TRÂNSITO AO VIVO
sexta-feira, 24 de março de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Raio Laser

Coluna do dia 18/07/2016

Publicada em 18/07/2016 07:06:01

Impeachment 
A notícia não poderia ter sido pior para a presidente afastada Dilma Rousseff e os petistas e esquerdistas que ainda teimam em tentar defender o seu retorno à Presidência da República. Afinal, 58% dos brasileiros apoiam o impeachment de Dilma e não desejam que retorne, grupo em que se incluem apenas 35% dos entrevistados pela última pesquisa DataFolha. Mas um dado que a pesquisa captou que é bastante significativo diz respeito à expectativa em relação ao impeachment. 71% da população acredita que Dilma sofrerá o impeachment, enquanto apenas 22% acreditam que ela não será afastada. Ou seja, mesmo que não torçam pelo impedimento, um número extremamente expressivo acha que ele vai ocorrer.

Aulão
Com o objetivo de ajudar na preparação de jovens de Camaçari que pretendem obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o PTN Jovem promoveu um Aulão de Trânsito, no último sábado no Espaço de Eventos Casarão. A iniciativa do núcleo partidário reuniu instrutores de direção veicular experientes, que passaram orientações a quem deve enfrentar os exames teóricos e práticos do Detran.

Lei da Mordaça
Lideranças comunitárias, militantes e filiados do PSOL, participaram na tarde deste sábado (16), do Conselho Político e Cidadania da pré-candidatura  de Fábio Nogueira à Prefeitura de Salvador pelo PSOL, no Hotel Sol Victoria Marina, na Vitória. Durante o evento, Nogueira destacou que a “Lei da Mordaça” vai dificultar bastante a campanha dos partidos ideológicos, a exemplo do PSOL, porque vai reduzir o tempo de televisão e limitar a participação nos  debates televisivos.  

Embate 
Em relação à corrida eleitoral deste ano na capital baiana, o sociólogo Fábio Nogueira enfatizou que uma das estratégias utilizadas durante o período de pré-campanha foi a demarcação do prefeito ACM Neto como um “golpista”, “um dos  principais articuladores do golpe orquestrado pelo DEM/ PMDB através do  pedido de impeachment  da presidente Dilma Rousseff”. 
O postulante ao Palácio Thomé de Souza esclareceu que a única candidatura que vai disputar a capital baiana que não apoia nem o Governador Rui Costa e nem o prefeito ACM Neto é a do PSOL. “Nós temos total independência política e econômica”, lembrou o psolista.  

Terceirizados
Os pagamentos de vale-transporte e salários atrasados aos trabalhadores terceirizados, que prestam serviço ao governo do Estado, foram pagos e os novos contratos regidos pela Lei Anticalote foram firmados. As informações são da direção do Sindilimp-Bahia, que participou de todas as rodadas de negociações na Secretaria Estadual de Educação e no Ministério Público do Trabalho (MPT). Na sexta (15), depois de enfrentar horas de negociações, durante toda a semana, os envolvidos no processo comemoraram o resultado e disseram que os problemas estão sendo sanados, mas que o momento é de “arrumar a casa”. 

Acordo 
“Duas empresas, que tinham o maior número de funcionários com salários atrasados, aceitaram pagar os vencimentos e vale-transporte dos meses de abril e maio dos cerca de 7,5 mil terceirizados. O que ainda falta ser pago será debatido em outras novas reuniões de negociações. Temos de valorizar esse momento, pois sabemos a hora de mobilizar e a hora de esperar”, salienta a coordenadora-geral do Sindilimp, Ana Angélica Rabello, que acompanhou as mediações dos últimos dias.

Influência minimizada
Após a eleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) como novo presidente da Câmara dos Deputados, o ministro chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, minimizou a influência do ex-presidente, o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na gestão Michel Temer. Após o candidato preferido pelo peemedebista, Rogério Rosso (PSD-DF), perder o pleito, Cunha afirmou a aliados que se sentiu “traído” e “abandonado” pelo correligionário. “O que estava fazendo diferença para o governo era a instabilidade da interinidade do presidente Waldir Maranhão. Isso estava prejudicando”, disse Geddel, em entrevista publicada nesse domingo (17) pelo jornal O Globo. 

Cargos federais
Segue célere a ocupação de cargos federais na Bahia por aliados do presidente interino Michel Temer (PMDB). A expectativa é que até o final do mês todos os cargos estejam devidamente ocupados com seus atuais comandantes afastados. Mas virá por aí, diz um deputado governista, confiante em que o presidente interino vai se tornar definitivo.

Risco 
No grupo do prefeito ACM Neto (DEM), a expec-tativa gira em torno da atitude da atual vice, Célia Sacramento, na hipótese de, como se espera, ela não ser escolhida para ser sua companheira de chapa nesta campanha. O temor é de que, na hipótese de ser preterida, Célia decida se lançar na disputa, mesmo sem nenhuma condição objetiva para sustentar uma candidatura.

Perigo das encostas
A vereadora Vânia Galvão visitou esse final de semana o bairro de Colinas de Pituaçu, onde moradores reivindicam que o poder público tome providências para solução do problema das encostas, que ameaçam a qualquer momento derrubar prédios do conjunto. Segundo a vereadora, essa é mais uma das regiões expostas a desastres naturais, como deslizamentos de terra. Segundo os especialistas, na capital, quase a metade das áreas de risco se concentra na região do miolo da cidade, em uma região que envolve nove bairros entre a Avenida Paralela e a BR-324, o que é simbólico para o passado da ocupação desordenada na cidade.

Submisso
Surprendeu a todos o tom de submissão com que Otávio Marques de Azevedo, que era presidente da holding da Andrade Gutierrez, uma das controladoras da Oi até 2014, tratava o senador Walter Pinheiro (sem partido), às voltas com problemas com a operadora de telefonia. As conversas estão em interceptações telefônicas anexadas a inquéritos da Operação Lava Jato. Azevedo foi preso há um ano na operação e hoje é delator.

Noticiário
Aliás, a semana não foi boa para os baianos envolvendo a Operação Lava Jato. Outro que entrou na mira do noticiário foi o ministro da Articulação Política, Geddel Vieira Lima, que teria visitado Lúcio Funaro, acusado de ser operador do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na Caixa. Questionado pela imprensa, Geddel disse que ia por cortesia ao escritório de Funaro.

Vistoria
O prefeito ACM Neto, secretários e dirigentes municipais vistoriaram, no sábado (16), obras de pavimentação e do programa Morar Melhor em São Cristóvão e Bairro da Paz. As atividades começaram pelo Bairro da Paz, onde foram vistoriadas obras de pavimentação nas ruas Boca do Rio, Salvador da Pátria, Presidente Dutra e Jussarí, que recebem investimentos de cerca de R$ 400 mil. Também foi realizada vistoria no canal de Jardim das Margaridas e, concomitantemente, foram entregues títulos do Casa Legal em Itapuã. 

Expectativa 
Conforme a Tribuna publicou, o governador Rui Costa (PT) deve oficializar nesta segunda-feira o nome que substituirá o secretário de Turismo, Nelson Pelegrino. O martelo estaria batido em torno do nome do deputado federal José Rocha, contemplando assim a tão aguardada cota do PR. “Não posso confirmar assim oficialmente porque ainda não conversei com o José Rocha, mas realmente a informação tem procedência. Ele acabou de sair de uma reunião agora com o governador Rui Costa e na segunda-feira com certeza a gente anuncia o novo secretário”, afirmou o presidente da sigla, José Carlos Araújo. 

Bombando 
Quem está bombando na campanha municipal em Vitória da Conquista é o deputado estadual Herzem Gusmão, candidato a prefeito. Pelo visto, vai desbancar a hegemonia petista na cidade, há anos governada pelo partido, já que, segundo os prognósticos, tem todas as chances de vencer a disputa, sendo o primeiro a romper com o domínio petista local.

Descontrole
Quando se vê a situação de outros estados nordestinos - agora, o Ceará - em que bandidos atacam policiais e bombeiros, é que se nota que, apesar dos pesares, a Bahia ainda está numa situação muito melhor do que a maioria dos seus vizinhos de região, onde, em algumas localidades, a questão da violência está cada vez mais sem controle pelo Estado.

Conceição do Almeida
O município de Conceição do Almeida completa 126 anos de emancipação hoje. Em homenagem ao lugar, o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) apresentou uma moção de aplauso na Assembleia Legislativa. “Local de clima bucólico, agradável e de população bastante acolhedora. Essas são apenas algumas características de Conceição do Almeida, município que merece todos os nossos aplausos”, declara o parlamentar.

Ilhéus
Deputados, lideranças políticas e dirigentes políticos da região de Ilhéus, participaram, na manhã de sábado, do lançamento da pré-candidatura a vice-prefeito do progressista Cacá. O evento, que contou com a presença do vice-governador João Leão, atraiu grande público à Associação Desportiva 19 de Março, no bairro da Conquista. Dez partidos, além do PP, foram representados no encontro, dentre eles, o PCdoB, PR, PRB, PV, PSDB e Solidariedade. 

Continuidade
Antes de abrir a palavra aos presidentes de diretórios, foi lida uma mensagem do prefeito Jabes Ribeiro, que se recupera de recentes cirurgias feitas no olho esquerdo e não pôde participar. O gestor destacou o estado crítico em que foi encontrado o município em 2013, com dívidas, desestruturado, e a necessidade de, por meio da candidatura de Cacá, dar continuidade ao projeto de reorganização iniciado há três anos e meio.

Louos
Dando seguimento aos debates da nova Lei do Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (Louos), a Câmara Municipal de Salvador realiza nesta segunda-feira (18), às 8h30, no Centro de Cultura, a terceira audiência pública da matéria do Executivo Municipal. Desta vez, o debate público, de um total de seis, terá como tema o Uso do Solo. Como aconteceu nos encontros anteriores, a TV Câmara transmitirá, ao vivo, a discussão da matéria urbanística. Nesta audiência do Projeto de Lei nº 190/2016, técnicos da prefeitura farão as explicações para os vereadores, arquitetos, lideranças comunitárias e demais interessados na lei que dialoga com o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) aprovado na Câmara (Lei nº 9.069/16), sancionado pelo prefeito ACM Neto em 30 de junho.

Próximos debates
Os próximos debates públicos sobre a Louos acontecerão nos dias 21, 26 e 30 deste mês de julho, também no Centro de Cultura, às 8h30. Para aprimorar o debate em torno da Louos, a Câmara Municipal disponibiliza, por meio do Portal Transparência (www.cms.ba.gov.br), um canal direto de participação da população, trazendo ainda informações gerais sobre o projeto de lei da Louos e orientando a população sobre como enviar sua contribuição por meio digital.
De acordo com a coordenadora da equipe técnica de acompanhamento da Louos na Câmara, arquiteta Lídia Santana, o prazo estabelecido para o envio de contribuições é 22 de julho. A expectativa é de que o projeto de lei seja apreciado em plenário na primeira quinzena do mês de agosto.

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE