teve 50 mil votos nas eleições municipais, perdendo por pouquíssimo do prefeito Ademar Delgado, representando, portanto, um grande apoio à sua candidatura.

PSB com Neto?
A executiva do PSB de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, distante 738 quilômetros de Salvador, decidiu romper com a senadora Lídice da Mata e vai apoiar as candidaturas de Cristiano Azevedo (DEM) e Tiago Reis (PSDB) para prefeito e vice, respectivamente, nas eleições de outubro. Essa chapa, que vai enfrentar os candidatos do governador Rui Costa (PT) e do senador Otto Alencar (PSD), conta com o apoio do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM).

No páreo
O ex-deputado estadual Yulo Oiticica realiza plenária de lançamento da sua pré-candidatura a vereador de Salvador, amanhã (16), com o apoio do deputado estadual Marcelino Galo (PT). O encontro acontece às 9h, no auditório do Colégio 2 de Julho, no Garcia, e vai reunir toda militância em defesa da vida, lideranças de bairros, religiosas e da sociedade civil.

E Célia?
O Partido Pátria Livre (PPL) realiza amanhã (16) um encontro estadual, em Salvador, para discutir o caminho a seguir pela atual presidente municipal do partido, a vice-prefeita Célia Sacramento. Caso o prefeito ACM Neto não mantenha ela na chapa como vice, o PPL já está pronto para lançá-la como candidata a prefeita de Salvador. Célia aposta em sua popularidade na periferia da cidade e em seu engajamento nos movimentos sociais e negros da capital baiana. No entanto, a vice-prefeita tem afirmado que está confiante de que Neto a manterá na chapa. 

Piatã
As eleições deste ano devem ser movimentadas em Piatã, município da Chapada Diamantina. Os nomes do ex-gestor Alencar Julião (PSD), para prefeito, e Thiago Dutra (PT), para vice, foram confirmados na última semana e devem enfrentar o grupo do atual prefeito Ed Peças (PTB). As informações extraoficiais dão conta que o governo da Bahia deve apoiar a chapa com PT e PSD.

Santo Amaro I
O vice-prefeito de Santo Amaro, Léo Pacheco, foi preso na manhã de ontem, durante a operação Adsumus, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia. Pacheco foi um dos alvos da operação que também cumpriu mandados em Camaçari, Salvador e Lauro de Freitas. Léo Pacheco é o pré-candidato à prefeitura, apoiado pelo prefeito Ricardo Machado (PT).

Santo Amaro II
A liminar que mantinha o prefeito de Santo Amaro da Purificação, Ricardo Machado (PT), no cargo foi derrubada. O relator do caso, juiz José Edivaldo Rocha Rotondano, decidiu que o recurso não era válido. Desta forma, o petista volta a ficar afastado da Prefeitura. Antes da decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE), Machado inaugurou uma praça na cidade. Com um ano de atraso, a obra, que custou cerca de R$ 500 mil, foi festejada com show de Léo Santana.

Rio Camaçari
O líder da oposição em Camaçari, vereador Antonio Elinaldo (DEM), solicitou do deputado federal Paulo Azi (DEM) apoio no pedido de realização de auditoria nas obras de revitalização do Rio Camaçari, a ser feita pelo Ministério da Cidade, para apurar desvio de recursos federais na gestão do ex-prefeito Luiz Caetano (PT). Ao lado do presidente do DEM no município, Helder Almeida, Elinaldo esteve com o deputado em Brasília, durante audiência na Câmara Federal. A obra de revitalização do rio encontra-se paralisada e até o momento foram realizados apenas 48% dos serviços contratados.

Feira de Santana
Em Feira de Santana, Colbert Martins da Silva Filho (PMDB), que é suplente de deputado, foi confirmado como vice na chapa do atual prefeito, José Ronaldo (DEM). Já estava definido que o DEM manteria a coligação com os peemedebistas. No próximo dia 25 de julho, uma convenção da chapa deverá lançar a candidatura de Ronaldo à reeleição oficialmente.

Rompimento
O PRB decidiu romper com o prefeito de Camaçari, Ademar Delgado (sem partido, ex-PT). O diretório local do partido justifica a articulação argumentando que a gestão atual “tem deixado de atender os anseios da população e se mantém inerte para reverter o quadro de sua rejeição”. O partido colocou à disposição do prefeito a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Em nota, o PRB de Camaçari disse ainda que ‘não existe acordo firmado a nenhum outro grupo político, ou seja, o partido ficará independente para analisar e, posterior, decidir trilhar o caminho que considerar melhor para o município de Camaçari’. Porém, nos bastidores é dado como certo o apoio do partido ao ex-prefeito e pré-candidato Luiz Caetano (PT), que atualmente é deputado federal.

Novos voos
O radialista Alvarenga (Francisco de Assis), conhecido no rádio como ”Francis Dias, o doutor dos corações”, vai disputar pelo PP uma das 43 cadeiras da Câmara de Vereadores de Salvador em outubro. Respeitando o prazo de desincompatibilização, o radialista já se afastou da função de locutor que exercia na Tudo FM. Além de Alvarenga, o também radialista Uziel Bueno (PTN); Marcelo Castro (PRB), repórter da Record Bahia são nomes aguardados no pleito.

Vencedores 
No Palácio do Planalto o reconhecimento foi grande às ações do ministro Geddel Vieira Lima no processo de eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados. A começar pelo esvaziamento da candidatura de Marcelo de Castro. Para isso, o empenho fraterno do deputado federal Lúcio Vieira Lima foi fundamental.

Terceirizados
O secretário de Educação, Walter Pinheiro, afirmou ontem que o governo do Estado segue desamarrando o problema envolvendo os terceirizados da pasta. “O pepino precisa ser descascado. Pagamentos atrasados de março e abril e empresas com atraso. No dia 30 encerramos esses contratos que não estavam no regime da lei anticalote, hoje faltam só duas empresas”, afirmou Pinheiro.

Contrário
O vice-presidente do PMDB em Santo Antônio de Jesus, Ernesto Ureta Aravena, o Chileno, decidiu contrariar a orientação executiva estadual do partido, de não apoiar candidatos do PT nas eleições municipais deste ano. Pelo que se comenta na cidade, a movimentação do peemedebista seria feita em apoio ao deputado estadual Rogério Andrade, que é pré-candidato a prefeito do município. Além de ter sido nomeado para atuar na Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia, o Chileno se negou a apoiar a candidatura à reeleição do democrata Humberto Leite. 

Segurança 
O empresário José Augusto Vasconcelos, sócio do clube San Sebastian e presidente da Associação dos Empresários do Rio Vermelho, se reuniu ontem com o secretário estadual de Segurança Pública, Mauricio Barbosa, para tratar de ações de segurança para o bairro, palco de recentes casos de violência. Na reunião, que contou com presença de Diogo Medrado, da Bahiatursa, foram discutidas propostas de ações que devem garantir ordem pública e, consequentemente, a defesa dos direitos LGBT. “O secretário Mauricio Barbosa se mostrou verdadeiramente preocupado com as questões sociais e de segurança do bairro e da nossa cidade. Esperamos mais segurança das autoridades. Saí confiante nas melhorias”, resumiu o empresário.

Faculdade municipal
“Com o prefeito ACM Neto, Salvador poderá ter a primeira Faculdade Pública Municipal da Bahia, estruturada inicialmente a partir de descontos no ISS (Imposto Sobre Serviços) de instituições particulares que oferecerem bolsas 100% gratuitas para estudantes de baixa renda. É sem dúvida uma forma de financiamento mais vantajosa do que o FIES, que o estudante precisa começar a pagar após um ano e meio de formado”. A declaração é do líder do PV na Câmara de Salvador, vereador Eliel, autor do projeto 09/2016 já aprovado no Legislativo, que propõe a criação da faculdade nas dependências das escolas da própria rede municipal de ensino. A proposta aguarda apenas a sanção do prefeito ACM Neto.

Ilha dos Frades
A praia de Paramana é um dos trechos paradisíacos da Ilha dos Frades e transporta, diariamente, cerca de 1.100 pessoas, entre estudantes, trabalhadores e turistas. No entanto, a ponte para atracação de embarcações do local, que há anos não recebia manutenção, teve uma parte rompida há cerca de um ano. Em visita à ilha essa semana, o vereador Claudio Tinoco (DEM) voltou a cobrar da Agerba a recuperação do equipamento. “As condições da ponte trazem riscos aos moradores e aos visitantes de Paramana. A estrutura é de responsabilidade da Agerba, que não se pronuncia e não oferece a manutenção e os cuidados necessários”, disparou.

Umburanas
O TCM determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito de Umburanas, Raimundo Nonato da Silva, que autorizou pagamento de diárias, em seu próprio benefício, e R$48,3 mil, caracterizando complementação disfarçada de sua remuneração. O ex-prefeito recebeu, 36 diárias, representando 48,30% dos seus subsídios anuais.

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE