TRÂNSITO AO VIVO
domingo, 19 de fevereiro de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Pedro Oliveira

Coluna do dia 01/10/2016

Publicada em 01/10/2016 00:05:00

Coiteenses se despedem do “pai dos pobres” com aplausos e choros

Comoção, aplausos, silêncio e um sentimento de orfandade tomou conta de Conceição do Coité. O mito político e principal liderança da região sisaleira Hamilton Rios de Araújo, havia morrido e estava sendo sepultado. Acabava nesta sexta-feira, a história do “Pai dos Pobres” no município, um dos poucos políticos que olhou para as classes menos favorecidas da cidade, com carinho e atenção. Sobre o caixão, a bandeira de sua amada Conceição do Coité. Por onde passava até mesmo o acirrado clima de disputa política de último dia de campanha, silenciou. Nem azuis, nem vermelhos, lado que Hamilton Rios tão bem representava colocaram seus jingles de campanha para tocar. Entretanto, o silêncio era cortado pelos aplausos onde o cortejo passava.

Pai dos Pobres

Hamilton Rios foi sepultado no Cemitério Velho por volta do meio dia desta sexta-feira (30), após ter o corpo velado no Ginásio de Esportes da cidade. Desde o anúncio da morte do líder político, na quinta-feira, pelo filho, deputado estadual Tom Araújo (DEM), a cidade experimentou um clima de comoção. Hamilton Rios, carinhosamente conhecido como Mitinho, estava internado há cerca de 20 dias no Hospital Aliança, em Salvador, vindo a falecer por volta das 7h30. Imediatamente, o parlamentar fez o anúncio do falecimento do pai através da Rádio Sisal.

Manifestações em toda cidade

Desde então, muitas pessoas passaram a se manifestar nas redes sociais, através da emissora de rádio ou ligações para familiares ou empresas da família de Hamilton Rios. Desde o início da tarde de quinta-feira, milhares de pessoas foram para a entrada da cidade aguardar a chegada do corpo de Mitinho. Por volta das 18h, o carro com o corpo do líder político,chegou, escoltado por uma viaturas e seguido por milhares de carros e motocicletas com pisca-alerta ligados, enquanto milhares de pessoas aguardavam nas calçadas a passagem do cortejo fúnebre. Quando o carro com o corpo de Hamilton Rios passava, era recebido pelos aplausos da população.

Clima de Comoção

O corpo foi levado para o Ginásio de Esportes onde foi velado durante toda noite até o momento do enterro. Para o local, compareceram lideranças polícias da região, como o prefeito de Feira de Santana José Ronaldo; o ex-prefeito de Ichu, Carlos Santiago, o deputado federalElmar Nascimento e Sérgio Carneiro, filho do ex-senador João Durval Carneiro, representando a família, o ex-deputado estadual EmérioResedá, além de ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e diversas lideranças políticas e populares.

Trajetória de um grande líder

Primeiro foi eleito prefeito em 1972; depois elegeu Walter Ramos seu sucessor (de 1977 a 1982 – 6 anos); voltou a se reeleger comandando o município de 1983 a 1988 (6 anos).  Depois foi a vez do seu sobrinho Ewerton Rios até 1992. Perdeu uma disputa para um dos seus maiores adversários, Diovando Carneiro, que governou até 1996; mas manteve a sua influência de líder, voltando a eleger novamente seu sobrinho Ewerton até o ano 2000. E, mostrando mais uma vez a força de sua liderança, elegeu o filho Tom Araújo (hoje deputado estadual) para prefeito, permanecendo no cargo até 2004. Hamilton Rios voltou a surpreender, reelegendo o sobrinho Ewerton pela terceira vez e, finalmente, elegeu Renato Souza em 2008. Em 2012, terminou perdendo a hegemonia do município e agora o sobrinho Ewerton Rios volta a ser candidato pela quarta vez, enfrentando a reeleição do atual prefeito.

Tita de Roque - Continuidade administrativa em Barrocas

O atual vice-prefeito e candidato a prefeito em Barrocas, Joilton Avelino de Queiroz, o Tita de Roque, disse que vai dar continuidade ao trabalho atual da gestão do prefeito Almir de Maciel. Ele disputa o pleito pela coligação “Honestidade e Experiência: Barrocas Merece” pelo PP tendo como candidato a vice Joseval Mota (PR). Ele agradeceu aos barroquenses o acolhimento da candidatura e disse que vai buscar dobrar o que foi feito até agora pela atual administração a qual ele pretende continuar o que vem sendo feito. “Vamos continuar lutando, levando o que projetamos para nossa cidade falando com todos e mostrando o que almejamos para Barrocas”, afirmou.

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE