TRÂNSITO AO VIVO
domingo, 26 de março de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Raio Laser

coluna do dia 22/07/2016

Publicada em 22/07/2016 07:25:56

Nome 
Benedito Braga, ex-diretor administrativo-financeiro da Codeba e ex-subsecretário de Turismo do Estado, é o nome que o PR do deputado federal José Rocha e José Carlos Araújo está indicando para sucessor de Nelson Pelegrino na pasta. O nome foi apresentado pelos dois parlamentares republicanos depois que Rocha resolveu desistir do convite lhe formulado pelo governador Rui Costa (PT) para assumir a Setur. Pesou o prestígio crescente que tem obtido no PR nacionalmente, do qual já é primeiro-vice-líder no Congresso, e a pressão feita sobre ele pelos prefeitos do interior, que temiam ficar sem seu apoio já nestas eleições. Agora, o PR só aguarda a resposta do governo, que deve ser positiva.

Surpresa
Petistas avaliavam ontem que a delação de Mônica Moura e de seu marido e sócio, o marqueteiro João Santana, confirmando que receberam mais de US$ 4 milhões de uma operador de propinas da Petrobras para pagamento de gastos de campanhas de Dilma Rousseff (PT) enterrou de vez qualquer chance de a petista retomar seu mandato de presidente da República, o que já não era nenhuma surpresa.

Aliança 
Os presidentes municipais do PTB e do PPS, deputado federal Benito Gama e o vereador Joceval Rodrigues, respectivamente, decidiram fechar a primeira coligação na eleição proporcional 2016 na chapa do prefeito de Salvador, ACM Neto. “O objetivo é construir uma chapa, ainda mais, competitiva”, disse Benito Gama. Segundo Joceval Rodrigues, com a coligação, o trabalho será potencializado. No dia 5 de agosto, o PTB e PPS oficializarão a coligação em encontro promovido pela chapa ACM Neto no Unique, em Salvador-BA. 

Encontro 
E por falar no deputado federal Benito Gama, ele se reuniu ontem com o deputado estadual Bruno Reis, do PMDB. Na pauta: as eleições municipais 2016. “Bruno é uma liderança jovem na Bahia que se afirmou pela competência, habilidade política e capacidade eleitoral. Penso que é um grande nome para ser vice-prefeito da chapa de ACM Neto”, disse Benito. Segundo o parlamentar, o PTB o apoia “sem nenhuma restrição”.

Praias
O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) realizará dia 24 uma audiência pública para debater os impactos trazidos pela Lei nº 13.240/2015, que transfere a gestão de praias da União para os municípios. O evento será presidido pelo procurador da República Pablo Barreto, que atua na área de Meio Ambiente, e ocorrerá a partir das 13h na sede do MPF/BA, localizada no Doron, em Salvador. 

Objetivo 
O objetivo da audiência é conhecer e debater a viabilidade e condições de gestão das praias, considerando os aspectos jurídicos, técnicos e de gestão participativa. O encontro busca esclarecer pontos relacionados à futura implementação da norma, dentre eles a garantia de que os espaços costeiros serão usados conforme sua classificação, o uso e ocupação das praias, inclusive ambulantes e quiosques.

Saúde indígena
O deputado federal Ronaldo Carletto (PP) apresentou, na Câmara dos Deputados, um requerimento de Informações com o objetivo de solicitar informações ao ministro da Saúde sobre os gastos com a saúde indígena na Bahia, estado que possui, segundo o censo demográfico de 2010, a maior população indígena declarada do País, composta por mais de 55 mil cidadãos brasileiros. “Os índices são alarmantes. Para se ter uma ideia, a taxa de mortalidade infantil entre os índios é cinco vezes maior do que a taxa verificada entre os não índios. Em pleno século XXI, muitas crianças indígenas ainda perdem a vida em razão da desnutrição”, enfatizou.

Festança
Levantamento feito ontem pelo jornal O Globo mostrou o quanto a Petrobras foi usada para financiar festas como o Carnaval e bancar ingressos de graça para petistas importantes, muitos dos quais da Bahia. Até o ex-presidente petista Jonas Paulo é acusado de ter recebido centenas de convites para frequentar camarotes vips no Carnaval de Salvador, o que ele, naturalmente, nega.

Crise da Oi
A crise da Oi é séria, por isso, recorreu à recuperação judicial. Isto, certamente, é o que leva a um bando de cobradoras despreparadas a ficarem importunando seus usuários - até mesmo à noite - com insistentes cobranças de contas já pagas. O abuso poderá levar a esta má operadora a sofrer novas ações na Justiça, agora por assédio.

CBPM 
De boa qualidade, seja no conteúdo quanto no design, o Relatório de Atividades da CBPM referente ao ano de 2015. A publicação mostra-se compatível com a Bahia no contexto nacional, que em 2015 ocupou o 5º lugar no ranking brasileiro da produção mineral, cujo valor total alcançou a      R$ 2,45 bilhões. Ponto para o presidente Alexandre Brust.

Mais
O PTB de Salvador anunciou hoje apoio ao deputado estadual Bruno Reis (PMDB) para pré-candidato a vice-prefeito na chapa de ACM Neto (DEM). A informação foi divulgada logo após o encontro do deputado federal e presidente do PTB Salvador, Benito Gama, com o peemedebista. “Bruno Reis é uma liderança jovem na Bahia que se afirmou pela competência, habilidade política e capacidade eleitoral. Penso que é um grande nome para ser vice-prefeito da chapa de ACM Neto”, disse o presidente do PTB, observando que “o partido apoia sem nenhuma restrição a campanha do prefeito”.

Barra e Ondina
O presidente do conselho da Associação de Comerciantes, Empresários e Amigos da Barra e Ondina (ACE Barra e Ondina), Pedro Godinho, participou essa semana de uma rodada de discussões com a Secretaria de Ordem Pública do município, o Sebrae, comerciantes e empresários da região, quando foi apresentada a proposta de “validação do plano de ação do projeto território empreendedor-Barra/fase 1”. Segundo Godinho, o evento, realizado no Monte Pascoal Praia Hotel, tratou do processo de revitalização dos bairros. “Defendo há mais de 25 anos a revitalização da Barra. Por isso, propomos ações para fazer retornar o público consumidor, que já foi em grande número”. Segundo Godinho, no evento ele teve a oportunidade de expor o trabalho que a Prefeitura e o Sebrae pretendem implantar no bairro. 

Barradão  
O Esporte Clube Vitória, através da sua diretoria, apresentou ao prefeito ACM Neto, nesta quinta-feira (21), o projeto arquitetônico do Complexo Esportivo Arena Barradão. Ele entregou, simbolicamente, a documentação para o licenciamento das obras. A documentação deverá ser encaminhada oficialmente na próxima segunda-feira (25). Estavam presentes na cerimônia o presidente do Vitória, Raimundo Dias Viana, e o vice-presidente Administrativo e Financeiro do clube, Manoel Matos, além de dirigentes municipais. 

De ponta
A futura arena prevê cobertura, dois mil metros quadrados de lounge, novas fachada, tribuna para imprensa e camarotes, acomodando com conforto até 35 mil pessoas. As intervenções no espaço ainda contemplam oito campos (atualmente são seis). Também está prevista a construção de um centro comercial que irá dispor de lojas, supermercado e outros estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.

Muita conversa
Ao ser questionada por esta coluna sobre a possibilidade de sair candidata e da, consequente, pressão do seu partido, o PRB, por indicar o vice de ACM Neto, Tia Eron minimizou, porém lembrou que ‘não vieram da campanha dele’ e enfatizou que a disposição é do partido. “Fazer um rompimento dessa composição que já temos com Neto, e olha que não viemos na campanha dele, tendo inclusive uma predileção para a vice-prefeitura com o nome de João Roma, faz com que a gente esteja conversando o tempo todo. Diferente do que dizem, que é uma pressão, o interesse do partido é aumentar sua representatividade, e isso, eu estou fazendo como presidente municipal, mas não quer dizer que haja uma disposição da minha parte, é do grupo essa disposição. Estamos em conversas, Neto esteve em Brasília, conversando com o presidente nacional, expondo as colocações do PMDB, do PV, etc. Há ainda muita conversa, mas nada definido”.

Pesar
O deputado estadual Jurandy Oliveira (PSL) manifestou, em moção, seu pesar pelo falecimento de  Ademildo Sampaio Almeida, prefeito de Ipirá, que “vinha lutando há quase um ano contra um tumor no estômago. Após o período licenciado, Ademildo voltou a ocupar o cargo de prefeito. Contudo, em virtude do agravamento do seu estado de saúde, em abril deste ano requereu novo afastamento do cargo. 

Preparação 
Os pré-candidatos a prefeito pelo PSB participam, na próxima segunda (25), na União dos Municípios da Bahia (UPB), de um seminário de formação política promovido pela Executiva Estadual da legenda e pela Fundação João Mangabeira, abordando os temas Campanha Criativa e Legislação Eleitoral. A abertura prevista para as 8h será feita pelo governador Rui Costa, senadora Lídice da Mata, parlamentares e dirigentes do partido. Na sequência, às 9h30, o ex-secretário estadual de Turismo e presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli, fará palestra sobre Campanha Criativa. 

Expectativa 
De acordo com a presidente estadual do PSB, senadora Lídice da Mata, o partido tem a expectativa de lançar, pelo menos, 100 candidatos a prefeito e fará um esforço concentrado para viabilizar candidatura própria em 10 das 30 cidades baianas com mais de 50 mil habitantes, a exemplo dos municípios de Juazeiro, Irecê, Barreiras e Feira de Santana.

Precatórios 
Representante dos servidores do extinto Derba, o presidente da Asderba/Sindicato, Nilton Borges Ramos, se reuniu com o desembargador Jefférson Muricy, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, para tratar dos precatórios – valores que o Estado deve aos cidadãos - devidos aos funcionários da extinta autarquia. Encarregado de tratar dos precatórios da 2ª entrância, Muricy ficou de conversar sobre o pagamento com o Procurador Geral do Estado, Paulo Moreno. Por determinação do Supremo Tribunal federal (STF), as dívidas já reconhecidas pela Justiça e ainda não pagas deverão ser quitadas até o final de 2020. 

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE