Raio Laser - Tribuna da Bahia
TRÂNSITO AO VIVO
WhatsApp: 71 9206-5826
sábado, 20 de dezembro de 2014
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE

Raio Laser

Missão cumprida
O prefeito ACM Neto não chegou a fazer um balanço de sua gestão ontem, ao anunciar o plano de cargos e salários dos professores do município, mas, pelo ar de satisfação demonstrado, nem precisava mesmo.

Os professores tiveram, afinal, o reconhecimento do poder público da capital, cinco escolas em termo integral deverão reforçar a formação de nossos jovens e o que vem pela frente nos próximos dois anos é bem alentador.

Com dinheiro em caixa e uma equipe de primeira, ele segue para fechar a primeira metade do seu mandato certo de que está correspondendo ao que os soteropolitanos esperavam dele.

Centrado no seu trabalho, nem quis dar palpite sobre o secretariado do governador Rui Costa.

Santa Izabel
E por falar no prefeito ACM Neto, ele participou ontem da inauguração das novas instalações da Unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Izabel, onde também foi apresentado o novo equipamento de hemodinâmica, reforçando o parque de bioimagem da instituição.

Emenda de ACM Neto ainda enquanto deputado federal ajudou na aquisição dos novos equipamentos.

“Quando me perguntam o que mais de deixa feliz, sempre digo que são as entregas na área de Saúde. Nada é mais importante para um gestor público do que olhar para a vida das pessoas”, afirmou.

Fora do foco
O deputado federal Arthur Maia, que filia na próxima segunda-feira o superintendente da Sucom, Silvio Pinheiro, ao Solidariedade, acha que a provável formulação de denúncia do procurador geral da República, Rodrigo Janot, contra os parlamentares envolvidos no esquema de corrupção na Petrobras é tudo que o governo deseja para tirar o foco das denúncias de si.

Por pouco
Nelson Pelegrino (PT) por pouco ficava de fora do secretariado de Rui Costa.

O deputado federal entrou na lista às 22h de quinta-feira, depois que Rui Costa se convenceu de que o PR não conseguirá unidade interna para promover a indicação ao cargo.

O relato foi feito ontem, em coletiva pelo próprio Rui, que deseja contemplar agora o partido no segundo escalão.

Robinson fora
A expectativa era que o suplente Robinson Almeida (PT) entrasse para a Câmara Federal, assim como aconteceu com Davidson Magalhães (PCdoB).

Quem acompanhou o anúncio do secretariado, embora já soubessem dos nomes, alguns não, esperavam que outro deputado federal entrasse na lista de Rui Costa.

Ainda tem o segundo escalão para que isso aconteça.

Até porque, de fora do primeiro escalão, estão também petistas históricos como Emiliano José e Luiz Alberto.

Ambos devem buscar agora um espaço no segundo, que não deixa de ser um espaço.

Votos
Responsável pela proclamação do resultado das eleições, o TRE-BA referendou a decisão do juiz Carlos d’Ávila Teixeira, que determinou a retotalização dos votos para o cargo de deputado estadual no estado.

A retotalização dos votos foi uma medida tomada pelo magistrado para viabilizar a execução de decisão liminar do ministro Admar Gonzaga, do TSE, que validou 40.876 votos destinados ao candidato Herzem Gusmão Pereira (PMDB), alterando a sua situação para “deferido com recurso”.

Mesmo com a validação dos votos do peemedebista, Herzem alcançou a condição de primeiro suplente da coligação do PMDB.

Não é bem assim
A Tribuna deu a informação ontem de que a bancada de oposição teria batido o martelo sobre a participação do bloco na nova composição da Assembleia Legislativa, no quinto mandato do presidente Marcelo Nilo.

No entanto, a situação parece não ter sido devidamente conversada dentro da própria bancada.

Através de nota, o deputado estadual Tom Araújo, do DEM, informou que ainda não existia qualquer definição de nomes da bancada para compor a Mesa Diretora da Assembleia.

“A bancada sequer se reuniu para discutir os critérios do que caberá a cada partido ou bloco parlamentar na Mesa Diretora. Qualquer notícia antes da reunião da bancada de oposição, tratando das indicações de nomes, não passa de especulação”, assegurou Tom.

Vice de Quitéria
Prefeito de Ruy Barbosa, o petista José Bonifácio continuará como vice-presidente na chapa da atual presidente da UPB, Maria Quitéria.

“Quitéria é a pessoa mais preparada para assumir o cargo de representante dos prefeitos baianos e por acreditar no trabalho digno que ela vem fazendo à frente desta entidade, estarei ao seu lado novamente, como vice-presidente”, afirmou Bonifácio.

O prefeito de Ruy Barbosa é o vice-presidente da entidade desde 2012 e atuou fortemente no projeto em prol dos municípios castigados pela seca.

Surpresa
Presidente do PDT em Salvador, o vereador Odiosvaldo Vigas, diz que tem visto “com surpresa na mídia” a informação de que o diretório estadual do partido estaria negociando com o prefeito ACM Neto uma pasta no seu governo.

O vereador lembra última reunião do diretório, há três semanas, com presença do secretário do PDT, o ex-vereador e ex-secretário de Saúde, Gilberto José, na qual os dirigentes aprovaram ata que prevê que toda discussão em âmbito municipal se dará prioritária e indispensavelmente por meio do diretório municipal.

Diálogo
“Não quero contestar nem desmerecer os companheiros da estadual, mas tomei como surpresa a informação. Vi nos sites e nos jornais e me perguntei: como é que estão fazendo acordo com o prefeito sem conversar comigo, que além de presidente municipal do PDT sou vereador em exercício do mandato?”.

Odiosvaldo Vigas diz que continua se posicionando a favor dos interesses dos cidadãos quando vota projetos do Executivo na Câmara e elogia ACM Neto, que, segundo ele, “tem feito uma grande administração, resgatando a autoestima dos cidadãos e colocando a cidade em primeiro lugar em âmbito nacional”.

Odiosvaldo disse estar “à disposição para dialogar”.

Na universidade
O ex-prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, resolveu ocupar o tempo livre voltando aos estudos.

O ex-dirigente do Palácio Thomé de Souza reabriu ontem o curso de Direito da Universidade Católica de Salvador (Ucsal).

O reitor da instituição, Maurício da Silva Ferreira, aproveitou a presença de João na reitoria para prestar uma homenagem a ele, entregando uma placa comemorativa.

“Foi uma honra para nós da universidade recebê-lo. Somos detentores de um ambiente muito crítico, mas um lugar de oportunidades. Portanto, acredito que o ex-prefeito aproveitará bem a vida acadêmica, por poder conhecer a cidade sob outros interesses, que não apenas os políticos”, efatizou.

Intenções
Unir esforços para melhorar a qualidade da educação básica no Estado da Bahia.

Este foi o objetivo do protocolo de intenções assinado anteontem pelo procurador-chefe do Ministério Público Federal na Bahia (MPF), Pablo Barreto, e pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE), Márcio Fahel, estabelecendo a implantação do MPEduc nos municípios baianos, por meio da atuação conjunta de procuradores da República e promotores de Justiça.

Claque
Surpreendeu os presentes ao ato de anúncio da última leva de secretários estaduais, comandando ontem pelo governador eleito Rui Costa (PT), a claque da futura secretária de Atenção às Mulheres, Olívia Santana, do PCdoB.

Na mão
Aliás, por falar em PCdoB, o partido pode efetivamente ficar sem a Bahiagás, depois de ter feito dois secretários – Olívia, na Atenção às Mulheres e Álvaro Gomes, na Secretaria do Trabalho – e com a posse de Davidson Magalhães como deputado federal.

Embora o presidente do partido, o deputado federal Daniel Almeida, esteja convencido de que a legenda ainda consegue a empresa.

Greve
Deputado estadual que perdeu a eleição, Álvaro Gomes (PCdoB) está sendo criticado entre colegas de oposição na Assembleia pelo cargo que ocupará sob a acusação de que “nunca trabalhou e só fez greve até agora, além de ser parlamentar”.

Falecimento
Faleceu ontem o arquiteto e urbanista Armando Pontes, funcionário de carreira da Prefeitura de Salvador.

Ele ocupou diversos cargos públicos, entre eles, o de diretor de Urbanismo, em Brasília, e superintendente da Sucom, em Salvador.

Um de seus projetos arquitetônico de destaque foi o projeto do prédio da Assembleia Legislativa da Bahia.

Deixa mulher e cinco filhos, um deles, a também arquiteta e urbanista Kátia Carmelo.

O corpo foi sepultado no Cemitério Jardim da Saudade.

Mandato
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou ontem a candidatura do deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB), ex-prefeito de Cairu, que fará oposição ao governo petista de Rui Costa.

Em sessão extraordinária, os ministros do TSE asseguraram o registro da candidatura do parlamentar, eleito com 48.143 votos.

“Vencemos duas vezes, a primeira nas urnas e agora na Justiça. Estávamos esperançosos e tínhamos a certeza de que a vontade dos baianos, expressa nas urnas, seria considerada neste momento”, disse Hildécio, que reafirmou o compromisso com a população do Baixo Sul.

Cajazeiras
A Bahia é o estado que possui mais residências sem coleta de esgoto no Nordeste.

Segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mais de 200 mil soteropolitanos não têm acesso à água tratada e mais de 560 mil não têm acesso à rede de esgoto.

Com base nesses dados, o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB) protocolou, na Assembleia Legislativa, uma indicação sugerindo a realização de obras de infraestrutura e saneamento básico no Loteamento Santo Antônio, em Cajazeiras.

Colunas anteriores
Outras notícias: mais recentes · mais antigas
SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE