FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE

Raio Laser

Coluna do dia 18/04/2014

Greve com churrasco 
Quem esteve no Wet’n Wild, local de concentração dos policiais militares grevistas, viu com seus próprios olhos e ouviu com seus próprios ouvidos que o final da paralisação chegou ao fim com cerveja, churrasco e arrocha. A greve dos militares chegou ao fim no início da tarde de ontem, e o “evento de encerramento” foi promovido pelas associações. O principal líder da greve, o vereador Marco Prisco, segundo fontes desta coluna, teria convocado os policiais, bombeiros e seus familiares presentes para comemorar a chamada “vitória histórica”.

Valorização da Petrobras
A CPI da Petrobras tem deixado os petistas atarantados no Congresso Nacional. Os deputados e senadores da base governista querem ampliar as investigações para englobar outros casos. É o que pede, por exemplo, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que destacou o crescimento da Petrobras no período de gestão do então presidente José Sérgio Gabrielli, atual secretário estadual de Planejamento do governo Jaques Wagner (PT), e disparou contra a oposição. Para o petista, o propósito agora é trabalhar para que o PT insira também na CPI assuntos como os cartéis dos contratos do Metrô de São Paulo, as denúncias de irregularidades no Porto de Suape, entre outros temas relacionados.

Comemoração
O fim da greve, ontem, sem dúvida alguma, evitou um desgaste maior ao governo Jaques Wagner, que agiu rapidamente, inclusive, conseguindo trazer à Bahia as tropas da Força Nacional para confrontar a bandidagem que tomou conta das ruas. 

Investimentos 
No afã da comemoração, o governador ressaltou ainda os investimentos na segurança pública no estado. “Eu quero afirmar que vou continuar investindo na modernização, na qualificação, na contratação, na melhoria da infraestrutura e reafirmar que, independentemente do juízo de valor feito pelas lideranças do movimento, nós como governo, nos sete anos e meio, somos os que mais acumulamos contratação, ganho real de salário, melhoria de armamento, da inteligência e investimento total”, disse.

Capoeira
O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) terá audiência com o prefeito ACM Neto (DEM) para discutir pedido de imóvel para construção da Casa da Capoeira de Salvador. O parlamentar é autor do Projeto de Lei nº 5656/99, que prevê implantação da instituição na capital baiana. Lei foi sancionada em 2000 pelo então prefeito Antônio Imbassahy, mas até hoje a entidade não foi implantada.

Cultura
“Acredito na sensibilidade do prefeito para viabilizar a consolidação de um projeto importante como este, que servirá como referência não só para Salvador e Bahia, mas para todo o Brasil. A Casa da Capoeira terá também uma biblioteca, com acervo que resgatará a importância de figuras como os mestres Bimba (capoeira regional) e Pastinha (capoeira de Angola). O espaço vai unificar essa rica cultura do povo baiano”, disse o vereador.

Buerarema
O Ministério da Justiça, através do assessor do ministro José Eduardo Cardozo, Marcelo Veiga, anunciou o início do pagamento das indenizações aos agricultores instalados nas terras indígenas, em Buerarema, no sul da Bahia. O processo terá início em maio. O anúncio foi feito por Veiga em uma reunião, na quarta (16), em Brasília, com o cacique Babau, da tribo Tupinambá. O cacique, que está na capital federal, informa ainda que o exército voltará à região, de onde saiu há cerca de 15 dias.

Legado
 “O grande legado da Copa do Mundo no Brasil são as PPPs”, afirmou o presidente da construtora Andrade Mendonça, Antonio Andrade Jr., durante sua participação no Exame: Fórum Nordeste, realizado no Hotel Fiesta. Para ele, as Parcerias Público-Privadas (PPPs) provaram ser o instrumento de contratação mais eficiente para construir os 12 estádios e poderiam ser adotadas em outros projetos de infraestrutura. “Se as obras ficassem sob a responsabilidade do governo, as arenas não ficariam prontas a tempo para a disputa dos jogos”, disse o empresário, cuja construtora concluiu o novo Castelão, em Fortaleza, dentro do orçamento e antes do prazo.

Doações em dinheiro
As doações de empresas em dinheiro ou por meio de publicidade a candidatos e partidos políticos podem ficar proibidas. O substitutivo ao projeto de lei (PLS 60/2012) da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) foi aprovado esta semana na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, em turno suplementar. Se não houver recurso para votação pelo plenário do Senado, a matéria segue para a Câmara dos Deputados.

Bom senso
“Prevaleceu o bom senso”, afirmou a deputada estadual Maria del Carmen (PT), ao analisar o final da greve dos policiais militares, anunciado nesta quinta-feira. A parlamentar foi entrevistada pelo programa Bahiana Livra, da Rádio Bahiana FM, e anunciou em primeira mão o fim do movimento que atemorizou a população de Salvador e várias cidades baianas.
Rapidez
Satisfeito com o encerramento da greve da PM e com o final da insegurança e prejuízos que estava trazendo ao comércio e a toda população baiana, o líder do Democratas na Assembleia, deputado Carlos Gaban, antecipa a posição da bancada de oposição no sentido de que o projeto seja votado e aprovado o quanto antes. “A insegurança e a preocupação tomaram conta dos baianos nos últimos dias”. 

Torcida
Após o anúncio do fim da greve dos Policiais Militares, o prefeito de Salvador ACM Neto usou uma rede social para comemorar a decisão dos trabalhadores. “Parabéns aos policiais militares e ao governo do estado pelo entendimento que resultou no fim da greve”, escreveu. Neto também afirmou que “trabalhou e torceu para que a greve terminasse o mais rápido possível e agradeceu aos servidores da Prefeitura que trabalharam no período”.

LGBT 
O Diário Oficial da União publicou ontem resolução que estabelece parâmetros de como devem ser tratados lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) em instituições de privação de liberdade. Uma das determinações é que a pessoa travesti ou transexual tem o direito de ser chamada pelo nome social, de acordo com seu gênero. O nome social deve, inclusive, constar no registro de admissão no estabelecimento prisional. Deve ainda ser garantido à pessoa LGBT, em igualdade de condições, o benefício do auxílio-reclusão aos dependentes do segurado recluso, inclusive ao cônjuge ou companheiro do mesmo sexo.

Lançamento
Acontece no próximo dia 21, às 17h, na segunda Bienal do Livro e da Leitura de Brasília, o lançamento do livro infantil “O Sumiço de Coleirinha”, do ex-deputado baiano e vice-presidente do PV, Edson Duarte. A publicação narra a história de um passarinho que luta pela liberdade, em um ambiente que retrata a fauna e a flora do sertão.

Passado
Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Marcelo Nilo, tão importante e estratégico na greve da PM que o governo Jaques Wagner enfrentou em 2012, tomou um doril completo durante o movimento paredista deste ano. Ontem, sequer seu celular estava ligado. 

Multa em Jacobina
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou parcialmente procedente a denúncia formulada contra o ex-presidente da Câmara do município de Jacobina, na Chapada Diamantina, Clériston Oliveira da Silva (DEM). Vereador mais votado nas eleições de 2012, o democrata foi acionado por irregularidades na contratação excessiva de consultorias e de servidores comissionados, durante os exercícios de 2011 e 2012. O conselheiro José Alfredo Rocha Dias, relator do parecer do TCM, aplicou uma multa de R$ 1 mil ao ex-gestor e determinou um prazo de 120 dias para a direção da Câmara de Jacobina sanear as ilicitudes que persistem. Ainda cabe recurso da decisão. Os conselheiros determinaram que o Legislativo de Jacobina só contrate novos servidores, quando necessário, através do imprescindível concurso público.

Congestionamento
Congestionamento, estacionamento irregular e assalto. Estes são alguns dos problemas enfrentados pelos motoristas que circulam diariamente pela Rua das Pedrinhas, no Imbuí. “Com as obras que estão sendo realizadas no bairro, a rua tornou-se uma importante via de acesso para a Paralela. Mas, a falta de fiscalização contribuiu para a desorganização da área, tornando-a também vulnerável à ação dos criminosos”, afirmou o vereador Euvaldo Jorge (PP), presidente da Comissão de Trânsito, Transportes e Serviços Municipais da Câmara, que após ouvir apelos dos moradores fez requerimento à Transalvador solicitando o ordenamento do tráfego, bem como solicitou à SEMOP reforço na iluminação pública.

Peixe santo
Diferente do ano passado em que a população carente de Conceição do Coité sequer viu as espinhas dos peixes da Semana Santa, a prefeitura coiteense investiu, neste mês, na compra de cinco toneladas de pescado, que serão distribuídas para a população. O prefeito Assis (PT) comentou o assunto durante o programa Encontro com o Prefeito, na rádio Tudo FM 92.1. “A gente fica feliz em retomar essa tradição da distribuição de peixes na Semana Santa”, declarou.

Sem bebida
Com receio dos acontecimentos que podem acontecer por conta de greve dos Policiais Militares, o prefeito da cidade de Serrinha, Osni Cardoso (PT), proibiu a venda de bebidas alcoólicas, a utilização de som automotivo e colocação de toldos em frente a bares amanhã, sexta-feira da Paixão (18).

Outras notícias: mais recentes · mais antigas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Edição Online
(71) 3022-6046
Av. Magalhães Neto, 1856, Ed. TK Tower - Sala 619
Edição Impressa
(71) 3321-2161
Rua Djalma Dutra, 121, Matatu