Raio Laser - Tribuna da Bahia
TRÂNSITO AO VIVO
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE

Raio Laser

Reeleição
Aos poucos, a sucessão da Mesa da Assembleia Legislativa começa a entrar na ordem do dia, apesar da luta eleitoral do segundo turno só acabar no dia 26. O presidente Marcelo Nilo (PDT) tem recebido incentivos dos novos deputados, além dos colegas reeleitos. Apesar de não se declarar disposto a nova candidatura, soma apoios e alguns fazem questão de explicitá-lo como acontece com Targino Machado, severo crítico do governo, e do verde Marcell Moraes, recém-eleito. Targino assegura que “se ele (Marcelo) for mesmo candidato, pode ir correr atrás dos outros 61 deputados porque o meu voto ele já tem”. “Não me interessa partido, porque o partido não me elegeu. Não ajudou. Voto em Marcelo Nilo e ponto”, disparou.

Aposta certa
Aliás, na Assembleia o que se diz é que o deputado estadual Marcelo Nilo só não se reelege pela quinta vez consecutiva presidente do Poder, caso o governador eleito, Rui Costa, do PT, não queira. Afinal, os deputados, praticamente todos, concordam com a reeleição de Nilo, tema em relação ao qual o governador Jaques Wagner também não tem dúvidas de que ele é o melhor.

Casa Civil
Fortalecido com a eleição do seu sucessor, Rui Costa (PT), o governador Jaques Wagner estaria sendo cotado para assumir a Casa Civil da Presidência da República, caso a presidente Dilma Rousseff se reeleja. Segundo a coluna de Felipe Patury, na revista Época, o atual chefe da pasta, Aloizio Mercadante, deve ser transferido para o Ministério da Fazenda. 

Aniversário
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Inaldo da Paixão, encaminhou ontem ofício parabenizando a Tribuna “pelos 45 anos dedicados ao exercício do bom jornalismo e pela busca da verdade”. Segundo Inaldo, na consolidação do processo democrático, a imprensa se manifesta como um dos principais pilares da informação e da justiça social. “Saudamos, portanto, a todos os profissionais deste importante periódico, que, com empenho e dedicação, atravessaram as últimas décadas fazendo o mais preciso registro da história do País”.

Orgulho
A Tribuna da Bahia, mais do que um jornal, tem sido um verdadeiro espaço de manifestação popular. “Por isso, o Tribunal de Contas, que em 2015 completa o seu centenário, tem orgulho e satisfação de também participar desta história com foco no controle social, na transparência e no fortalecimento do Controle Externo”.

Hora de Votação
No próximo domingo, os eleitores baianos deverão comparecer aos locais de votação entre 8h e 17h, hora local. A Bahia não participará do horário brasileiro de verão este ano, que iniciou à meia noite do último sábado. Como os relógios estarão adiantados nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, a divulgação dos resultados da apuração dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só poderá ser feita a partir das 19h, hora local (20h, em Brasília). Isso ocorrerá por conta do horário do Acre, cuja diferença será de 3 horas a menos que a Capital Federal.

Atuante
Depois de ter vencido o governo, Rui Costa tem se dedicado à campanha pela reeleição de Dilma Rousseff no segundo turno não só nas ruas e visitas ao interior. O governador eleito é um militante petista ativo também em redes sociais como o Facebook e o Twitter. Um detalhe: as funções não são delegadas a ninguém, cabendo ao próprio político.

Liminar
O Supremo Tribunal Federal (STF) julga hoje pedido de liminar do deputado eleito Soldado Prisco, do PSDB, que pleiteia a queda das restrições judiciais que o impossibilitam de estar fora do seu domicílio após as 20 horas de segunda a sexta-feira, e aos sábados, domingos e feriados a qualquer hora do dia. O pedido dos advogados do parlamentar se baseia na falta de necessidade de manutenção das restrições.

Pelo interior
Em visita a Jacobina, Piritiba, Ituberá e Ipiaú, no último fim de semana, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) destacou a importância de assegurar uma votação expressiva na Bahia para a presidente Dilma Rousseff no próximo domingo (26). Em encontro com pescadores na cidade de Ituberá, Galo afirmou que a vitória da petista é fundamental para que o estado avance nas mudanças, priorizando a inclusão social e o desenvolvimento sustentável no campo e nas cidades.

Educação
Conhecer e debater os Indicadores Educacionais de 2013 e sua evolução nas escolas municipais e na rede municipal de ensino é o objetivo do Educa Salvador, que será realizado pela Secretaria Municipal da Educação (SMED) hoje, a partir das 9h, no Hotel Pestana. O evento, que vai reunir 500 diretores e coordenadores regionais das escolas de ensino fundamental, além de técnicos da SMED, será aberto pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal da Educação, Jorge Khoury. 

Discussão
O deputado federal eleito e presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, comentou ontem, durante entrevista ao programa Conexão CBN, sobre a disputa entre os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Segundo Aleluia, o nível está acirrado, mas, no momento, a população está “querendo discutir o futuro do país.”

Sistema de saúde 
A Associação Bahiana de Medicina (ABM) promove hoje, às 19h30, na sede da entidade, palestra do professor Jairnilson Paim, que irá discutir com os médicos e outros profissionais da saúde o tema “Eleições 2014: Programa dos Candidatos e Desafio do Sistema de Saúde Brasileiro”. O evento é gratuito e aberto ao público. As apresentações são seguidas de debate livre, sob a coordenação de um representante das entidades médicas.

No rumo certo 
Apesar de ter ficado na terceira suplência, o candidato a deputado e ex-secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, tem chances de assumir uma vaga na Câmara dos Deputados. Basta que para isso subam para o governo pelo menos os dois primeiros suplentes, como já se discute abertamente no governo, com o aval, inclusive, do governador Jaques Wagner.

Resposta
A Secretaria de Urbanismo e Transporte de Salvador informou ontem que a declaração do vereador Gilmar Santiago ontem, na Tribuna, sobre o Plano Inclinado Liberdade/Calçada, não condiz com a situação atual do equipamento. “O Plano ficou paralisado por dois anos e meio por conta do desgaste e ações de vandalismo. No dia 4 de outubro, após quatro meses de obras, o transporte foi entregue à população, completamente recuperado, com requalificação da infraestrutura, substituição de peças, dois novos bondes – agora climatizados – e também novos motores. 

Futuro da Lapa
O vereador Euvaldo Jorge (PP), que participou na tarde de ontem da abertura das propostas para licitação e reforma da Estação da Lapa, lamentou o fato de apenas o consórcio Nova Lapa ter apresentado proposta no processo de licitação. “Salvador ainda é uma cidade pobre, que precisa de parcerias público-privadas para realizar as grandes mudanças que necessita. Apesar de apenas um consórcio ter manifestado interesse, estou confiante de que tenhamos êxito na análise documental, culminado na execução do projeto de revitalização e modernização da Lapa”, afirmou o progressista, que é presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal.

PSOL
 “Vou votar em Dilma no segundo turno”. É o que declara Ronaldo Santos, candidato a vice-governador da Bahia nas últimas eleições e secretário geral do PSOL na Bahia. Ronaldo vê com preocupação “a votação da direita no primeiro turno e teme que uma eventual vitória de Aécio Neves fortaleça os projetos dos empresários e latifundiários, enfraquecendo bandeiras históricas do PSOL como as reformas agrária e urbana e os direitos dos indígenas, além de estimular o ódio aos nordestinos, à diversidade social e aos direitos humanos”.

Despacho
O prefeito ACM Neto (DEM) despachou ontem com secretários e dirigentes de órgãos públicos no bairro de São Marcos, nas comunidades de Coroado e Baixa Fria. Acompanhando de perto os problemas dos moradores da localidade, o prefeito, de imediato, autorizou uma série de melhorias, especialmente na infraestrutura. Uma delas foi na Praça Nossa Senhora Auxiliadora, no Coroado, aonde Neto pediu à Desal que fizesse um projeto de requalificação da área, respeitando a vocação já apresentada pela população para a realização de eventos.

Pesquisas 
Na reta final da campanha, pelo menos nove pesquisas eleitorais para presidente serão divulgadas nesta semana. Os levantamentos foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos Institutos Ibope, Datafolha, Vox Populi e Sensus. A pesquisa Ibope/Estadão/Globo deve ser divulgada às 18 horas de quinta-feira (23). Devem ser entrevistados 3.010 eleitores. O instituto também deve divulgar um levantamento no sábado, véspera da eleição. Já o Datafolha deve divulgar quatro pesquisas esta semana. A primeira ontem, com 4.400 eleitores. O Vox Populi tem duas pesquisas previstas. 

Em Feira
O deputado estadual Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa, realizou ontem uma caminhada pelo Centro de Abastecimento de Feira de Santana. No maior entreposto comercial da cidade, Zé Neto e a militância fizeram panfletagem e distribuição de material de campanha, defendendo a permanência de Dilma na Presidência da República, para garantir a continuidade das conquistas sociais alcançadas nos últimos 12 anos.

Colunas anteriores
Outras notícias: mais recentes · mais antigas
SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE