TRÂNSITO AO VIVO
domingo, 28 de maio de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Tecnologia

Aplicativos facilitam a vida dos usuários

Leia mais e veja algumas opções

por
Yuri Abreu
Publicada em 11/01/2017 09:54:31

Com um número cada vez maior de pessoas acessando a internet pelo celular – 92,1% dos lares brasileiros o fizeram pelo aparelho em 2015, de acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, os aplicativos para dispositivos móveis tem se tornado uma importante alternativa para aqueles que querem ganhar tempo, evitando grandes deslocamentos, filas e estresse, principalmente nas grandes cidades, com os dias cada vez mais corridos.

Controle de gastos, delivery de comida, ouvir rádios, ler notícias... É uma verdadeira infinidade de opções para todos os tipos e gostos. De acordo com dados de 2014 de uma empresa norte-americana de pesquisa de aplicativos, o número de programas para celular disponíveis no Play Store – voltado para o sistema Android –, do Google, era superior a 1,4 milhão. Já na App Store, do sistema iOS, da Apple, o índice era de pouco mais de 1,2 milhão de aplicativos.

“O celular virou praticamente o segundo braço de muitas pessoas, facilitando e agilizando a sua comunicação e locomoção. A evolução se torna mais fácil, uma vez que podemos nos comunicar com que quisermos sem sair do lugar e os usuários utilizam os aplicativos a seu favor”, disse Luciano Navarro, sócio de uma empresa de soluções tecnológicas – que funciona no Parque Tecnológico, na Avenida Paralela – que há ano um lançou um aplicativo de denúncias voltado para o cidadão que encontrar problemas em seu município, como buracos nas ruas ou degradação de praças. Segundo ele, ente 5 e 10 mil usuários já baixaram o programa.

No smartphone do engenheiro químico, Ludmir Gomes, não podem faltar aplicativos como Whatsapp, Instagram, Facebook e Youtube. “Uso mais estes para me comunicar e me atualizar sobre o que está acontecendo na cidade e no mundo, principalmente pelo acesso rápido e a facilidade de manuseio”, contou.

Além das redes sociais e aplicativos de vídeo, a estudante de educação física, Naiara Luttigards, usa alguns programas em seu smartphone para ter acesso a conta bancária, ler e-mails e ouvir músicas. “Eu comecei a usar esses aplicativos por conta das facilidades que eles me propiciam no dia a dia, como na comunicação entre amigos e nas relações profissionais. Além disso, na criação de redes de compartilhamento e interação nos meus temas de interesse e resolvendo questões financeiras sem sair de casa”, ressaltou.

Contudo, diante desse mundo de facilidades, chama a atenção de especialistas da área o fato de as relações interpessoais estarem ficando em segundo lugar diante do plano virtual. “As ferramentas são facilitadoras da sua vida, mas ainda é importante manter os relacionamentos pessoalmente. Deve-se usar determinados aplicativos de forma moderada, a fim de evitar o isolamento”, alertou Navarro.

Veja as opções

Pensando nesse mundo de facilidades a apenas um toque da tela, a reportagem da Tribuna da Bahia fez um levantamento de alguns aplicativos interessantes em diferentes áreas. São opções para ouvir sua rádio preferida, ler notícias, checar passagens de avião, delivery de comida, buscar emprego, controlar as finanças, pedir táxi, entre outros. Confira:

iFood
Aplicativo para serviço de delivery de comida. Segundo a descrição no Play Store, após a instalação no smartphone, o usuário tem a opção de navegar entre os restaurantes que atendem na região de onde mora, escolhendo o tipo de estabelecimento a depender da hora e do quanto a pessoa estiver disposta a gastar. Basta olhar os cardápios e fazer a escolha. Mas antes de comprar, existe a opção de verificar os comentários de outras pessoas que já fizeram a aquisição no mesmo local. (Disponível para Android e iOS)

TuneIn Radio
Neste aplicativo, o usuário pode ter acesso mais de 100 mil rádios AM e FM de todo mundo, como as brasileiras Rádio Bandnews FM e Transamérica, além das internacionais BBC Radio1 (Inglaterra) e Z100 (Estados Unidos). Além de notícias, o app tem, segundo a descrição, a maior seleção de futebol ao vivo, músicas e debates. Nela, ainda existe a opção de atualização para uma conta Premium, excluindo as propagandas e anúncios. (Disponível para Android e iOS)

CittaMobi
Para quem precisa se deslocar de ônibus por Salvador, sabe do problema que é ter que ficar esperando pelo coletivo durante muitos minutos. Utilizando o GPS do celular (além de, claro, estar com acesso a internet), o usuário consegue saber uma previsão de em quanto tempo o veículo vai chegar no ponto, informando seu itinerário e localização em tempo real. (Disponível para Android e iOS)

99 Táxis
Se você está na rua, ou em casa, é precisa de um táxi para se deslocar, este é um dos aplicativos mais utilizados para quem busca o serviço. Assim como CittaMobi, é necessário também estar conectado ao GPS para acionar um taxista em tempo real. Enquanto aguarda, você confere informações do motorista como por exemplo o nome, o modelo e a placa do carro. No app, o usuário tem a opção de saber quanto vai pagar pela corrida antes mesmo de pegar o veículo. Também existe o modelo de cadastro do cartão de crédito, evitando a preocupação com o troco ao final da corrida. (Disponível para Android e iOS)

Flipboard
Considerado um dos mais completos aplicativos para leitura de notícias, nele o usuário tem a opção de escolher os sites que deseja acompanhar, seja do Brasil ou do mundo. É possível também seguir as notícias de acordo com o seu grau interesse em assuntos como política, tecnologia, esportes e economia. (Disponível para Android e iOS)

Guia Bolso
Aplicativo que serve como auxílio no controle das finanças. Ele ajuda a controlar as transações e gerenciar gastos feitos pelos usuários. Com uma integração feita de forma segura com os principais bancos do país e também com operadoras de cartão de crédito, o app oferece gráficos com gastos mensais identificando qual a maior fonte de despesas, tornando mais fácil a vida do usuário quanto ao estabelecimento de metas a médio e longo prazos. (Disponível para Android e iOS)

Linkedin
Maior rede social voltado para o mercado profissional, no aplicativo é possível inserir e divulgar o currículo, além do portfólio de trabalho em seu perfil. O usuário também pode se candidatar a vagas divulgadas por diversas empresas. Há a possibilidade, assim como, de se conectar com colegas de trabalho, ampliando sua rede de contatos. (Disponível para Android e iOS)

Destinos
Para quem pensa em viajar, este aplicativo é uma alternativa para quem quer pesquisar passagens de avião mais baratas realizando a comparação entre diversas companhias aéreas. Basta, ao usuário, adicionar o local de origem e destino, colocando as datas de ida e volta, além de pôr o número de passageiros. No caso de vôos internacionais, os preços já estarão convertidos para a nossa moeda, o real. (Disponível para Android e iOS)
 

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE