Raio Laser - Tribuna da Bahia
TRÂNSITO AO VIVO
sábado, 25 de outubro de 2014
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE

Raio Laser

Ajudinha
Partidários de Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) se organizam para assistir ao debate da Rede Globo, esta noite, que marcará o encerramento da campanha eleitoral pela televisão.

Ontem, correligionários baianos do tucano com acesso direto a ele se revezavam na prestação de informações que consideravam importantes para o media training que faria visando o confronto.

Era o mesmo que faziam os aliados da presidente Dilma Rousseff, os quais buscavam prover a assessoria da candidata com dicas sobre como achavam que ele poderia “demolir” o adversário no embate de logo mais à noite.

Os times de um e outro pretendiam atuar ainda nas redes sociais durante o confronto a fim de potencializar a performance de seus candidatos.

Campanha
O clima de enfrentamento reinou ontem nas redes sociais. De lado a lado, o que se viu foi uma troca de torpedos e mensagens via WhatsApp de dar gosto.

Textos apócrifos e alguns creditados a autores que desconheciam totalmente seu terror foram divulgados aos montes pelos dois lados.

Nenhuma bola
Tucanos e democratas nem se abalavam ontem com as pesquisas divulgadas sobre a sucessão presidencial nas quais a presidente Dilma Rousseff (PT) aparecia à frente do tucano Aécio Neves.

Argumentavam que no primeiro turno tanto o Datafolha quanto o Ibope previam que passaria ao segundo a ex-presidenciável Marina Silva, que acabou ultrapassada pelo candidato do PSDB.

Colóquio latino
Os servidores do Tribunal de Contas do Estado não serão privados, este ano, da palestra do presidente da Corte, conselheiro Inaldo da Paixão, nas comemorações do dia do Servidor Público.

Segundo o dirigente, ele não poderia deixar de estar presente ao evento do funcionalismo.

Convocado, Inaldo vai logo após para Buenos Aires, participar de um colóquio latino-americano sobre contas públicas, representando o IRB e o Atricon.

O conselheiro embarca para a capital portenha acompanhado do assessor jurídico Uendel Regis, que domina a língua espanhola.

Eleição no presídio
Ninguém fez campanha para os presos, tampouco debateram com ênfase assuntos como a superlotação dos presídios ou mais ações de ressocialização de jovens em conflito com a lei, mas o importante é que está garantido que as unidades prisionais da Bahia tenham espaço reservado para a eleição de domingo (26).

A Defensoria Pública da Bahia informa que a votação nas unidades prisionais envolve 896 custodiados – entre presos provisórios e jovens entre 16 e 21 anos, em cumprimento de medidas socioeducativas, devem voltar às urnas para votar no 2º turno.

O processo é igual aos outros locais de votação.

Transporte de eleitor
A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) sustentou anteontem que não é possível a ampliação da frota de veículos cedidos à Justiça Eleitoral para o transporte gratuito de eleitores no segundo turno, pois já expirou o prazo limite fixado pelo calendário eleitoral para este tipo de solicitação.

Acolhendo o entendimento da PRE, o tribunal decidiu que apenas pode haver a substituição ou a reposição de veículos disponibilizados no primeiro turno, a exemplo daqueles que tenham apresentado defeitos.

É vedado aos candidatos e seus partidos políticos fornecerem transporte para os eleitores no dia da votação.

Infração
Atento a esse tipo de infração, o procurador Regional Eleitoral Ruy Mello afirma que, também neste segundo turno, o Ministério Público Eleitoral (MPE) e as instituições policiais fiscalizarão com rigor o transporte ilegal de eleitores.

O cidadão que verificar alguma irregularidade eleitoral, a exemplo do transporte ilegal de eleitores, pode fazer uma denúncia por meio dos canais de comunicação disponibilizados pela PRE/BA, TRE/BA e pelo Núcleo de Apoio às Promotorias de Justiça Eleitorais do Estado da Bahia (Nuel).

Operação Anúbis
A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) deu início ontem à Operação Anúbis, que vai fiscalizar funerárias, floriculturas e cemitérios no período que antecede o Dia de Finados (2 de novembro).

A operação que leva o nome do guardião dos túmulos e juiz dos mortos na mitologia egípcia.

De acordo com o coordenador do órgão, Tiago Martins, durante a ação serão fiscalizadas a afixação dos preços nos produtos oferecidos aos consumidores, a obrigatoriedade da manutenção do exemplar do Código de Defesa do Consumidor e a proibição da exposição de urnas mortuárias e adereços para velórios na frente das lojas.

Foi assinado o contrato de concessão para operação do transporte público na capital baiana

Licitação
O vereador Euvaldo Jorge (PP), presidente da Comissão de Trânsito, Transportes e Serviços da Câmara de Salvador, celebrou ontem o que chamou de “marco histórico” para a cidade.

Foi assinado no Palácio Thomé de Souza o contrato de concessão para operação do transporte público na capital baiana.

“É um momento ímpar, histórico para Salvador. A população contará com um transporte coletivo de qualidade, organizado, climatizado e confortável. Essa mudança trará benefícios para toda cidade, impactando diretamente não apenas na vida das pessoas como também no trânsito”.

Petista confiante
O deputado federal Valmir Assunção (PT) está confiante na vitória da presidente Dilma no pleito de domingo.

Com os dados da pesquisa Vox Populi, realizada em Minas Gerais e divulgada anteontem, Valmir disse que a presidente ganhará até no estado onde o tucano Aécio Neves governou e mantém aliados no poder. Dilma tem três pontos percentuais à frente de Aécio na votação estimulada, ela tem 44% das intenções de voto e ele 41%.

“Aécio não ganha em Minas, onde foi governador. Isso já é o reflexo do trabalho dele e de seus aliados, que governam o estado até hoje”.

Tempero mineiro
Em tempos de clima acirrado de campanha entre petistas e tucanos, qualquer fato ou movimento acaba motivando ainda mais a disputa. Assim ocorreu no restaurante dos funcionários da Assembleia Legislativa, o famoso Bandejão, ontem.

Em comemoração à Semana do Servidor, o cardápio escolhido foi o mineiro, com entrada do tradicional pão de queijo, o que levou muita gente a sugerir a temática com a eleição de domingo.

Teve apoiador de Aécio com a praguinha no peito, que fez festa relacionando o tempero ao senador mineiro, candidato à Presidência. Mas também houve quem rebatesse: Dilma também é mineira.

A maioria, entretanto, concordou que a mineirice estaria mais associada ao neto de Tancredo.

Pernambués
O vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) acompanhou mais um ato em apoio à reeleição da candidata Dilma Rousseff à Presidência da República, ontem, pelas ruas de Pernambués.

“Nós estamos reunidos hoje para pedir voto para Dilma. Já obtivemos melhorias significativas na vida das pessoas, saúde, emprego, segurança, e tenho certeza que o Brasil será melhor se ela for reeleita no próximo domingo”, finalizou.

A quarta
A UPA Vale dos Barris, a quarta construída na gestão do prefeito ACM Neto, será inaugurada hoje, às 10h.

A unidade fica localizada na Avenida Centenário, em frente ao 5º Centro de Saúde.

A unidade contará com uma equipe de seis médicos, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem, ofertando atendimento de urgência e emergência 24 horas, exames laboratoriais, raio x, ultrassonografia e eletrocardiograma.

Sem fiscalização
A Coligação Com a Força do Povo, da candidata do PT Dilma Rousseff, não está autorizada a fiscalizar as mesas receptoras nem juntas eleitorais, tendo em vista que não indicou no prazo (02.10), os nomes das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e delegados que atuariam no pleito do próximo domingo.

Decisão
Essa decisão já foi comunicada pelo juiz Edson Guimarães, da 14ª Zona Eleitoral, para todos os Juizados Eleitorais do interior e da capital, através do Ofício Circular n° 162/14.

Fecomércio
No próximo dia 30, às 14h30, na Casa do Comércio, a Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-BA vai discutir a importância da aviação regional e do crescimento da malha aérea doméstica para o turismo baiano.

O gerente comercial da Abaeté Aerotáxi, Álvaro Guimarães, será o palestrante convidado pelo coordenador da CET, Giuseppe Belmonte. Guimarães cita os polos turísticos do Baixo Sul, Península de Marau e Chapada Diamantina, entre os principais beneficiados pela aviação regular ou via táxi aéreo.

Na moral
O governador eleito Rui Costa (PT) ganhou ponto com a presidente Dilma Rousseff ao passar por São Paulo e tirar sarro com a situação da falta de água no município, dizendo que não pode usar dois banheiros porque não havia água disponível.

Rui colocou a informação nos jornais, motivo por que Dilma pretende pagar a ele um jantar no Alvorada, caso ganhe ou perca.

Desespero
Segurados do plano de saúde da Camed estão a ver navios desde que a operadora foi comprada pela Unimed.

Uma delas que fez contato com a coluna disse que o boleto do mês de outubro não chegou e que ela liga desde então para o telefone da Unimed que lhe forneceram e não consegue falar.

“Imagine se eu precisar de atendimento”, antecipa, com jeito de desespero.

Encontro jurídico
O Instituto dos Advogados da Bahia (IAB) realizou ontem à noite, no Instituto Feminino da Bahia, o evento Quintas Jurídicas do IAB, com apresentação de importantes assuntos tais como: Recuperação Judicial: O problema das Habilitações e das Impugnações de Créditos, com o advogado Ronney Greve; Limites do Plano de Recuperação Judicial e Intervenção Judicial com Marcus Borel Silva Moreira; Aspectos Jurisprudenciais da Recuperação Judicial, com Maurício Kertzman Szporer. O mediador foi o professor Carlos Rátis.

Dúvidas
Na tentativa de saber quem serão os interlocutores do futuro governador Rui Costa (PT), vários deputados, especialmente os eleitos, têm procurado veteranos na Casa para obter informações e descobrir qual a melhor forma de fazer chegar ao petista os pleitos que imaginam apresentar a ele quando a nova legislatura começar, no ano que vem.

Secretaria
Rui Costa não pretende criar apenas uma secretaria nova, como a da Agricultura Familiar, conforme antecipado ontem por esta Tribuna.

Outras pastas deverão ser fundidas ou dar lugar a novas secretarias, nos moldes do que o novo governador considera o mais importante para poder comandar o Estado com as metas que vem traçando desde que foi eleito.

Colunas anteriores
Outras notícias: mais recentes · mais antigas
SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CAPA DE HOJE
PUBLICIDADE