TRÂNSITO AO VIVO
WhatsApp: 71 9206-5826
sexta-feira, 1 de julho de 2016
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE

Raio Laser

Adjetivos 
Na iminência de apoiar a candidatura de Alice Portugal (PCdoB) à Prefeitura de Salvador, os petistas não economizam nos adjetivos negativos em relação à comunista. Ela é considera “autoritária”, de “relação pessoal difícil” e “individualista”. O maior temor que Alice desperta em petistas, no entanto, diz respeito à hipótese de não fazer a defesa do PT na campanha municipal. “Vamos apoiar uma candidata que pode não ter compromisso em defender o PT neste momento crítico em que o partido se encontra”, diz um importante quadro petista, temeroso de que o partido vire um saco de pancadas na campanha municipal sem que ninguém se levante para defender seu legado e o que considera “golpe” contra a presidente afastada Dilma Rousseff (PT).

Repúdio
E por falar na deputada federal Alice Portugal (PCdoB), ela repudiou as declarações do atual ministro da Saúde, Ricardo Barros, que teria menosprezado médicos cubanos, farmacêuticos e benzedeiras. “Se tiver algum ponto em que médicos brasileiros não queiram ir, teremos lá um médico cubano. É melhor ter um médico cubano do que um farmacêutico ou uma benzedeira”, disse a pré-candidata à prefeitura de Salvador, acrescentando que “o ministro precisa conhecer o fazer de cada profissional de saúde”.

Ciência Sem Fronteiras
A comunista também criticou a decisão do ministro da Educação, Mendonça Filho, de cancelar as renovações de bolsas do Programa Ciência Sem Fronteiras. “Essa é uma decisão monocrática do ministro temporário da Educação do Governo do golpe. Nós contestamos e protestamos de maneira veemente”, disse, destacando que a meta do Governo Dilma era garantir mais 100 mil alunos no exterior até 2018. “Em uma de suas vertentes, houve a extinção de novas bolsas e a suspensão das bolsas em andamento”, concluiu.

Meio eletrônico
A partir de hoje, todos os novos processos autuados no Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) irão tramitar, exclusivamente, por meio eletrônico, o que permite maior facilidade do acesso à informação, redução do tempo de tramitação do processo, redução de custos com papel, suprimento para impressão e otimização do ambiente de trabalho. O novo procedimento começou ainda em 2015, tendo sido iniciado pelos processos de aposentadoria estendido progressivamente até atingir os autos de todas as naturezas.

Cortes
A notícia de que o governo do estado, através da Secretaria da Educação, vai dispensar cerca de 3.300 vigilantes dos quatro mil que fazem a segurança das escolas na Bahia preocupou o líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Sandro Régis (DEM). “Se essa medida se concretizar é a prova definitiva de que a educação é um setor relegado pelo governo petista e sem a mínima prioridade”, criticou o parlamentar ao ser informado da manifestação que os vigilantes farão hoje, no CAB, para protestar contra as demissões. 

E Lídice?
A executiva do PSB disse ontem que a senadora Lídice da Mata (PSB) ainda não teve nenhum entendimento com o governador Rui Costa (PT) com relação à candidatura para Prefeitura de Salvador e nem a ele fez qualquer tipo de exigência para aceitar o desafio. Segundo o Política Livre, o partido disse também que a senadora foi convidada pelo Partido dos Trabalhadores para encabeçar a chapa que disputará as eleições em Salvador, convite que, apesar da inclinação, permanece sob análise com os integrantes do seu partido.

Pavor
A última Operação da Polícia Federal, mais uma entre tantas em relação às quais a população já nem mais se espanta, volta a deixar alguns políticos baianos apavorados também. Principalmente por causa das contribuições de campanha executadas por algumas das empresas investigadas, em relação às quais, aliás, nada há que prove serem ilegais.

Risco
Candidatíssimo à Prefeitura de Jacobina, o ex-deputado Amauri, do PT, está em maus lençóis. O MP decidiu investigar se ele foi beneficiado eleitoralmente por uma festa, o que é proibido por lei. O risco é simplesmente o de se tornar inelegível já nesta campanha, o que na prática o tiraria do páreo contra o prefeito Rui Macedo, do PMDB.

PDDU 
Foi publicada ontem à tarde uma edição extra do Diário Oficial do Município com a sanção por parte do prefeito ACM Neto do novo PDDU. O relator do projeto na Câmara de Salvador, Leo Prates (DEM), informa que “nenhuma das 133 emendas apresentadas pelos vereadores foram vetadas pelo prefeito”. Foram 52 emendas de movimentos sociais e comunitários e 81 de vereadores. Isso demonstra o respeito do chefe do Executivo Municipal ao Legislativo e também à construção coletiva do novo PDDU”.

Tramitação
O PDDU estava em tramitação desde novembro de 2015 no Legislativo Municipal e foi aprovado em plenário no último dia 13. “Para construção desse relatório, foram realizadas 19 audiências públicas, sendo as duas últimas destinadas à lida do relatório; e acolhidas 132 emendas, sendo 52 de participação popular e 80 emendas de vereadores. Todas as audiências foram transmitidas ao vivo pela TV Câmara e contaram com a presença de intérpretes em Libras para que fossem acessíveis a todos”, explicou o democrata.

Pressão
Apesar de não admitir, o senador Otto Alencar está recebendo a maior pressão do presidente nacional do PSD e ex-ministro Gilberto Kassab para votar pelo impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) em agosto. Otto desconsiderou a decisão de seu partido de votar contra Dilma e está hoje praticamente isolado na legenda com relação ao assunto.

Nordestino
José Luiz Pena é o novo secretário da Cultura do Estado de São Paulo. Zé Luiz é nordestino, criado aqui em Salvador na Fonte do Boi, no Rio Vermelho, e estudou no Colégio Manoel Devoto. Dos seus amigos baianos, dentre eles o diretor da Fecomércio, Arthur Sampaio, ontem ele recebeu muitos parabéns. Seguiram também congratulações ao governador Geraldo Alckmin pela escolha.

Parque das Dunas
O líder do PV na Câmara de Salvador, vereador Eliel, esteve ontem (30), com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV), em Brasília, para solicitar apoio aos projetos em defesa das áreas verdes na capital baiana. Também participaram da audiência o secretário municipal da Cidade Sustentável, André Fraga (PV), e o presidente estadual do PV, Ivanílson Gomes. Eliel disse que o ministro declarou apoio aos projetos apresentados pela bancada do PV na Câmara de Vereadores e elogiou as ações da Secretaria Cidade Sustentável. 

Debate
“O ministro Sarney Filho se comprometeu em participar de uma audiência pública que iremos marcar juntamente com o Ministério Público com o objetivo de garantir o tombamento do Parque das Dunas em Stella Maris e a revitalização da Lagoa do Bispo em São Cristóvão”, afirmou Eliel.

Está chegando a hora 
O prefeito ACM Neto (DEM) prometeu se reunir na próxima segunda-feira com os pré-candidatos à vice, secretários e vereadores aliados, além da atual vice Célia Sacramento, para definir as estratégias da campanha. Do encontro, poderá sair o nome que irá compor a chapa do Democratas. Nos bastidores, os mais cotados são Bruno Reis (PMDB) e João Roma (PRB).

Inversão
As oposições não acreditam que o prefeito ACM Neto (DEM) decida não federalizar a campanha, como tem prometido a amigos. “Ele não vai perder a oportunidade de tripudiar em cima do PT, principalmente dos malfeitos que se atribuem ao partido”, diz um vereador do PT, assegurando que tudo o que ACM Neto fala deve ser visto de forma inversa pelos estrategistas da oposição.

Temor
Tem político na oposição convencido de que se a campanha em Salvador se restringir à figura do prefeito ACM Neto (DEM) e de Alice Portugal (PCdoB) e Sargento Isidório (PDT), os oposicionistas podem dar adeus a qualquer projeto de poder na capital baiana pelos próximos 10 anos, o que ele acredita que terá, inclusive, forte impacto sobre a sucessão de Rui Costa (PT) em 2018.

Apoio a crianças 
O vereador Edvaldo Brito (PSD) apresentou ontem (30) um projeto de indicação propondo a criação de um Centro Municipal de Referência e Apoio a Crianças e Adolescentes com Deficiência do Subúrbio Ferroviário, no município de Salvador. De acordo com Edvaldo, a ideia é que as famílias que moram na localidade e possuem crianças e adolescentes com deficiência intelectual física e/ou sensorial possam ser atendidas, gratuitamente, por equipe multidisciplinar de saúde, sem precisar se deslocar para centros mais distantes. “Precisamos contribuir para o desenvolvimento cognitivo destas crianças, favorecendo uma vida mais digna, apesar das suas limitações”.

Falta de atenção
É muito grave a situação das pessoas que precisam de hemodiálise (disfunções renais) em Salvador e no interior do estado. As centrais de hemodiálise dos hospitais públicos estão praticamente paralisadas. Faltam leitos, remédios, sangue, gente especializada, higiene, os equipamentos estão bem danificados e sem manutenção. As filas de espera se alongam e já tem muita gente morrendo de verdade e aos poucos. Lamentável.

Pretexto
Em nota convocando a categoria, o Sindicato dos Vigilantes da Bahia - Sindivigilantes, informa que a pretexto de reduzir despesas e gerar economia, o governador Rui Costa e o secretário Walter Pinheiro pretendem retirar todos os vigilantes das escolas estaduais em cidades com menos de 100 mil habitantes, já a partir de primeiro de julho, além dos que fazem a segurança nos prédios da SEC e postos como o IAT,  permanecendo apenas um segurança por unidade. O deputado alertou que o governo não pode ajustar suas contas e rombos financeiros desempregando milhares de pais de família e afetando a segurança nas escolas.

Empecilho
O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, disse ontem que o partido não será empecilho para a construção da unidade das oposições em torno da sucessão do prefeito ACM Neto (DEM), a qual ele acredita que poderá ser construída com o PCdoB e PSB. Anunciação, que teria uma reunião com o presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida, disse que o PT defende um chapão com todos os partidos para a Câmara Municipal como uma das condições para celebrar o entendimento. Na hipótese de eles não fecharem o acordo, o PT pode apoiar a senadora Lídice da Mata (PSB) à sucessão, tendência que, segundo Everaldo, é hoje mais forte na legenda.

Colunas anteriores
Outras notícias: mais recentes · mais antigas
SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE