TRÂNSITO AO VIVO
WhatsApp: 71 9206-5826
sábado, 6 de fevereiro de 2016
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE

Raio Laser

Falta conversar 
A senadora Lídice da Mata (PSB) disse ontem ao site Política Livre na Praça Municipal, onde participou da solenidade de abertura do Carnaval de Salvador ao lado do governador Rui Costa (PT) e do prefeito ACM Neto (DEM), que, para decidir lançar sua candidatura à Prefeitura de Salvador em outubro, faltam ainda um debate com o partido e conversas com o governador Rui Costa (PT) e os partidos aliados. Segundo Lídice, que é presidente do PSB na Bahia, este é principalmente o momento de debater o lançamento de candidaturas à sucessão municipal em toda a Bahia. Com discurso praticamente de candidata, ela minimizou o favoritismo para ganhar a disputa apontado pelas pesquisas para o prefeito ACM Neto (DEM), observando que campanha não se ganha antes do tempo. “O governador era Paulo Souto e Jaques Wagner ganhou as eleições. Uma coisa é governo, outra é campanha. A pesquisa que começa a ter importância é a 60 dias da eleição. Até lá, é conversa para lá e conversa para cá”, disse.  

Violência
A autora da Lei Antibaixaria, deputada Luiza Maia (PT), participou do lançamento das campanhas ‘Diga não à violência contra a mulher’ e ‘Liberdade para ser linda do jeito que quiser’, promovidas pelo Ministério Público estadual, ontem (03). As ações buscam prevenir contra a violência de gênero, o racismo e o sexismo no Carnaval. Abusos cometidos podem ser denunciados no Disque 180. 

Crescimento
A bancada do PTN na Câmara Federal cresceu ontem, com a entrada no partido dos deputados Aluísio Mendes (MA) e Luiz Carlos Ramos (RJ). A legenda conta agora com seis parlamentares. Para o líder Bacelar, o crescimento da sigla é resultado do bom desempenho e do trabalho exercido pelo partido, dentro e fora do Congresso Nacional. “O PTN tem conseguido trazer para o partido parlamentares atuantes e com muita determinação. Acredito que as bandeiras que defendemos fezeram com que Aluísio Mendes e Luiz Carlos Ramos aderissem ao nosso projeto. Eles vieram para somar e tenho certeza que  irão render bons frutos. Nos próximos dias, aguardamos novas filiações”, declarou.

TJ-BA
O deputado federal Luiz Caetano (PT) usou a tribuna da Câmara dos Deputados, na tarde de ontem, para saudar a nova presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, a desembargadora Maria do Socorro Santiago, que assumiu o cargo na última segunda. O parlamentar destacou o perfil conciliador e de diálogo da nova presidenta. Ele salientou ainda a competência e o caráter da magistrada.

Dengue
Com base nos índices alarmantes do próprio Ministério da Saúde, que aponta mais de 40 mil casos de dengue no Brasil, o deputado estadual Alan Sanches cobra políticas públicas do governo estadual no Carnaval, para que os números não se elevem nesse período. De acordo com o deputado, algumas cidades do país, suspenderam a festa por causa da epidemia da doença. “Porém, o governo baiano, ao anunciar investimentos de R$ 69 milhões, não demonstra nenhum tipo de preocupação com um problema que é de saúde pública e tende a se elevar nesse período”, disparou, conclamando um posicionamento do Executivo estadual neste sentido. 

Boletim
Alan destaca que, de acordo com o Boletim Epidemiológico Dinâmico da Dengue, um aplicativo para produção automática de informações relativas à dengue no estado da Bahia e em seus municípios a partir do relacionamento de diversas fontes de dados alimentadas diariamente por trabalhadores que compõem o sistema de saúde estadual, até a 3ª semana epidemiológica de 2016 foram informados pelas unidades de saúde e registrados no SINAN 75.551 casos suspeitos de dengue no estado da Bahia. 

Procissão
Uma procissão marítima em homenagem a São Gonçalo movimentou o dia dos moradores da Ilha de Maré, distrito de Salvador. Na segunda-feira foi iniciado o ciclo de festejos no mar com a procissão de Nossa Senhora das Candeias – entre São Thome de Paripe e Praia Grande -, tendo continuidade na terça com os presentes a Iemanjá. Dezenas de embarcações participaram ontem (03) da homenagem que saiu da igreja dedicada à santa, em Praia Grande, e fez duas paradas para “devolução” dos santos visitantes: Nossa Senhora das Neves, na comunidade de Neves; e São Roque, em Caboto (Candeias), encerrando a viagem em Passé e retornando a Praia Grande

Músicos
A Ordem dos Músicos do Brasil – Conselho Regional da Bahia desmentiu ontem que a cobrança de anuidade da entidade seja ilegal, conforme acusações veiculadas em redes sociais e na imprensa. “Uma portaria não se sobrepõe a uma lei federal (nº 3.857/1960), que legitima as cobranças e a fiscalização em todo território nacional. Salientamos que o único golpe que vem sendo executado é por parte das empresas que são a favor da desregulamentação da profissão do músico atendendo aos interesses dos setores comerciais e econômicos obscuros do entretenimento. Os músicos perderiam o seu status laboral e os direitos trabalhistas específicos e assim deixaríamos de ter uma profissão para ser uma função”, esclareceu o presidente da OMB-Bahia, Sidnei Bonfim, ressaltando que a entidade vem passando pelo processo de reestruturação para a manutenção dos direitos e garantias dos músicos profissionais no Estado.

Da Bahia I
Quem não é familiarizado com o Carnaval da Bahia talvez não saiba o que é sair na pipoca, tomar um capeta, trocar um colar por um beijo ou dar licença a quem passa gritando ‘olha o gelo!’. E quem não viu um Mandu, um Mascarado ou Capabode? Ou aprendeu ‘que é do outro lado, do lado de lá’? Para reunir esse vocabulário peculiar e informações sobre a evolução do Carnaval da Bahia na linha do tempo e da memória, a Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom) desenvolveu o site do Carnaval da Bahia, que será permanente e atualizado durante o ano todo, não somente durante os seis dias da folia.

Da Bahia II
No endereço www.carnaval.bahia.com.br estão disponíveis informações relacionadas à festa, como programação detalhada, serviços, festas populares, micaretas, lavagens e outros acontecimentos, em todo o estado. Com uma interface dinâmica e colorida, que é a cara da festa, o folião encontra todas as informações que precisar, em um único lugar e durante o ano inteiro.

Desapontamento
O deputado Hildécio Meireles (PMDB) destacou ontem o desapontamento com o ofício recebido da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), em resposta à emenda de sua autoria no Plano Plurianual (PPA), que pedia a construção do Hospital Regional de Valença. Segundo Hildécio, apesar de o superintendente José Raimundo Mota admitir que é “imprescindível instalar uma unidade com serviços de alta complexidade e até mesmo leitos de UTIs por se tratar de uma cidade polo da região, é impossível atender o pleito diante da inexistência de recursos para tal e falta de previsão no PPA”.

Limpeza
A Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) realizou na madrugada de ontem a operação de limpeza dos festejos de Iemanjá. A equipe, que contou com 263 profissionais entre coordenadores, chefe de operações, motoristas de apoio, motoristas de operações, encarregados, agentes de limpeza, coleta e lavagem, recolheu cerca de 60 toneladas de resíduos sólidos. Segundo o presidente da Limpurb, Tiago Correia, foram utilizados oito compactadores, nove caminhões, nove carros-pipa e dois carros de apoio na operação. “A Limpurb disponibilizou também 225 sanitários químicos, sendo 77 masculinos, 144 femininos e quatro infantis, que foram instalados em diversos pontos da região”.

Bolsas I
Uma reunião realizada ontem, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), deu início ao processo de negociação para o ajuste dos termos do novo edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, que deverá ser publicado no primeiro semestre deste ano. O deputado Jorge Solla (PT), que requereu a reunião, destacou a importância de que haja diálogo para que o programa seja aperfeiçoado.

Bolsas II
“Já há uma compreensão para que o programa, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o Mais Educação e o Pacto Pelo Ensino Médio sejam planejados e executados em integração com a meta final de acabar com o analfabetismo em todos os seus níveis, em esforço pactuado com estados e municípios. Agora é preciso diálogo para adequar a proposta da Capes às sugestões de quem está na ponta executando, que são as instituições de ensino, coordenadores e professores”, defende o petista.

Antibaixaria 
Atenta à aplicação e fiscalização da Lei Municipal 8286/2012, conhecida como Lei Antibaixaria Municipal, que dispõe sobre a proibição do uso de recursos públicos do município de Salvador para contratação de artistas que em suas músicas, danças ou coreografias, desvalorizem, incentivem a violência ou exponham as mulheres a situação de constrangimento, a Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres solicitou à Saltur a relação dos artistas e bandas contratadas pela Prefeitura de Salvador para se apresentarem no Carnaval de 2016, bem como informações acerca dos respectivos valores pagos a cada um deles.

Domingo 
No domingo (7), às 12h, a Campanha Curta o Carnaval Sem Violência Contra as Mulheres será lançada pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, Aladilce Souza (PCdoB), no Camarote da Câmara de Salvador, localizado no Campo Grande. “Esta campanha se soma à rede de proteção à mulher no Carnaval de Salvador, que contará com ações do Ministério Público, Secretaria Estadual de Política para as Mulheres, Superintendência Municipal de Política para as Mulheres e Tribunal de Justiça”, explica Aladilce.

Mobilidade
Durante entrega das 500 unidades habitacionais do conjunto Residencial Lagoa da Paixão, Setor I, no bairro Fazenda Coutos, ontem, a líder do PT na Câmara de Salvador, Vânia Galvão, destacou a preocupação do governador Rui Costa com a população mais pobre. Na ocasião, a vereadora cobrou do prefeito ACM Neto a avaliação do Projeto de Indicação que propõe a Criação do Bilhete Especial para Desempregado, elaborado em conjunto com o correligionário Gilmar Santiago, e do Projeto de Lei, nº 69/2014 que pretende tornar obrigatório o degrau auxiliar nos ônibus e micro-ônibus de Salvador. 

Colunas anteriores
Outras notícias: mais recentes · mais antigas
SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE