TRÂNSITO AO VIVO
terça-feira, 30 de maio de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Raio Laser

Coluna do dia 30/07/2016

Publicada em 30/07/2016 07:37:42

Freio de arrumação 
Quem deu um freio de arrumação em relação à sucessão municipal de Salvador no PSDB foi o deputado federal Jutahy Magalhães Jr. Diante de especulações descabidas de que o partido sairia como vice da deputada federal Tia Eron (PRB), fato que causou gargalhadas em meio mundo político, Jutahy fez questão de enfatizar que os tucanos nunca cogitaram em não apoiar o prefeito ACM Neto (DEM), apesar de reivindicar o vice em sua chapa. Ele disse ter participado de três reuniões com o prefeito, todas na presença do presidente estadual, o deputado federal João Gualberto, do líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy, e do presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Paulo Câmara, nas quais a vice foi discutida, mas em nenhum momento colocado em xeque o apoio à administração. Segundo Jutahy, o PSDB reconhece a excelente administração do prefeito, participa do seu governo e estabeleceu uma parceria de longo prazo com ele que inclui a sucessão de agora e de 2018.

Educação
Além de se preparar para sediar, em 2018, um dos maiores eventos internacionais na área de educação, o Governo da Bahia vai apresentar projetos à Organização dos Estados Americanos (OEA), entidade responsável pelo Virtual Educa. Com este propósito, a Secretaria da Educação do Estado promoveu, ontem (29), uma reunião com a comitiva liderada pelo secretário-geral do Virtual Educa, José María Antón. Os projetos na área da Educação deverão ser apresentados à OEA e também serão enviados para agências internacionais de fomento. Além disso, também está sendo organizada uma visita do governador Rui Costa à sede da entidade, em Washington.

Relatório final 
A leitura do relatório final do projeto da Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (Louos) de Salvador será realizada, neste sábado (30), a partir das 8h30, em audiência pública no Centro de Cultura da Câmara. O vereador Leo Prates (DEM), relator da matéria, fará a apresentação. O relatório contempla o conteúdo do projeto e as emendas e sugestões propostas pelos vereadores e sociedade durante as audiências públicas realizadas pela Câmara Municipal. Foram mais de 100 sugestões de emendas recebidas e avaliadas.

Capacitação olímpica
Formar futuros atletas para os próximos ciclos olímpicos, além de construir valores através do esporte em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social da capital baiana. Esse é o objeto do Centro de Capacitação Olímpica, projeto proposto pelo vereador Geraldo Júnior (SD) por meio dos projetos de Indicação protocolados na Câmara Municipal. De acordo com o parlamentar, o esporte é de grande importância para a formação dos jovens por ser um elemento transformador capaz de promover mudanças nas relações entre as pessoas, contribuindo efetivamente para a inclusão social.

Atletas
O Centro de Formação é idealizado para formar atletas de alto rendimento com capacidade de desenvolver diversas modalidades olímpicas em espaços reservados para o treinamento compostos por equipamentos compatíveis com os complexos de países desenvolvidos e ainda terá disponibilidade de abrigar grandes eventos desportivos e de entretenimento.

Atuação 
Com 103 projetos apresentados na Câmara de Salvador em apenas um ano e meio de mandato, o vereador Eliel (PV) está entre os parlamentares com maior produtividade no Legislativo da capital baiana. Líder do PV na Casa, Eliel tomou posse do mandato em fevereiro de 2015 no lugar do deputado estadual Marcel Moraes (PV) e já apresentou 13 projetos de lei, 85 projetos de indicação e 05 projetos de resolução (que tratam da própria administração da Câmara).

Lauro de Freitas
O vereador Mateus Reis, do PSDB, é a mais nova aposta para a sucessão municipal em Lauro de Freitas com a desistência do prefeito Márcio Paiva (PP) de se candidatar. Além do PP, quem deve apoiá-lo é o DEM, onde o candidato Chico Franco não consegue empolgar. Já a deputada federal Moema Gramacho (PT) já escolheu para vice a vereador Mirela, do PSD. 

Apreciação
Já o relatório final da Louos será apreciado em reunião extraordinária das comissões de Constituição e Justiça; Finanças e Orçamento e Meio Ambiente, na segunda (1º), às 8h30, no Plenário da Câmara. O encontro será dirigido pelo vereador Claudio Tinoco (DEM). Ainda na reunião, o vereador Leo Prates (DEM), relator da Louos, destacará o seu parecer. Após o parecer único, a matéria segue para votação em plenário.

Resposta
Com relação à nota “Pau da Lima”, veiculada pela coluna ontem, a Embasa informou que o serviço de remanejamento da rede coletora de esgoto da Travessa São Luís foi concluído no dia 20 de julho. “Esclarecemos que o problema foi causado pela ação indevida de um morador, que tamponou a rede de esgoto. Após diálogo com a comunidade, foi possível realizar o serviço de remanejamento”. Em vistoria realizada ontem, técnicos da Embasa constataram que a rede está operando normalmente. 

Pegou ar
A pré-candidata à prefeitura de Salvador pelo PCdoB, Alice Portugal, pegou ar com o ex-chefe de Gabinete do prefeito ACM Neto (DEM), João Roma (PRB), após um dos pré-candidatos a vice na chapa do democrata alfinetar a comunista afirmando que ela “viveu muito tempo no paraíso de Brasília” e por isso teria conhecimento sobre as “lambanças do PT”.

Desconheço
“Quero dizer que fiquei realmente estupefata porque nem conheço esse senhor. Fui pesquisar. Ele é pernambucano e recebeu um título de soteropolitano e vem dizer que eu vivo em Brasília. Quero saber se quando o prefeito [ACM Neto] se candidatou para prefeito, sendo deputado federal, se ele não ia em Brasília acompanhar as sessões. Eu vou sim a Brasília. Como deputada federal paga para isso tenho que bater ponto lá”, respondeu. 

Saúde da Mulher
A Comissão dos Direitos do Cidadão da Câmara de Salvador, através do seu presidente, o vereador Everaldo Augusto (PCdoB), realiza neste sábado (30), às 9h, o 1º. Seminário de Saúde da Mulher de Cajazeiras. O evento vai reunir mulheres da região para uma manhã com troca de informações sobre saúde sexual e reprodutiva, prevenção e controle do câncer ginecológico, entre outros.

Quarentena 
O ex-ministro Juca Ferreira (Cultura) não gostou de saber que caiu na boca do povo depois que passou a integrar o luxuoso grupo de ex-colaboradores da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) que está sob quarentena, ganhando salários por seis meses sem trabalhar. Só os oito ex-ministros que recebem o benefício representam um gasto de R$ 1,3 milhão por mês ao erário. Faz parte do grupo de privilegiados o ex-ministro Jaques Wagner (Casa Civil).

Mandato
Lideranças sindicais, religiosas e da sociedade civil organizada participam, hoje (30), da plenária do mandato do vereador Gilmar Santiago (PT). O objetivo é fazer um balanço dos quatro anos de mandato e discutir a necessidade da renovação. A plenária será no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto da Bahia (Sindae), nos Barris, e tem início previsto para as 9h. 

Projetos 
“A ideia desta reunião foi sintonizar os superintendentes na preparação de projetos que devemos apresentar até setembro, e, óbvio, preencher todos os requisitos, além de ajustar o conteúdo para consagrar a realização do evento em 2018”, destacou o secretário da Educação, Walter Pinheiro. 

Turismo
Segundo o novo secretário de Turismo da Bahia, José Alves, o secretário-geral da Virtual Educa, José Maria Antón, demonstrou grande interesse pelo estado e pelo Centro de Convenções. No encontro, Alves apresentou as condições de infraestrutura que favorecem a realização do evento em Salvador e detalhou os atrativos que fazem o diferencial da Bahia. “Sol e praia compõem a beleza natural desta região que se torna inigualável por sua riqueza histórico-cultural, gastronomia e arquitetura”, destacou.

Contra Temer
A Frente Povo Sem Medo e a Frente Brasil Popular na Bahia, organizações que reúnem diversos movimentos sociais do país, sairão às ruas de todo o Brasil, no próximo domingo, dia 31, em defesa da democracia. Em Salvador, a data será marcada por uma caminhada, com concentração às 15h, no Campo Grande. Isso, porque se aproxima o momento em que o Senado votará o afastamento definitivo da presidente Dilma Rousseff.

Emenda impositiva
O deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB) comemorou a entrega de um trator agrícola para atender pequenos produtores rurais da comunidade de Caraibeira no município de Juazeiro, semiárido baiano. A entrega é fruto de uma emenda impositiva apresentada pelo parlamentar no ano passado, quando destinou o valor de R$ 140 mil para a aquisição do equipamento. Os tratores são acompanhados de kits de implementos agrícolas, a exemplo de arado, grade hidráulica, escarificador, batedeira de cereais, carreta, compressor, lubrificador e macaco.

Pelo PR
O PR confirmou essa semana que a cantora Gilmelândia é pré-candidata a vereadora de Salvador nas eleições deste ano. Com um trabalho de 15 anos na área social e com o título de madrinha do combate ao câncer, Gil pretende intensificar a sua atuação em comunidades que sofrem com usuários de crack e trabalhar em prol do turismo da cidade. Gilmelândia Palmeira dos Santos é natural de Salvador. A cantora ficou nacionalmente conhecida quando se tornou vocalista da Banda Beijo, entre 1998 e 2001. Após sair do grupo, em sua trajetória, lançou outros álbuns até se tornar apresentadora de TV, à frente do programa Viva a Noite, no SBT.

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE