Raio Laser - Tribuna da Bahia
TRÂNSITO AO VIVO
WhatsApp: 71 9206-5826
sexta-feira, 27 de março de 2015
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE

Raio Laser

Crítico  
O quadro é crítico no PP, onde a presença de pelo menos 32 nomes de figurões da agremiação, dentre os baianos João Leão e Mário Negromonte, na famosa lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que investiga desmandos na Petrobras, está na iminência de impedir que a agremiação faça proximamente sua convenção nacional. Aliás, no partido já há quem defenda a criação de uma nova agremiação para abrigar a turma investigada.

Monitorados?
Deputados federais baianos que fazem oposição ao governo federal já foram avisados de que estão tendo seus passos monitorados, supostamente por agentes governistas. Um sinal de que precisam andar mais na linha do que os agentes governamentais cujas incoerências, erros e malfeitos devem combater sem tréguas no campo político do Congresso Nacional.

Água Doce 
O governador Rui Costa, acompanhado da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assina nesta sexta-feira (27), às 10h, no distrito de Minuim, município de Santa Brígida, a ordem de serviço para contratação da primeira etapa das obras de implantação dos 145 sistemas de dessalinização. Será assinada ainda a ordem de serviço para realização dos 770 testes de bombeamento e análises fisioquímica e bacteriológica. Com investimento total de R$ 61,8 milhões, a ação faz parte do Programa Água Doce, que vai levar água de qualidade a 41 municípios baianos.

Epilepsia  
O deputado estadual Alan Sanches (PSD), presidente da Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Asssembleia Legislativa, realiza sessão especial no Plenário do Parlamento, nesta quinta-feira, às 10h, em homenagem ao Dia Internacional da Epilepsia, data batizada como Dia Roxo ou Purple Day. De acordo com o deputado Alan Sanches, a ação se dá como forma de chamar a atenção sobre formas de se combater e tratar a doença, que hoje, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta aproximadamente 1% da população – 65 milhões de pessoas no mundo. “Somente em Salvador, estima-se que cerca de 30 mil pessoas convivam com a enfermidade. Portanto, a meta é debater e alertar que a doença, embora as estatísticas assustem, com o tratamento devido tem cura em cerca de 70 a 80% dos indivíduos afetados e, mais ainda, que não é contagiosa, como muitos pregam”, frisou. 

No cargo
O prefeito de Iaçu, Nixon Duarte Muniz Ferreira, do PMDB, afirmou ontem que vai recorrer à decisão do juiz da 193ª Zona Eleitoral, publicada no Diário Oficial. O prefeito disse que não há pedido de afastamento imediato do cargo, e que o processo ainda será apreciado pelo Tribunal Regional Eleitoral. “Continuo no comando do Executivo, trabalhando em prol da cidade e do povo iaçuense”. Nixon Duarte nega as acusações de irregularidade apontadas pelo juiz eleitoral, e ressalta o seu compromisso com a ética e o pleno cumprimento da Lei Eleitoral. 

Velho Chico
O deputado federal Valmir Assunção (PT) cobrou o início das obras do eixo sul ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, durante o encontro da bancada esta semana, em Brasília. Valmir apontou que é preciso agora pensar esse trecho, que vai contemplar a Bahia. “O ministro disse que o eixo sul sairá sim do papel. Já o trecho do eixo norte, do projeto original, sairá no próximo ano. As obras estão em 74% da conclusão, faltando muito pouco para serem entregues. A ação vai beneficiar milhões de agricultores no Nordeste”, informa Assunção. De acordo com o petista, o ministro garantiu que as obras não vão parar e não devem um real sequer.

Clima pesado
Os bandidos que invadiram a residência do ex-secretário de Administração do município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, Alberto Magno, estão foragidos e são procurados pelos agentes da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Depin). 

Conselho
O secretário estadual de Saúde, Fabio Vilas-Boas, foi eleito ontem vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass). Para ele, essa é “uma conquista muito grande para a Bahia, que amplia nacionalmente sua influência na condução dos destinos da saúde pública nacional.” Uma das principais missões,  segundo o secretário, será trabalhar para reduzir as desigualdades regionais na saúde pública do país, principalmente entre o Norte e Nordeste com Sul e Sudeste.

Cargos comissionados 
Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que requer liminarmente a suspensão de artigos de uma lei promulgada pelo Município de Vitória da Conquista, que estabeleceu como cargos de provimento em comissão funções públicas típicas de cargos efetivos e de carreira, foi apresentada pelo Ministério Público do Estado da Bahia à Justiça hoje, dia 25.

Jovens
A senadora baiana Lídice da Mata (PSB) defende a ampliação do número de jovens com idade entre 18 e 29 anos no Legislativo. A parlamentar apresentou projeto no Senado cujos objetivos são dar representatividade à juventude e garantir um processo de renovação na política. Pelo projeto, propõe-se alterar a Lei nº 9.504, para estabelecer que 20% das candidaturas aos cargos disputados pelo sistema proporcional (vereador, deputado estadual, deputado distrital e deputado federal) sejam de jovens de até 29 anos de idade, completos na data da realização da eleição.

BRT em Feira 
Artistas e a população em geral têm feito duras críticas à derrubada de árvores na Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana, para construção do BRT. O alvo tem sido o prefeito Zé Ronaldo (DEM). O consagrado poeta feirense Antônio Brasileiro, membro da Academia de Letras da Bahia, também entrou na ‘briga’. “É uma vergonha a mais nessa política desastrada do país e da cidade. Por que não se abrem as ruas laterais para desafogar o trânsito? E por que são os automóveis que mandam no país? – disse o poeta.

Difícil
A saída do ministro da Comunicação, Thomas Traumann, do governo, embora anunciada previamente, traz um problema sem tamanho para a presidente Dilma Rousseff. Aliás, mais um. Afinal, ontem, em Brasília, se dizia abertamente que tem jornalista correndo léguas para não assumir o cargo de ministro da Comunicação neste momento dificílimo do governo.

Covardia
O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) negou ontem que o senador Aécio Neves (PSDB) tenha pensado em apoiar o governo contra o projeto que vinculava as aposentadorias ao salário mínimo. Ele criticou o fato de o governo federal ter apresentado de última hora uma MP com o reajuste do mínino, desindexando-o dos valores da aposentadoria. “Foi um ato de covardia”, disse.

Cidadão Baiano
Acontece hoje, no Teatro Castro Alves, no Campo Grande, a entrega do título de cidadão baiano ao Maestro Carlos Prazeres, curador artístico da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). O evento acontece às 19h30. O projeto foi de autoria do deputado estadual Marcelino Galo (PT).

Frente I 
Um auditório lotado foi o cenário de instalação na Câmara dos Deputados, na última terça-feira, da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras. Entre discursos contundentes e palavras de ordem de um grande público formado por parlamentares, eram 70 deputados e senadores, lideranças sindicais e representantes de movimentos sociais, de diferentes estados e, sobretudo de petroleiros, o ato reafirmou o propósito de luta contra as tentativas de privatização da Petrobras. 

Frente II
Este foi o tom do discurso do deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB), presidente do colegiado e idealizador da Frente, que denunciou “a tentativa tucana de enfraquecer a petrolífera, de olho na sua privatização”. “Da Petrobras não abro mão, quero petróleo 100% da nação” foi o refrão entoado à exaustão e exibido nas faixas por dezenas de petroleiros, petroquímicos e trabalhadores. 

Boca do Rio
O vereador Euvaldo Jorge (PP) comemorou mais uma conquista para os cidadãos soteropolitanos. O progressista participou com o prefeito ACM Neto da reinauguração da Praça Renato Mendonça, no bairro da Boca do Rio. A requalificação do equipamento foi um pedido feito ao Executivo municipal, que investiu R$153 mil na reforma dos 1.127 m² de área do dispositivo. A nova praça conta com espaço infantil, academia da saúde, área de ginástica, mesa de jogos, casa de Tarzan, pergolado, totem e toda estrutura de paisagismo.

Acajutiba
O deputado estadual Pablo Barrozo (DEM) responsabilizou o prefeito de Acajutiba, José Luiz Mendes, pela greve dos professores e profissionais de educação do município, iniciada no último dia 2, no início do calendário letivo. “O prefeito não quer pagar o piso salarial da categoria, prejudicando centenas de estudantes e pais”, afirmou. A lei vincula o reajuste ao percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno. De acordo com Pablo Barrozo, em outubro do ano passado o prefeito fechou o acordo com a categoria, através da APLB-Sindicato, e se comprometeu a pagar os retroativos de 2014 em cinco parcelas, o que não aconteceu.

Lançamento
A Assembleia Legislativa da Bahia, dentro do projeto “Gente da Bahia”, vai lançar a biografia da psicóloga e Miss Universo 1968, Martha Vasconcellos. O evento acontecerá no salão nobre do Palácio da Associação Comercial da Bahia, no Comércio, em Salvador, a partir das 17h30 do dia 9 de abril, quando a biografada e o autor, o jornalista Roberto Macêdo, estarão autografando o livro, que terá distribuição gratuita para os convidados. A obra é o 42º livro lançado pela AL-BA. São 698 páginas, com quase 400 fotografias - a grande maioria inédita. 

Contas públicas
O procurador da República Fábio Loula representou o Ministério Público Federal na Bahia (MPF) no evento “Novos Cenários da Transparência nas Contas Públicas”, realizado no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado, em Salvador. O evento tratou ainda dos novos cenários da transparência; estratégias de integração da comunidade no controle da gestão pública; controle social por meio dos observatórios sociais e experiência da transparência com as entidades do terceiro setor.

Custeio
O líder do Solidariedade na Câmara Federal, Arthur Maia, vai apresentar projeto para limitar a despesa de custeio do governo federal com ministérios e órgãos a eles vinculados. Na opinião do parlamentar, a fixação do número de ministérios em no máximo 20, como prevê a proposta de emenda à Constituição (PEC) 299/13, em análise na Câmara, não vai resolver o problema do excesso de gastos do governo federal com os órgãos da administração direta. Maia citou como exemplo do excesso de gastos do Executivo os valores pagos por aluguéis de imóveis. “Nos últimos cinco anos, houve um aumento de 91% nas despesas com aluguel, que passaram de cerca de R$ 400 milhões em 2010 para mais de R$ 1,3 bilhão em 2014”, comparou.

Colunas anteriores
Outras notícias: mais recentes · mais antigas
SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE