TRÂNSITO AO VIVO
quarta-feira, 18 de janeiro de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Raio Laser

Coluna do dia 28/07/2016

Publicada em 28/07/2016 06:53:33

Charme 
O PR confirmou ontem que vai marchar com o candidato do PP à Prefeitura de Salvador, Cláudio Silva. O presidente do PR na Bahia, o deputado federal José Carlos Araújo, disse à coluna ter ficado tão impressionado com uma explanação de Cláudio Silva sobre a cidade que não hesitou em decidir que ele era o melhor nome para receber o apoio dos republicanos em Salvador. Agora, Araújo negocia um nome para indicar à vice de Cláudio Silva e também o apoio do PTN à chapa. O partido, controlado na Bahia pelo deputado federal João Carlos Bacelar, estava tentado a marchar com a candidatura de Alice Portugal, do PCdoB, à Prefeitura. O charme de Araújo, no entanto, parece estar sendo maior.

Risadas
Por falar em Araújo, o parlamentar arrancou risadas ontem no evento de transmissão de cargo da secretaria estadual de Turismo do qual participou o governador Rui Costa (PT). Ao subir no púlpito para falar, se referiu ao discurso do secretário que se despedia, Nelson Pelegrino, como breve. Na verdade, Pelegrino discursou durante uma hora e 20 minutos, deixando a todos impacientes. 

Cachoeira
Em convenção realizada no município de Cachoeira, na tarde de ontem, a base do governador Rui Costa demonstrou unidade para eleger o candidato a prefeito João Mascarenhas (PSD), que terá como vice Eliana Gonzaga (PRB). O deputado federal Jorge Solla (PT) destacou a importância da eleição do representante do projeto político na cidade do Recôncavo Baiano.

Sem emendas 
Deputados federais comentavam ontem que a colega Alice Portugal (PCdoB), pré-candidata a  prefeita de Salvador, vai ter dificuldades em sustentar o discurso de que quer o melhor para a cidade. Isso porque, segundo essas fontes, ela não tem emendas que beneficiam a capital baiana e praticamente não atuou para ajudar a gestão do prefeito ACM Neto só porque ele é adversário. Vale lembrar que o próprio Neto, quando deputado, foi recordista em emendas para a cidade mesmo quando o prefeito não era seu aliado político. A disputa esquenta e pelo visto, não basta só criticar. 

Em Ilhéus
O PMDB de Ilhéus fechou questão sobre a eleição municipal e decidiu declarar apoio à pré-candidatura de Bebeto Galvão (PSB) para prefeito na disputa eleitoral deste ano. A decisão ocorreu ontem, durante uma reunião em que o pré-candidato do PMDB, Luz Henrique Uaquim, o deputado estadual peemedebista Pedro Tavares, anunciaram a retirada da candidatura do PMDB para apoiar o nome de Bebeto. Uaquim disse categoricamente que tomou essa decisão por entender que o nome de Bebeto reúne melhores condições para liderar o bloco de oposição, pois tem um projeto de cidade claro e definido que seja capaz de devolver o desenvolvimento da cidade de Ilhéus. 

Construção 
Um levantamento concluído essa semana pela Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção na Bahia (Acomac–BA) aponta que o segmento de material de construção, no estado baiano, registrou queda de 13% nas transações econômicas no período de junho de 2014 a junho deste ano. Assim como outros setores, o ramo dos materiais de construção foi afetado pelo conturbado cenário econômico e político vivido, em todo o país, atualmente.

Mudanças
Entretanto, especialistas do segmento vislumbram uma possível e significativa melhora para o setor, já no início do próximo ano. O motivo é o primeiro programa social da gestão de presidente Michel Temer, o Cheque Reforma. Com nome provisório, a medida prevê a liberação de créditos para famílias com renda de até três salários mínimos (R$2.640) e possibilita a realização de melhorias e pequenas reformas, a exemplo de construção de banheiro, troca de telhado e instalações elétricas. Com a nova medida, o setor espera ganhar novo fôlego.

Maratona
Irritada com as insinuações de que sua candidatura não é para valer, Jailce Andrade, candidata do PCdoB à Prefeitura de Camaçari, declarou ontem que está no páreo pela Prefeitura da cidade e vai até o fim, quando espera vencer e se tornar sucessora de Ademar Delgado (sem partido), seu padrinho político. O ritmo de Jailce pela cidade é de maratona.

Camaçari
O vereador Antonio Elinaldo (DEM) e o ex-prefeito José Tude (PMDB) serão homologados como candidatos a prefeito e a vice de Camaçari hoje, em convenção que acontece a partir das 18h, no Centro Social, na entrada da cidade. O evento contará com a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto, e do presidente regional do PMDB, Lúcio Vieira Lima. A chapa terá o apoio de outros oito partidos: PSDB, PPS, PSC, PDT, PRTB, PV, PTB e PMB. Outras legendas podem ser anunciadas a qualquer momento.

População LGBT
Inserção da população LGBT no mercado de trabalho, em especial travestis e transexuais, é o tema que será discutido na audiência pública que acontece hoje, às 18h, na Faculdade de Economia da UFBA, na Praça da Piedade, em Salvador. O evento é iniciativa do vereador Hilton Coelho (PSOL). “O destaque dado nesta audiência à população de travestis e transexuais justifica-se pelas imensas dificuldades enfrentadas por esse segmento para a sua inserção social, principalmente no mercado de trabalho”, enfatizou.

Indicação
O diretório do PSL em Barra da Estiva vai indicar o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo PTB/DEM, de oposição ao governo do Estado. Este grupo é ligado ao deputado Nelson Leal, segundo afirma o deputado Marquinho Viana.

Apoio
Quando diz que pode sair com candidatura apoiada pelo governador Rui Costa (PT), o PRB, hoje na base de ACM Neto (DEM), blefa feio. Isto porque o governador não esconde de ninguém que não nutre a menor simpatia pela agremiação. Rui não esquece da forma como foi tratado pelo PRB quando se lançou candidato ao governo, em 2014, nem das exigências que o PRB lhe fez para apoiá-lo.

Vice de Alice 
O ex-vereador em Salvador, Celso Cotrim, recebeu ontem um apelo para disputar a vice pelo PT na chapa da deputada federal Alice Portugal (PCdoB). O convite foi feito pelo deputado estadual Paulo Rangel, líder do PT na Assembleia, preocupado com a necessidade de os petistas entrarem com os dois pés na campanha de Alice a fim de fortalecer seu nome na disputa contra o prefeito ACM Neto (DEM). 

Perfil
O nome de Celso Cotrim surgiu pelo perfil do petista e a resistência da cúpula do partido em aceitar que vereadores possam façam parte da chapa. Médico e sindicalista, o ex-vereador é negro, já atuou na Câmara Municipal por dois mandatos consecutivos, conhece Salvador e tem forte inserção no Subúrbio, além de reputação impecável, características das quais Alice só se beneficiaria, analisa Rangel. Agora, só depende do próprio Cotrim aceitar, complementa o deputado petista.

Metrô 
O trecho do Metrô de Salvador que vai ligar a estação Pirajá a Águas Claras está garantido. A licitação para construção do tramo 3 da linha 1 do sistema metroviário será lançada na próxima semana, anunciou o governador Rui Costa ontem (27). “O ritmo da obra será no nosso ritmo de fazer as coisas. Salvador tem pressa em oferecer aos baianos a melhor mobilidade urbana do país”, afirmou Rui. O tramo 3 terá 5,5 quilômetros de extensão e mais duas estações: Campinas de Pirajá e Águas Claras/Cajazeiras. Pelo bairro de Águas Claras, onde será construída a nova Rodoviária de Salvador, também vai passar a Linha Vermelha, que possibilitará o tráfego do Subúrbio Ferroviário à orla. 

Acionada
A ex-prefeita do município baiano de Araci, Maria Edneide Torres Silva Pinho, e o sócio-gerente da MRV Produções e Eventos, Marcelo da Silva, são alvos de uma ação de improbidade administrativa. A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Feira de Santana por ausência de prestação de contas e irregularidades na execução de um convênio, firmado em 2010 com o Ministério do Turismo, para a realização dos festejos juninos na cidade, distante 230 Km de Salvador.

Articulação
Os pré-candidatos a vereador pelo PT declararam apoio à candidatura de Alice Portugal (PCdoB) para prefeita de Salvador, na manhã de ontem. Eles se reuniram no auditório do escritório de Alice, no Canela, onde fizeram uma breve apresentação e reafirmaram o nome da candidata como a melhor opção para a disputa contra o atual prefeito. Os vereadores Gilmar Santiago e Vânia Galvão marcaram presença, assim como os nomes que tentarão uma cadeira na Câmara de Salvador: Yulo Oiticica, Marta Rodrigues, Célia Guimarães, Rafael Manga, Josevaldo Pessoa, Djailton Conceição, Genivaldo Ribeiro, Cleide Araújo, Lucão, Villa, Ciro e Edson Porreta e Tia Douçourada.

Desistência 
O prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, está com uma impopularidade tamanha que desistiu de concorrer à reeleição, fortalecendo ainda mais a candidatura da deputada federal Moema Gramacho, do PT e sua adversária à sucessão municipal. Ele também avalia apoiar um candidato do DEM na cidade, mas anda tão mal na fita que o democrata não deve querer apoio explícito.

Em Lauro
Há quem diga também que o quadro sucessório em Lauro de Freitas, após o atual prefeito desistir da candidatura, pode beneficiar Marcelo Abreu, ex-prefeito e com boa experiência administrativa e bom trânsito com as vertentes políticas. Ele espera aproveitar a situação para consolidar o seu nome. 

Barra do Mendes 
O PMDB lançou Armênio Sodré Nunes, conhecido popularmente como (Galego) como candidato da sigla pela Prefeitura de Barra do Mendes nas eleições deste ano. O anúncio foi feito durante a convenção partidária, realizada na Câmara de Vereadores do município. Erick Giliard (PR) foi confirmado pelo partido como candidato a vice-prefeito. Na coligação “Juntos por Barra do Mendes”, o PMDB conta com o apoio do PSL, PR e PTN.

Luiza Bairros
O Movimento de Cultura Popular do Subúrbio, através do Projeto Esporte, Lazer e Inclusão que Transforma (ELIT), desenvolvido em parceira com a Sudesb, promove o Festival Esportivo Luiza Bairros. O evento, que será realizado próximo dia 31, acontece a partir das 9h, na quadra poliesportiva do Bambu, no Rio Sena, e abrangerá, com aulas gratuitas, as modalidades de futebol, futsal, vôlei, basquete, boxe e karatê. O ELIT já beneficia diretamente 1.100 crianças, adolescentes e adultos do subúrbio ferroviário. Em sua segunda edição, o projeto faz homenagens à ex-ministra Luiza Bairros. 

Encontro
O governador Rui Costa (PT) participará hoje de um encontro com pré-candidatos a prefeito e vereador dos partidos de sua base. Organizado pelo PCdoB, o evento acontecerá na sede da UPB, no CAB, a partir das 8h.

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE