TRÂNSITO AO VIVO
terça-feira, 28 de março de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Pedro Oliveira

Coluna do dia 12/11/2016

Publicada em 12/11/2016 00:05:00

DeputadoRobinho recebe prefeitos eleitos

Os prefeitos eleitos nos municípios de Caravelas, Mucuri, Itapitanga, Itapé e Itapebi, estiveram esta semana,visitando o gabinete do deputado estadual Robinho (PP), na Assembleia Legislativa, onde se encontrava também, o parlamentar federal Ronaldo Carletto (PP). Apósa recepção de boas vindas aos visitantes, os deputados puderam conhecer de perto as situações relacionadas às administrações quando os novos gestores foram unânimes em afirmar que vão receber os municípios em situação bastante precária e que iriam necessitar de toda forma de apoio.“Vamos levar estes prefeitos para conhecer os programas oferecidos pelo Governo do Estado e as possibilidades que possuem junto ao governo federal, dentro de cada necessidade”, informou Robinho. Durante a visita, o prefeito eleito de Caravelas, Sílvio Ramalho (PMDB) disse que dentro em breve deve estar anunciando a formação da equipe de transição e de governo.Em Itapé, município que será administrador pelo prefeitoNaeliton Rosa Pinto (PP), a situação também não diverge das dificuldades dos demais.

 

Itapitanga sem estrutura

O prefeito de Itapitanga, Dernival Dias Ferreira (PSB), eleito para o terceiro mandato, disse que a situação é complexa no município. “Vamos receber a administração com salários atrasados do funcionalismo, hospital sem estrutura para funcionar, muitas carências em diversos setores e em toda cidade. Neste primeiro momento vamos colocar a casa em ordem para podermos ver qual a situação real que vamos receber o município”, afirmou.Após “arrumar a casa”, onde até o 13º salário será deixado para a próxima administração quitar a partir de janeiro de 2017, Dernival disse que dará atenção a retomada das atividades da Saúde e Educação, com reaparelhamento das unidades, pagamento de vencimentos atrasados, recuperação física dos imóveis, entre outras medidas emergenciais. “Vamos fazer um governo de participação popular e cumprir o que prometemos como transporte de qualidade inclusive para universitários. E vamos discutir com as comunidades às obras que são necessárias para cada localidade. E junto com nosso deputado Robinho ver de que forma o governo do Estado pode nos auxiliar”, afirmou.Um dos problemas que a nova administração deve encontrar é como recuperar as estradas na zona rural, uma vez que o município não possui máquinas. “Vamos tentar junto aos nossos deputados para podermos ter esses equipamentos que são necessários para a melhoria da cidade”, disse. Além disso, está no projeto do prefeito, conquistar uma empresa de porte para a cidade de pouco mais de 10 mil habitantes e que tem como base da economia a pecuária e cacauicultura, para gerar emprego e renda.

 

Novos desafios em Itapebi

O prefeito de Itabepi, Juarez da Silva Oliveira (PP), vai administrar uma cidade com mais de dez mil habitantes e que tem a pecuária como base da economia. “Nosso desafio é colocar saúde, educação e transportes para voltar a funcionar. Hoje estamos com os professores em greve. Temos um passivo social muito grande porque as culturas da zona rural foram substituídas pela plantação de eucaliptos e temos muitos desempregados. Além disso, a situação é tão grave que temos bairros inteiros sem iluminação”, afirmou.Juarez que disse que irá contar com o apoio do deputado Robinho, também terá como desafio reestruturar a rede municipal de educação, onde tem escolas funcionando em antigos galpões da Ceplac, onde eram depositados defensivos agrícolas. “São muitas carências. Na Educação, temos que reestruturar a parte física das escolas; na Saúde, buscar reestruturar o hospital municipal para dar atendimento local e na geração de emprego e renda, buscar também novas áreas para cultivo para o pequeno agricultor que deixou as terras para o cultivo do eucalipto”, afirmou.

 

Mucuri quer nova orla

O prefeito eleito de Mucuri, José Carlos Simões (PDT), vai administrar a cidade de 42 mil habitantes e que tem uma economia voltada para a indústria da celulose. “Vamos atuar trabalhando para reativar o comércio local e reconquistar o turismo. Vamos incentivar também as pequenas produções que são forte geradores de empregos”, disse. Hoje os três principais problemas da cidade estão relacionados à falta da rede de água e esgoto, bem como a falta de empregos e uma saúde municipal de qualidade. “Vamos concluir as obras da UPA, pretendemos construir uma maternidade e implantar duas clínicas odontológicas. Nosso desejo é levar para Mucuri, um hospital de grande porte para atender nossa cidade e região, com boa estrutura e várias especialidades, em parceria com os governos federal e estadual. Para tanto, contamos com o apoio do deputado Robinho”, disse.Outro desafio que José Carlos Simões enfrentará está na área da Educação, onde quer melhorar a parte física das escolas e incentivar os professores com melhores salários e qualificação. Além disso, quer renovar a frota de ônibus escolares, bem como regularizar o pagamento dos prestadores de serviços. O prefeito pretende também retomar os investimentos no Turismo. “As nossas praias estão deixando de ser atrativas para o investidor devido ao avanço da maré e a mudança natural do curso do rio. Precisamos fazer uma contenção e a partir daí trabalharmos na modernização da orla e ligar a cidade com a Costa Dourada através da tão esperada ponte que já vem sendo prometida há décadas”, afirmou.

 

Escritor e jornalista Sérgio Matos participa de feira em Porto Alegre

O jornalista, escritor, compositor e professor Sérgio Matos participou, no último dia 9, da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, como autor convidado da Festa Literária da Comunicação, a II Flicom, no auditório do Centro Cultural Érico Veríssimo. Na Flicom, que integra a Feira do Livro, ele compôs a mesa de debates que discutiu “Modos de legitimação do texto literário, com o escritor e professor da PUC-RS Juremir Machado como mediador. Também participaram da mesa o escritor e documentarista João Paulo Cuenca e o escritor, professore roteirista João Carrascoza. Sérgio Matos é romancista, poeta, biógrafo, compositor, jornalista e professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

 

Orquestra Santo Antônio realiza concerto de Natal em Coité

A Orquestra e Coral Santo Antônio, de Conceição do Coité, já está ensaiando várias peças para apresentar dia 17 de dezembro, no Concerto Natalino. A apresentação será no Teatro da instituição, uma ONG de assistência para crianças de baixa renda e em risco social e já se tornou parte das atrações da idade. Na última sexta-feira, 11, a Orquestra e Coral Santo Antônio fez uma apresentação ainda em comemoração ao Dia das Crianças. De acordo com o maestro Josevaldo Silva, a apresentação que normalmente ocorrem em outubro foi adiada devido ao período de eleições municipais.  NA apresentação de ontem, a plateia se deliciou com músicas tema de filmes, desenhos animados e trilhas de games, como destacou maestro. “Apresentamos temas que a garotada conhece e aprecia, a exemplo de trilhas de filmes como Piratas do Caribe,  do desenho do Pica Pau e do game Mário Bros,  e que fazem parte do imaginário infantil”, informou Josevaldo. A Orquestra e Coral Santo Antônio surgiu da iniciativa da professora de artes Maria Valdete da Silva Santos, com apoio do irmão, o padre coiteense Antônio Ferreira. Criada em 2007, a Orquestra e Coral Santo Antônio vem, desde então, apresentando uma opção de mudança e superação na realidade de muitas crianças da região, promovendo aulas teóricas e práticas de educação musical. São oferecidas quatro oficinas (Iniciação Musical em Flauta Doce, Sopro, Iniciação ao Violino, Iniciação ao Violoncelo e Prática Orquestral), além da experiência em prática orquestral e outras atividades culturais, como exibição de filmes.

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE