TRÂNSITO AO VIVO
WhatsApp: 71 9206-5826
sexta-feira, 29 de julho de 2016
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE

Raio Laser

Delirante 
Tucanos baianos gargalharam ontem com o que chamaram de delírio da notícia segundo a qual a deputada federal Tia Eron (PRB) iria se lançar candidata a prefeita de Salvador com um nome do PSDB na sua vice. Primeiro, porque estão aliançados com o prefeito ACM Neto e não abrem mão disso. Depois, porque se é para disputar a sucessão municipal, quem deve ter a prerrogativa da cabeça de chapa é o PSDB, um partido muito maior do que o PRB e com inserção em largos segmentos da classe média da população da capital, área em que o PRB, braço político da Igreja Universal, definitivamente não entra. Como disse ontem um tucano com trânsito tanto na área estadual quanto na municipal, parece que o PRB “não se enxerga”.

Impacto
As críticas dirigidas ontem pelo ex-chefe de Gabinete de ACM Neto, João Roma, que disputa a vice na chapa do democrata, à candidata do PCdoB à Prefeitura de Salvador, Alice Portugal, repercutiram em meio à articulação política do governo Rui Costa (PT). 

Maternidade
O governador Rui Costa afirmou ontem que as obras de construção da maternidade em Camaçari devem iniciar em 30 dias. O anúncio foi feito durante encontro com pré-candidatos do PCdoB, na União dos Municípios da Bahia. A pré-candidata a prefeita de Camaçari, Jailce Andrade (PCdoB), comemorou. “Rui é um gestor competente e tem um carinho especial por Camaçari. Esse é um sonho e necessidade histórica das mulheres da nossa cidade”, enfatizou Jailce.

Reviravolta
Com a desistência do prefeito Márcio Paiva (PP) de concorrer à reeleição, a sucessão municipal em Lauro de Freitas vive um verdadeiro rebuliço. O PP chegou a tentar se aproximar de Moema Gramacho (PT), favorita nas pesquisas, mas ao receber um não dela pode acabar apoiando a candidatura do vereador Mateus, do PSDB, para onde o DEM também está marchando.

Simões Filho 
O PMDB de Simões Filho realiza, neste sábado (30), às 15h, a sua convenção partidária que irá homologar as candidaturas de prefeito, vice-prefeito e vereadores para as eleições deste ano. Na oportunidade, será homologada a pré-candidatura de Dinha Tolentino à prefeitura municipal. O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e o deputado federal Paulo Azi (DEM) já confirmaram presença. 

Ficha suja? 
O Democratas de Camaçari ingressou ontem (28) com uma representação junto ao Ministério Público Eleitoral e ao Tribunal de Contas dos Município (TCM) solicitando a revisão da lista dos políticos “ficha suja” e inclusão do nome do deputado federal Luiz Caetano (PT), pré-candidato a prefeito do município. Mesmo tendo contas rejeitadas, multas não pagas e várias denúncias na corte de contas, o nome de Caetano não apareceu na lista divulgada pelo TCM, que tem a obrigação de enviar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a relação dos ex-gestores que possuem pendências que geram inelegibilidade.

Sub júdice 
“O ex-prefeito Luiz Caetano teve as contas rejeitadas pelo TCM, ainda que esta questão esteja sub júdice, por força de uma liminar  que suspende temporariamente os efeitos do julgamento. É dever do TCM informar que as contas foram rejeitadas, ainda que faça a ressalva da judicialização. Mas o mais grave é que Caetano possui diversas denúncias e termos de ocorrência, com valores astronômicos a serem devolvidos, entre multas e ressarcimentos, motivo pelo qual muitos políticos figuram na lista, menos o ex-prefeito de Camaçari”, afirmou o presidente municipal do Democratas, vereador Jorge Curvelo.

Trump I
Recente pesquisa da CNN diz que 45% dos americanos concordam com os conceitos de Donald Trump sobre os EUA da atualidade. Por enquanto, 48% se declaram contrários. Isto é o fundamento adequado para justificar a miopia daqueles “filhos do Tio Sam”, quando veem o candidato republicano como o mais indicado para presidir seu país nos próximos 4 anos. Confirma também a velha tese de que “vivem olhando para o umbigo”, esquecidos do cenário geopolítico internacional e o papel da América neste contexto. 

Trump II
A partir daí, pode-se imaginar os riscos que o mundo correrá com Trump mandando na “grande Nação”, pelos reflexos de suas atitudes impulsivas, a terminar com “o aperto no botão vermelho”, que dispara um míssil atômico contra outros continentes. Refletir sobre este futuro próximo é tarefa principalmente dos americanos, mas não deixa de ser igualmente de todos nós, na tentativa de evitar que o pior aconteça.

Pau da Lima 
A rede de esgoto que corre a céu aberto na Primeira Travessa São Luís, no bairro de Pau da Lima, pode ganhar novas tubulações se a indicação do deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB) for atendida pelo presidente da Embasa, Rogério Cedraz. Em documento protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia, Nóbrega ressaltou que a substituição deve ser feita em caráter de “urgência”.

Póstuma
A deputada estadual Ivana Bastos presta homenagem póstuma ao professor, engenheiro e ex-deputado federal Vasco Azevedo Neto, no dia 11 de agosto, às 18h, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. A atividade também é realizada em comemoração ao centenário do homenageado, celebrado no dia 25 de fevereiro deste ano. 

Alagoinhas
O deputado estadual Joseildo Ramos (PT) será confirmado candidato a prefeito de Alagoinhas pelo partido hoje, em convenção da legenda. O ato político será realizado na Câmara de Vereadores, às 18h. Prefeito por dois mandatos, entre 2001 e 2008, Joseildo deixou a administração com 82% de aprovação popular. Durante a convenção, Joseildo irá apresentar a cartilha com os resultados das discussões do Vem Pensar Alagoinhas, uma série de plenárias participativas promovidas pelo PT para levantar os problemas e soluções para a cidade.

Candidatura 
Quem lança candidatura também na cidade de Alagoinhas é a ex-secretária municipal de Obras, Sonia Fontes, do PSB, apoiada pelo atual prefeito Paulo Cezar. A pré-candidata é a primeira mulher na história política da região a pleitear ser prefeita da cidade, que só foi comandada por homens até aqui. Durante os últimos sete anos e meio, Sônia, que é arquiteta urbanista de formação, e ex-presidente da Conder, deu as cartas em todos os canteiros de obras públicas implantadas em Alagoinhas. 

Maria da Penha
A líder do PT na Câmara de Salvador, Vânia Galvão, afirmou ontem, em reunião na Delegacia de Periperi, que é preciso ampliar a Ronda Maria da Penha na capital e região metropolitana. “Este é um instrumento de combate à violência contra a mulher que permite a identificação de agressores em flagrante e a aplicação imediata das penalidades legais”, afirma. No encontro, a subtenente da Política Militar Viviane Leão observou que a falta de estrutura e a carência de policiais que atuam no setor dificultam a maior abrangência do serviço. Atualmente, são atendidas 302 mulheres pela ronda, que funciona diariamente no período das 8 às 18 horas.  

Novos amigos 
Líder do PSDB na Câmara dos Deputados, o baiano Antonio Imbassahy faz voos altos. Está em conversa franca com o PRB com o objetivo de garantir apoio do partido ao seu nome para a sucessão de Rodrigo Maia (DEM) na presidência da Câmara dos Deputados. Por enquanto, dizem que o tucano baiano está fazendo tudo certo, além de vários novos amigos nos meios políticos.

Sondada
Quem foi sondada para disputar a vaga de vice numa chapa importante na sucessão municipal foi a auditora da Prefeitura e articulista Karla Borges. Apesar de estar filiada ao PR, ela, entretanto, declinou do convite por estar envolvida em projetos profissionais novos e, além disso, não ter se desincompatibilizado a tempo para poder concorrer a qualquer cargo eletivo municipal.

Pressão 
Prefeitos, ex-prefeitos e pretendentes a um lugar ao sol nas próximas eleições pressionaram e muito os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por conta da lista dos gestores que tiveram contas rejeitadas. A pressão foi tanta que o presidente Francisco Andrade Netto decidiu antecipar a entrega ao TRE. O prazo limite seria o dia 15 de agosto. A repercussão e a insatisfação foram grandes, mas ele nada podia fazer. Apenas cumpriu o que a lei manda. 

Candeias
A disputa pela prefeitura de Candeias deve criar novos arranjos no cenário político. A pré-candidata Tonha Magalhães (PR) vem dialogando, desde a sexta passada, com o prefeito afastado, Sargento Francisco (PSD), para fechar um novo acordo político. Neste cenário de acordo, Francisco indicará o vice-prefeito da chapa de Tonha, que seria o ex-vereador Bobó, do PTN, que foi secretário de Esportes da gestão do prefeito afastado e era pré-candidato a vice da candidata de Francisco, Marivalda do PT. Junto com Bobó, iria também o presidente da Câmara de Vereadores, Gil Soares (PTB), dentro da cota de confiança de Francisco. 

Cajazeiras 
O anúncio do lançamento, na próxima semana, do edital de licitação que levará o metrô aos bairros de Águas Claras e Cajazeiras é, na opinião do vereador Gilmar Santiago (PT), mais uma demonstração do cuidado que o governador Rui Costa tem por Salvador. “Enquanto eles prometem, nós cumprimos. A linha 1 do metrô, que eles levaram 13 anos construindo e só fizeram metade, em dois anos nós levamos até Pirajá, botamos para funcionar, vamos ampliar e estamos construindo a linha 2”, lembra Gilmar. Segundo o vereador, as obras de modernização da cidade são ou foram feitas nesses dez anos de governos do PT na Bahia. 

Agroecologia
O arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, declarou apoio ontem ao Projeto de Lei de autoria do deputado Marcelino Galo (PT), que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica de alimentos na Bahia. Krieger esteve reunido com Galo e com o ex-deputado Yulo Oiticica na Cúria Arquidiocesana de Salvador. “Acredito que esse projeto vem num momento propício, em que as questões ambientais permeiam a sociedade. Eu já havia lido o projeto e achei a proposta muito interessante”, destacou Krieger.

Viaturas 
O 14º Batalhão da Polícia Militar (Santo Antônio de Jesus) ganhou, ontem (28), três novas viaturas Ford Ranger 4X4 destinadas aos municípios de Laje, Varzedo e Mutuípe. O líder do PT na Assembleia, deputado Rosemberg Pinto, representou o Governo do Estado e entregou os equipamentos às cidades de Laje e Varzedo. “O Governo do Estado vem investindo na segurança através da inteligência com a inauguração do Centro de Operações e Inteligência de Segurança e com este tipo de equipamento apropriado para rondas na zona rural”, disse.

Colunas anteriores
Outras notícias: mais recentes · mais antigas
SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE