TRÂNSITO AO VIVO
domingo, 28 de maio de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE
Gastronomia

Receita básica da panqueca perfeita

A panqueca ideal deve ser fofinha e de sabor equilibrado ;pode apostar nesta receita

por
Estadão Conteúdo
Publicada em 15/05/2017 12:26:48

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar 
1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 e 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 e 1/4 de colher (chá) de sal 
2 e 1/2 xícaras de leite integral
2 e 1/2 colheres (sopa) de suco de limão 
2 ovos grandes
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida
Óleo de soja, canola ou coco para fritar

 

Preparo

1-Preaqueça o forno a 160°C. Misture o leite ao suco de limão e deixe descansando por 10 minutos - você também pode substituir essa mistura por uma combinação de 400 ml de iogurte desnatado e 200 ml de leite desnatado.

2-Incorpore os ingredientes secos em uma tigela e, com um batedor ou um garfo, faça um buraco no meio. Despeje aí o leite com limão e quebre os ovos por cima.

Acrescente a manteiga derretida. Comece mexendo no centro, misturando tudo, aumentando aos poucos os círculos até obter uma massa homogênea. Não bata demais (caroços são normais). A massa pode ficar na geladeira até uma hora antes de ser usada.

3-Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo e deixe aquecer cinco minutos. Despeje uma colher (sopa) de óleo, aumente o fogo para uma intensidade média e despeje 1/3 de xícara de massa (use uma xícara-medida).

Se você estiver usando uma chapa de ferro e ela for grande o suficiente, repita a operação mais uma ou duas vezes, tomando cuidado para não exagerar.

4-Vire as panquecas quando a massa começar a borbulhar e o fundo já estiver dourado (de 2 a 4 minutos). Frite até que ambos os lados estejam levemente escuros. Coloque-as em uma forma e mantenha no forno até a hora de servir.

SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE