TRÂNSITO AO VIVO
domingo, 28 de maio de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Dicas

Como remover pulgas em animais

Diante do desespero dos donos, há produtos dos mais diversos tipos nos pet shops que visam tratar as pulgas com a promessa de eliminá-las por completo

por
Acorda Cidade, site parceiro da Tribuna da Bahia Online
Publicada em 15/05/2017 12:41:33

Um dos maiores temores para quem tem um animal de estimação em casa é a infestação de pulgas. Gatos e cachorros estão propensos a pegar algum desses parasitas apenas ao ter contato com outro animal infestado ou em um ambiente de uso comum.

Diante do desespero dos donos, há produtos dos mais diversos tipos nos pet shops que visam tratar as pulgas com a promessa de eliminá-las por completo.

Mas não basta apenas aplicar um remédio: é preciso investir em outros cuidados diários e mudanças de atitude para conseguir bons resultados a longo prazo. Certamente, seu animal de estimação vai agradecer o esforço.
Como as pulgas se propagam?

As pulgas gostam de ambientes quentes, úmidos e se alimentam de sangue quente. Com grande capacidade de salto e longevidade de até um ano, as fêmeas podem colocar mais de dois mil ovos durante a vida.

A transmissão não está relacionada à higiene: basta passear em um parque com o seu cachorro, por exemplo, que há possibilidade de ele ser atacado pelas pulgas. Elas infestam o lugar, outros animais e passam de um ponto a outro por questão de proximidade.

Dentro de casa, a fêmea continua colocando ovos no pelo do animal e a infestação é certa. Eles ficam pelo ambiente, nas frestas dos assoalhos e nas roupas.

Como as pulgas podem ser eliminadas?
Como o seu lar vira praticamente a morada das pulgas, é preciso que o local passe por um processo de limpeza e também de desinfecção.

Para se ter uma ideia, os animais são responsáveis apenas por 5 a 10% da infestação, ou seja, o problema não está apenas neles - mas, certamente, seus amigos de quatro patas também vão precisar de tratamento.

Para fazer a limpeza adequada da casa, aspire o chão, os sofás, as almofadas e tudo que estiver ao seu alcance. Os espaços úmidos devem ser um alvo importante, pois é ali que as larvas ficam durante seu desenvolvimento. Após a aspiração, jogue logo em seguida o saco do aspirador no lixo.

Roupas de cama e peças com as quais os bichos de estimação tiveram contato precisam ser lavadas com água quente.

Pulgas nunca mais
Para pôr fim às pulgas, esse processo todo deve ser repetidos algumas vezes. Em casos mais sérios, há inseticidas antipulgas e também o serviço de empresas para eliminar as infestações.

Após a primeira limpeza da casa, todos os animais já devem iniciar o tratamento com produtos específicos antipulgas. Há talcos, pomadas, sprays e pílulas, mas é importante verificar e utilizar os meios menos tóxicos e com indicação do veterinário.

A marca Revolution, um dos maiores nomes de produtos antiparasitários em todo o Brasil, oferece tratamentos para cães e gatos de vários tamanhos e pesos.

Para a prevenção, recomenda-se manter a limpeza do ambiente com aspirações de tempos em tempos e lavar as roupas que entrem em contato com os animais.

Outra dica é sempre passar cera no assoalho, evitando que os ovos fiquem depositados nas frestas dessa superfície. 

 

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE