TRÂNSITO AO VIVO
domingo, 26 de fevereiro de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Raio Laser

Coluna do dia 23/07/2016

Publicada em 23/07/2016 08:11:57

Fora  

O vereador Gilmar Santiago (PT) já disse a amigos que desistiu definitivamente da candidatura a vice na chapa de Alice Portugal (PT). Motivo: teria sido aconselhado por alta liderança petista a concentrar esforços no sentido de ajudar a fortalecer a bancada petista na Câmara Municipal, ao invés de gastar esforços para a chapa majoritária oposicionista. Santiago vinha se colocando como alternativa assim como o ex-deputado Yulo Oiticica, outro petista que vai concorrer a uma vaga na Câmara Municipal e chegou a se colocar como nome para concorrer à Prefeitura e mesmo ser vice de Alice Portugal. Enquanto isso, a candidata do PCdoB aguarda a colaboração do PT como seu vice.

Estratégia

Petistas acham que o comando do PT agiu de forma maquiavélica e “científica” contra o petista Nelson Pelegrino. Conseguiram o compromisso de que ele não seria candidato a prefeito, já que estava assumindo a Secretaria de Turismo. Agora que o prazo de desincompatibilização passou, resolvem tirar Pelegrino da secretaria do Turismo, reclama um quadro ligado ao petista.

Louos 

A Câmara Municipal de Salvador realizará a partir de 8h30 de terça-feira (26), no Centro de Cultura, a audiência devolutiva sobre o projeto da Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (Louos), no auditório do Centro de Cultura do Legislativo. Na oportunidade, as propostas feitas nos debates públicos anteriores e através do Portal Transparência serão apresentadas e a viabilidade será discutida pela Comissão Técnica de Acompanhamento da Louos.

Intensificação 

Até o momento, quatro audiências públicas foram realizadas para discutir os oito títulos da Louos. Após a audiência devolutiva desta terça-feira, o relatório final será apresentado pelo vereador Leo Prates (DEM) no dia 30 (sábado). A Louos compreende um conjunto de normas que estabelecem critérios e restrições para a implantação de empreendimentos e o exercício de atividades que visam à concretização do modelo físico-territorial de desenvolvimento e expansão urbana, indicação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).

Rui e a Osba

“Nosso objetivo é encontrar o melhor caminho para garantir o pleno funcionamento da Osba”. A afirmação foi feita pelo secretário estadual da Cultura, Jorge Portugal, referindo-se à Orquestra Sinfônica da Bahia. Portugal recebeu a determinação do governador Rui Costa de organizar uma reunião com os representantes da Osba. 

Investimentos

Para Jorge Portugal, a decisão do governador reflete o posicionamento que o Estado tem tido em relação ao investimento na cultura. “Há poucos dias, lançamentos os editais de cultura, que somam R$ 40 milhões para projetos em diversas linguagens. A Osba é um patrimônio do estado, e temos que assegurar que esse projeto se mantenha forte. O governador reconhece a importância da orquestra, e não vai poupar esforços", afirmou o secretário.

Outro fim

A vereadora Vânia Galvão, a  líder do PT na Câmara de Salvador e presidente da Comissão da Reparação da Casa denuncia um ato que, na sua concepção, pode ser enquadrado como conduta vedada no período eleitoral. Conforme a legisladora, o subprefeito da Cidade Baixa, Claudio Conduru, recebeu a visita do pré-candidato a vereador e seu amigo Alexandre Aleluia, acompanhado do assessor, para discutir demandas da Península Itapagipana na sede da subprefeitura.

Cor

Alice Portugal, animada com as primeiras sondagens em relação a seu nome como candidata à prefeita, tem investido em visitas a bairros de Salvador, levando a mensagem de que a pobreza em Salvador tem cor: “É a cor negra”, afirma a candidata, que já começou a procurar o marqueteiro da campanha e diz que seu material de publicidade será especial.

‘Fichas sujas’

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) instaurou, nesta sexta-feira, 22 de julho, procedimento administrativo para identificar as concessões de liminares pela Justiça que suspendem os efeitos de rejeições de contas dos gestores públicos declaradas pelas câmaras de vereadores, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas dos Municípios. 

Acompanhar 

O objetivo é conhecer e acompanhar as decisões do Judiciário que tornem candidatos “fichas sujas” aptos a concorrer às próximas eleições municipais, ainda que temporariamente. A medida dificultaria a ocorrência da causa de inelegibilidade prevista no art. 1º, inciso I, letra “g”, da Lei da Ficha Limpa, dispositivo que impede, por oito anos, a participação em eleições do gestor público que teve contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas. Os Tribunais de Contas do Estado, do Município e da União foram oficiados para que informem as decisões judiciais que suspenderam as rejeições de contas de gestores públicos.

Pressão

O PRB tem feito o que pode para promover o ex-secretário municipal João Roma como vice de ACM Neto (DEM) à Prefeitura. Ontem, distribuiu nota elogiando a performance de Roma numa entrevista que deu a uma rádio local. “Coerência e objetividade marcaram a entrevista concedida por João Roma, pré-candidato a vice-prefeito em Salvador na chapa de ACM Neto (DEM), reafirmando que o PRB continua vivo e ativo na disputa pelo cargo”, diz o texto.

Cidadania 

A “rica e apaixonante” trajetória do ex-presidente do Uruguai (2010 a 2015) e atual senador José Alberto Mujica Cordano, o popular Pepe Mojica, justifica, segundo o vereador Waldir Pires (PT), a concessão do Título de Cidadão de Salvador. “É uma das personalidades mundiais mais relevantes da atualidade”, diz ele no Projeto de Resolução nº 47/16, apresentado na Câmara Municipal propondo a homenagem. “Mujica teve importante papel no combate à ditadura militar no Uruguai (1973-1985). Por suas ações de resistência, passou 14 anos na prisão, de onde só saiu no final da ditadura”, frisa Waldir Pires. 

Guanambi  

O diretório municipal do PSDB lançou na noite de ontem (22) a pré-candidatura do ex-governador Nilo Coelho a prefeito de Guanambi, no sudoeste da Bahia. Nilo tem como um dos principais apoiadores o PDT, que integra a base do governador Rui Costa (PT), mas tem autonomia para fazer coligação em nível local.

Fechando

Com 147 anos de existência, a Santa Casa de Oliveira dos Campinhos, distrito de Santo Amaro, município do recôncavo baiano, pode anunciar a qualquer momento o encerramento de suas atividades no próximo dia 30 de julho. A situação é muito grave: defasagem da tabela de repasses do Sistema Único de Saúde (SUS), perseguição do gestor municipal, resistência dos gestores do SUS para renovação do contrato da unidade e dívidas no valor de R$ 1 milhão. Se nada for feito para mudar o quadro e tirar a Santa Casa da “UTI”, o fechamento será inevitável.

Amigos

Como repete a cada campanha, o vereador Arnando Lessa (PT) promove o “Encontro dos Amigos de Lessa”. Será hoje, a partir das 9h, no Colégio Sagrado Coração de Jesus, na Avenida Joana Angélica, ao lado da sede do Ministério Público. Estão também convidados candidatos como a prefeiturável Alice Portugal, do PCdoB, além de outros políticos.

Bom apoio

O mestre Edvaldo Brito passou a contar com um "cabo eleitoral" de escol na luta para manter-se na Câmara de Vereadores. Trata-se do ex-deputado Galdino Leite, que integrou a Assembleia Legislativa por quatro legislaturas. Um "peso pesado" na caça aos votos dos soteropolitanos.

Aplicativo

Zunzunzum nos bastidores político-empresarial dá conta que empresários parceiros no Uber em Salvador devem aparecer em breve na delação de um executivo de grande empreiteira envolvida  na operação Lava-Jato. Vai ser bandeira 2.

Pelegrino

Com avanços importantes para o Turismo do Estado, num período de tanta retração na economia nacional, chega ao fim hoje a gestão Nelson Pelegrino à frente da Secretaria de Turismo do Estado. Coube ao próprio Pelegrino entregar o cargo ontem ao governador Rui Costa, que destacou o empenho do auxiliar ao longo desse ano e meio e sua dedicação à pasta. É exoneração de Pelegrino sai hoje no Diário Oficial, bem como a nomeação do novo titular da Setur, José Alves, atual presidente da Abav.

Em Brasília

É saída de Nelson Pelegrino da Setur se desfalca a equipe do governador Rui Costa, reforça a bancada petista em Brasília, onde Pelegrino circula com rara desenvoltura e tem fama de grande articulador.

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE