FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE

Raio Laser

Coluna do dia 24/04/2014

Expectativa I
Quem esteve na movimentada solenidade de posse de Fábio Mota na pasta de Transportes e causou até estranheza foi o ex-vereador Paulo Magalhães Jr. (PSD). Ele é o suplente que corre risco de assumir uma vaga na Assembleia Legislativa caso o recurso da deputada Maria Luiza Orge (PSC), condenada por infidelidade partidária, não seja favorável a ela. O primo do prefeito não quis comentar o caso e disse que vai esperar a decisão jurídica.

Expectativa II
Instigado de como andam suas relações com o prefeito ACM Neto (DEM), visto que ambos passaram os últimos anos em rusgas, Paulo Magalhães afirmou que está tudo muito bem e disse que não poderia deixar de prestigiar a posse de Fábio Mota, do qual é muito amigo.

BA-VI
Em tom de descontração, o prefeito ACM Neto (DEM) demonstrou preocupação com os quadros que o cerca. Torcedor do Bahia, o democrata colocou em seu time um torcedor fanático do Vitória e começou a nomear os secretários que também torcem para o time rubro-negro, mas enfatizou que defenderá o time do Bahia. Todos riram.

Apoio
Sete deputados federais e um senador de diversos partidos já prestaram solidariedade ao vereador soldado Prisco (PSDB), preso desde a Sexta-feira Santa na Papuda, em Brasília, e se comprometeram em acompanhar o processo que julga o pedido de  habeas corpus que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Em Brasília, os deputados federais Alexandre Leite (DEM/SP), Willian Dib (PSDB/SP), João Campos (PSDB/Goias), Ivan Valente (PSOL), Otoniel Leite (PSDB/SP), Marco Medrado (PDT/BA), Mendonça Prado (DEM/SE) e o senador Randolfh Rodrigues (PSOL/AP) já confirmaram que vão apoiar a equipe jurídica da Aspra.

Trabalho
 O secretário-geral do PSB da Bahia, Rodrigo Hita, ressaltou o empenho do ex-secretário do Turismo do Estado, Domingos Leonelli, na conquista do financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimentos de R$ 208 milhões na requalificação da Baía de Todos-os-Santos. “Leonelli e a sua equipe trabalharam diuturnamente para cumprir todas as metas exigidas pelo BID. A partir deste projeto, que foi pensado, discutido e minuciosamente planejado, a Baía de Todos-os-Santos pode se tornar um dos principais destinos do turismo náutico do mundo”, prevê.

Volta Lula, não!  
Um deputado petista com franco acesso tanto ao Palácio de Ondina quanto ao do Planalto assegura à coluna que não há hipótese de ganhar corpo o “Volta Lula”, a despeito do bate-cabeça registrado entre as forças ligadas à presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Lula com relação à polêmica compra da refinaria de Pasadena nos Estados Unidos. Segundo a mesma fonte, é próximo de zero qualquer possibilidade de o ex-presidente aceitar qualquer apelo para concorrer ao governo, rompendo o direito natural da presidente de disputar a reeleição. Ela afirma que, além de a ideia parecer autoritária à maioria petista, não pegaria bem no seio da sociedade brasileira, onde poderia ser vista como uma agressão à mulher.

Greve 
Os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Uefs, Uneb, Uesc e Uesb) paralisarão as atividades acadêmicas na próxima terça-feira em protesto contra a redução de verbas em quase 12 milhões para custeio e investimento, imposta pelo governo estadual. Com isso, o risco das instituições entrarem em colapso é muito grande, pois faltará dinheiro para comprar material e equipamentos, as obras de reforma e construção serão suspensas, o restaurante universitário poderá ser fechado, ocorrerão atrasos no pagamento de fornecedores, das empresas terceirizadas, das contas de luz, água e telefone. Também estarão suspensos os concursos e seleções públicas para professores e técnico-administrativos.

Homenagem
 O escritor baiano Antônio Torres, empossado na semana retrasada na Academia Brasileira de Letras (ABL), será homenageado neste sábado (26/04) em sua terra natal, a cidade de Sátiro Dias, na região de Alagoinhas. Autor de 17 livros, sendo 11 romances, Antônio Torres foi empossado na ABL no último dia 9 de abril, passando a ocupar a cadeira 23, que já pertenceu a Jorge Amado, José de Alencar e Machado de Assis.

Estranho no ninho
Não só de peemedebistas, democratas e membros de partidos aliados estava cercado o prefeito ACM Neto (DEM) e o novo secretário de Transporte, Fábio Mota, durante a solenidade de posse no Palácio Thomé de Souza. Tinha um petista também. O vereador Henrique Carballal esteve presente, inclusive sentou-se à mesa principal e foi saudado pelo democrata.

Saudade
Durante o discurso, momentos de afago. A vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento (PV), chegou atrasada à posse de Fábio Mota (PMDB) e, ao sinalizar sua presença, o prefeito ACM Neto (DEM) fez um gesto de afago e disse publicamente que estava com saudade da sua vice.

Passagem rápida
A passagem de Orlando Santos frente à Semut foi rápida. Com a saída de Aleluia (DEM), por conta da legislação eleitoral, Santos, que foi subsecretário da pasta, não chegou a completar nem um mês. O prefeito, no ato de posse de Fábio Mota (PMDB), lembrou do trabalho do interino. “Orlando é uma pessoa da total confiança e vai continuar colaborando com nossa administração”, salientou.

Igualdade
Arouca, Márcio Chagas, Tinga. Estes são somente alguns exemplos de atletas brasileiros hostilizados por xingamentos e atitudes racistas nos últimos meses. É com o objetivo de refletir sobre estes e outros casos de racismo no esporte, bem como as circunstâncias, posicionamentos – do autor e da vítima – e punições que a Comissão  Especial de Promoção da Igualdade, presidida pelo deputado estadual Bira Corôa, realizará, na próxima terça-feira (29), a audiência pública intitulada “Racismo no Esporte”. O encontro acontece na sala José Amando – Assembleia Legislativa –, a partir das 9h30.

Jacobina
Cerca de 1,7 mil pessoas serão beneficiadas com a entrega de mais um empreendimento do Minha Casa, Minha Vida na Bahia – o residencial Lagoa Dourada 1, no município de Jacobina, no Norte do estado. A inauguração será nesta sexta-feira (25), às 10h30, com a presença do secretário estadual de Relações Institucionais, Cícero Monteiro, que representará o governador Jaques Wagner no ato, e dirigentes da Caixa Econômica Federal e prefeitura local. 

Sete Portas
A necessidade de revitalização da Feira das Sete Portas foi destacada na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB), que apresentou indicação ao prefeito ACM Neto classificando como urgentes as obras de ampliação e reforma da estrutura local.

Seminário
Os modelos de atenção e gestão em saúde, remuneração de profissionais, a regulação no Estado e a ampliação de leitos de UTI serão alguns dos principais temas debatidos durante a realização do II Seminário Pensar a Bahia Sustentável, nesta segunda-feira (28), no Hotel Sol Victória Marina, em Salvador. O evento será aberto às 17h com a palestra magna “Saúde: Velhos e Novos Desafios”, a ser proferida pelo doutor em saúde pública médico Jairnilson Paim, professor titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-Ufba), e seguido de intervenções de representantes das entidades médicas, gestores públicos e profissionais da área de saúde, sob a coordenação da presidente estadual do PSB-Bahia, senadora Lídice da Mata.

Debates 
Reunidos nesta quarta-feira, conselheiros da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) decidiram promover, durante o mês de maio, debates com os candidatos já lançados ao governo do Estado. De acordo com o presidente da ABI, Walter Pinheiro, será a oportunidade dos jornalistas e demais associados da entidade conhecerem as propostas de Rui Costa (PT), Lídice da Mata (PSB) e Paulo Souto (DEM), objetivando a superação dos problemas da Bahia e a busca do seu desenvolvimento.

Animado
Um dos políticos do interior que demonstrava alegria em ver Fábio Mota novamente em cargos públicos foi o vice-prefeito de Conceição do Coité e correligionário do novo secretário de Transporte, Alex Lopes. O coiteense tem relações estreitas com Mota, visto que ele é natural da cidade vizinha, Valente. “Ele tem muita experiência e quem ganha com o trabalho dele é a população”, disse.

Milton Santos
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados lançou na manhã desta quarta-feira a publicação “Milton Santos, Vida e Obra”, resultado de seminário realizado em 2010 por proposição da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), então deputada e membro daquele colegiado. “Agradeço ao atual presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputado federal Glauber Braga (PSB-RJ), pelo convite para participar do lançamento da obra que resgata o pensamento de um dos maiores intelectuais de nosso tempo”, declarou a senadora.

Tapa-buraco
O vereador Geraldo Júnior (SDD) destacou  a conclusão da operação que tapou buracos na pavimentação asfáltica da Rua Agenor Gomes, no bairro de Brotas. Na oportunidade, ele ressaltou o apoio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) para atender uma antiga solicitação da comunidade. “A demanda foi atendida com o apoio e a sensibilidade do secretário Paulo Fontana”, destacou o vereador.  

Outras notícias: mais recentes · mais antigas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Edição Online
(71) 3022-6046
Av. Magalhães Neto, 1856, Ed. TK Tower - Sala 619
Edição Impressa
(71) 3321-2161
Rua Djalma Dutra, 121, Matatu