FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE

Raio Laser

Coluna do dia 22/08/2014

Efeito Marina 
Deputados que acompanham os movimentos eleitorais no interior já identificaram um crescimento nas intenções de voto na candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva. Ele é real e pode efetivamente abalar tanto a performance de Aécio Neves, adversário do PSDB, quanto da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição. Na coligação liderada pelo PSB na Bahia, a estimativa passou a ser a eleição de pelo menos o dobro dos candidatos a deputado originalmente pensado. É um número que anima os postulantes e deixa preocupados partidos adversários da socialista, como o PT e o PSDB. Neste embalo, a candidata do PSB ao governo, Lídice da Mata, vai se beneficiar e muito, avaliam.

Avaliação
O prefeito ACM Neto (DEM) foi convocado para uma reunião de emergência anteontem à noite em São Paulo a fim de avaliar o impacto da candidatura de Marina Silva (PSB) na campanha do presidenciável Aécio Neves (PSDB). Tucanos e democratas preocupam-se com o fato de Marina Silva vir arrebatando votos da juventude e dos setores médios que antes estavam com Aécio e, ao lado disso, o desempenho da presidente Dilma Rousseff (PT) vir melhorando a cada pesquisa. 

Ciumeira
O apoio de Silvino Tito Paraíso, irmão da candidata a deputada federal Tatiana Paraíso, mulher do João Henrique (PSL), ao candidato a deputado Pablo Barrozo (DEM) está gerando descontentamento na família Carneiro, onde o senador João Durval têm pedido votos para ela. Esperava-se, na família, que o irmão de Tatiana apoiasse para deputado apenas Paulo Henrique, filho de João Henrique.

Estação Retiro 
Com 5,8 mil metros quadrados de área construída, a Estação Retiro do metrô de Salvador vai começar a funcionar na próxima segunda-feira (25), a partir das 9h. O governador Jaques Wagner faz uma visita ao local, às 8h30, e entrega oficialmente a estação, que conta com elevadores, escadas rolantes e piso tátil. A operação do metrô começou em junho deste ano. Atualmente, o transporte funciona gratuitamente, de forma assistida, das 9h às 16h, entre as estações da Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte. A partir de 15 de setembro, o metrô entra em operação comercial.

Perseguição
Na entrevista que deu ontem à CBN, o candidato do DEM ao governo, Paulo Souto, ao lembrar de seu segundo mandato, quando o presidente era o petista Lula, disse não ter sofrido grande perseguição por parte do governo federal, à exceção de um diretor do Ministério da Saúde. O diretor em questão era o secretário executivo da pasta, o hoje candidato a deputado federal Jorge Solla, que se tornaria secretário de Saúde no governo Jaques Wagner.

Duvidê-o-dó
O deputado estadual Sargento Isidório (PSB) disse em discurso na Assembleia Legislativa que duvida que o ex-candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB) tenha dito alguma vez que apoiava o casamento de homossexuais. “Pode ter havido algum erro de sua assessoria. Não acredito que ele tenha dito isso, até pelo fato de ter se unido na política a uma evangélica”, afirmou, referindo-se a Marina Silva. O parlamentar é obcecado com o tema, como já se sabe.

Bem lembrado
O mundo dá voltas. Há quem cite a frase para lembrar que o presidenciável Eduardo Campos, falecido de forma trágica, iria ser homenageado com o título de cidadão baiano, na Assembleia Legislativa, mas, na última hora, com os convites já prontos para a cerimônia, governistas, autores da proposta teriam sido “convocados” pelo governador Jaques Wagner a retardarem a entrega da comenda. Eduardo tinha acabado de lançar a então pré-candidatura ao Palácio do Planalto. Ironicamente, os mesmos que se preocuparam com o seu crescimento hoje o homenageiam batizando com o seu nome o novo viaduto do Imbuí, na Paralela.  

Mercadão
Em continuidade ao processo de revitalização de um dos mais importantes espaços de Irecê, o prefeito Luizinho Sobral inaugurou a nova padronização das 91 barracas instaladas no entorno do Mercadão. A Prefeitura investiu mais de R$130 mil nas novas estruturas com recursos próprios. Para os comerciantes locais, que trabalham no Mercadão há muito anos, o movimento e os lucros aumentaram bastante depois das 
intervenções da administração 
municipal.  

Antecipado
O candidato ao Senado da República, Otto Alencar (PSD), está com o sorriso largo com a chegada dos novos ferries, empreitada que ele comandou todo o processo de negociação, intervenção na TWB e descascou os pepinos relativos à aquisição dos navios. Agora, nesta sexta, com a autorização para duplicar as BRs-101 e 116 no trecho baiano, rodovias que foram pavimentadas há mais de 30 anos, como a BR-101, e há mais de 80, como a BR-116, correligionários já consideram que ele recebeu dois presentes antecipados, já que comemora seu aniversário no próximo dia 28. 

Telefonia em CPI
O deputado estadual Cacá Leão, membro titular da CPI da Telefonia, em oitiva realizada ontem, na Assembleia Legislativa, cobrou de representantes das operadoras Vivo e Tim esclarecimentos sobre os investimentos realizados no setor na Bahia, ampliação e qualidade dos serviços prestados, além de previsão sobre as melhorias para o atendimento ao consumidor, especialmente nos municípios da zona rural. Para o deputado, é necessário buscar urgentemente soluções para que os problemas não se tornem crônicos. 

Evento
Aliás, por falar em Aécio Neves e ACM Neto, tudo indica que DEM e PSDB vão fazer uma grande festa para o presidenciável amanhã, quando ele lança seu programa para o Nordeste no Espaço Unique. Um grande número de correligionários e deputados está sendo arregimentado para participar do evento, onde DEM e PSDB querem dar uma demonstração de força.

Central
A equipe do candidato do DEM a governador Paulo Souto teve dificuldades para levantar problemas em relação à central de regulação de saúde no Estado dado o alinhamento dos sindicatos de servidores do setor com o PT e o PCdoB, partidos da base de apoio do governo. Assim, teve que descobrir os problemas diretamente junto aos usuários, que não poupam críticas ao sistema.

Homenagem
Pedetistas resolveram refrescar a memória dos baianos e compartilhar com os admiradores as histórias que marcaram a vida do ex-presidente Getúlio Vargas, durante uma homenagem ao estadista a ser realizada no próximo domingo, a partir das 9h, na sede do PDT, na Mouraria. O jornalista Nilton Nascimento, além de Aristeu Almeida e Germano Machado, vai contar sobre fatos da vida do político. Serão prestadas homenagens também junto ao monumento da Carta Testamento, ao lado do Colégio Central, entrada da Estação da Lapa. Serão lembrados os 60 anos do suicídio de Vargas. 

Letras Jurídicas
A Academia de Letras Jurídicas da Bahia promoverá no próximo dia 26, às 19h, na Graça, o painel “A importância da Academia no contexto social e a contribuição do acadêmico”. O evento será aberto a profissionais e estudantes de Direito, bem como ao público em geral. Também neste dia se encerra o prazo para as inscrições para a cadeira de número 8 que se encontra vaga.   

Sindsefaz
O Sindicato dos Servidores da Secretaria da Fazenda do Estado (Sindsefaz) prestará uma homenagem hoje ao governador Jaques Wagner, durante o encerramento do Seminário “Por um Estado justo, que faça o povo avançar nas conquistas”, no Bahia Othon Palace. O reconhecimento dos fazendários ao governador será pela sua trajetória militante, sindical e política, como também pelo apoio nas vitórias alcançadas pela categoria durante seu mandato.

Ademi
A Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi) realiza hoje, às 12h30, no Restaurante Amado, um almoço em comemoração aos 39 anos da entidade. No evento, que será de adesão, será realizada uma homenagem póstuma ao engenheiro Manuel Segura, com o Troféu Personalidade Ademi, pela contribuição ao desenvolvimento do mercado imobiliário.

Livro
Antônio Ribeiro,  ex-secretário da Fazenda no governo Lídice da Mata, lança mais um livro: “Origens, Cultura e Tolerância Social à Corrupção no Brasil”. Nesta sexta-feira, às 18 horas, na sede da Abase, em Armação.

Resposta
Em resposta à nota publicada ontem na coluna, o Instituto de Gestão e Humanização – IGH esclarece que foi habilitado no último dia 6 como possível contratado no processo 0753/2014, que prevê a gestão da unidade de pronto atendimento da Gleba A/Gravatá, no município de Camaçari. “Após habilitação, como de praxe, iniciou cadastro reserva para eventual contratação de profissionais. Por isso, se coloca à disposição dos órgãos de fiscalização e controle para quaisquer esclarecimentos sobre o referido processo, do qual está participando de forma idônea”. Na nota, o IGH diz ainda ser “uma organização social, 100% SUS, que há anos presta relevantes serviços de saúde não só no Estado da Bahia, como também nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste”.
Regulação
O ex-secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, disse ontem à Tribuna que não quer levar os louros que não foram criados pelo governo do PT. De acordo com o petista, que é candidato a deputado federal, o mérito de ter criado a Central Estadual de Regulação de Leitos não é dele. “Só lembrando que foi criada por Paulo Souto. Foi a medida mais importante dele na Saúde. Modernizou e melhorou o uso mais racional dos leitos existentes na época. Pena que eram apenas 319 leitos de UTI pelo SUS na Bahia”.

Números 
Segundo Solla, o governo Wagner triplicou esse número: “hoje são 960 leitos de UTI. Ampliamos a Central Estadual, contratamos profissionais concursados. Dobramos a equipe. Nós criamos a Central Interestadual de Leitos Bahia - Pernambuco e as Centrais Regionais de Regulação de Leitos Sudoeste (Vitória da Conquista) e Sul (Itabuna). O número de pacientes internados pelo SUS através da Central Estadual de Regulação passou de 22 mil em 2006, último ano da gestão Paulo Souto, para cerca de 58 mil em 2013”, enfatizou.

Outras notícias: mais recentes · mais antigas
SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE