FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE

Raio Laser

Coluna do dia 30/07/2014

Orientação
A decisão do comando da campanha de Rui Costa (PT) de orientá-lo a bater forte nos adversários, como fez ontem ao declarar que não tem parentes prestando serviços por meio de empresas para a máquina do Estado, há quem diga, foi inspirada em dois personagens que atuam nas oposições – o deputado federal Lúcio Vieira Lima e seu irmão, o candidato a senador Geddel Vieira Lima, do PMDB. Na época em que assumiram o controle da Prefeitura com o prefeito João Henrique e enfrentaram a batalha da reeleição num momento em que ele estava na rabeira nas intenções de voto, ambos arregaçaram as camisas e partiram para tudo contra os adversários, orientando o prefeito a fazer o mesmo, no que foram muito bem-sucedidos.

Beleza
Isaac Edington está sendo considerado, numa pesquisa realizada por Whatsapp, o secretário mais bonito do prefeito ACM Neto (DEM). A escolha teria sido feita por secretárias dos secretários municipais. Por algum motivo, as moças não decidiram promover também um ranking das mulheres mais belas da administração, embora não faltem candidatas.

Mudança
Virou um buxixo só na Praça Municipal o afastamento repentino do secretário particular do prefeito ACM Neto (DEM), Luiz Henrique Gaban. A informação mais recente dá conta de que ele tirou licença e, quando retornar, vai para outra função menos íntima do prefeito. O imbróglio envolveria o pai do secretário, Carlos Gaban, que é deputado estadual pelo DEM e recentemente desistiu de disputar a reeleição.

Turismo
Aliás, os comentários mais recentes são de que Luiz Henrique vai começar a trabalhar com o secretário municipal de Turismo, Guilherme Bellintani. Pelo visto, o prefeito não quer o ex-colaborador tão perto que permaneça tão íntimo, nem tão longe para que não afaste dele e se torne difícil de controlar. É, enfim, uma hipótese que se comenta.

Onda
Embora tenha passado a mirar suas baterias também contra o candidato do DEM ao governo, Paulo Souto, a senadora Lídice da Mata, candidata do PSB a governadora, tem focado como alvo preferencial o petista Rui Costa (PT). Está surfando como ninguém na onda antipetista, que deixa, inclusive, o ex-presidente Lula preocupado com o rumo das eleições no país.

Apoios em Irecê
O deputado estadual Bruno Reis fechou o apoio do ex-prefeito de Irecê, Beto Lélys, à sua reeleição. Lélys será candidato a deputado federal. Em Irecê, Bruno Reis também tem o apoio do prefeito Luizinho Sobral (PTN) e dos vereadores da base do gestor, com quem se reuniu no último final de semana. 

Camaçari
Líder da oposição em Camaçari, o vereador Antonio Elinaldo (DEM) conseguiu mais um apoio importante na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa: da ex-vice-prefeita Tereza Giffoni, do PSDB. Tereza, que é médica, foi vice-prefeita na primeira gestão de Luiz Caetano (PT). Ela rompeu com o petista e chegou a provocar muita dor de cabeça quando assumiu interinamente a prefeitura, inclusive demitindo secretários.

Crise
A crise de captação de recursos não afeta apenas a campanha de Rui Costa (PT). Partidários de Paulo Souto (DEM) ficam aflitos só de pensar em quanto ainda precisam levantar de recursos para tocar a campanha. Felizmente, a liderança do candidato nas pesquisas de opinião mantém as portas do empresariado abertas. O problema, argumentam, é a crise.

Bom combate
Vivandeiras empresariais atracadas ao poder central baiano resolveram produzir falsos dossiês para amedrontar gestores públicos – prática do passado que é crime previsto no código penal.

Debate
Viria desta época a célebre frase dita por João Henrique num debate pela televisão na direção de seu então oponente mais forte, o na época deputado federal Walter Pinheiro (PT). “Você é um tremendo cara de pau!”, disparou o então prefeito, ganhando o debate para Pinheiro. Referia-se ao fato de Pinheiro ter sido seu aliado e ter subitamente se transformado em adversário.

Comparativo
Os R$ 2,8 bilhões investidos para recuperação de oito mil quilômetros de estradas em todo território baiano e mais R$ 270 milhões previstos para melhorias em outros mil quilômetros são apontados pelo candidato ao governo Rui Costa, como um dos diferenciais entre a gestão de Jaques Wagner e a de Paulo Souto. “Fico admirado quando ouço o candidato da oposição falar mal das estradas na Bahia. Além de não apresentar propostas e insistir nas críticas vazias, aposta na falta de memória da população”, atacou o petista, lembrando que nos últimos anos, a Bahia bateu recordes na construção e recuperação de estradas. 

Mais apoios
A lista de integrantes de partidos da base aliada do governo Wagner que declararam apoio à chapa oposicionista acaba de ganhar mais um novo membro: Tonha Magalhães, do PR. A ex-prefeita de Candeias selou a escolha dos candidatos Paulo Souto (DEM), ao governo, Geddel Vieira Lima (PMDB), ao Senado, e Pablo Barrozo (DEM), para a Assembleia Legislativa em uma reunião esta semana em Salvador.

Trade turístico
O trade turístico de Salvador e o secretário municipal de Desenvolvimento Cultura e Turismo, Guilherme Bellintani, terão nova rodada de conversa hoje, promovida pela ABIH-BA. A reunião será realizada às 17h, no Hotel Sheraton da Bahia, no Campo Grande. Durante o encontro serão abordados assuntos de interesse da categoria, como a evolução e os prazos para entrega das obras realizadas na cidade, o andamento dos projetos já aprovados, as respectivas licitações e orçamentos disponíveis.

Eleitores com título
Desde a última segunda, os eleitores que pediram inscrição ou transferência podem buscar o título de eleitor no cartório eleitoral mais próximo de sua residência. O prazo final para que a Justiça Eleitoral estivesse com essa documentação pronta para entrega também terminou no domingo (27). Também estão disponíveis para consulta nos sites dos TREs os nomes das pessoas que comporão as Juntas Eleitorais. 

Jacobina
O presidente estadual do PSDB, Sérgio Passos, parabenizou a população de Jacobina pelo aniversário da cidade, comemorado anteontem. “Neste momento tão especial, quero congratular-me com todos os jacobinenses pelo esforço de cada um na construção diária da cidade”, afirmou. 

Deu erro 
Defensor da candidatura de Paulo Souto (DEM) desde o início do processo eleitoral, o deputado federal Jutahy Magalhães Jr. (PSDB) avaliou o cenário atual, ao afirmar que “primeiro, tudo que podia dar errado para a estratégia política do governador Wagner, deu. E tudo que podia dar certo para a oposição, deu certo”, disse Jutahy, citando a forma como foi definido o nome de Rui Costa para a corrida sucessória e a conjuntura econômica do país, que, segundo ele, não tem favorecido a presidente Dilma Rousseff (PT). 

Solução
O deputado Jutahy defendeu o nome do empresário e escritor Joaci Góes, em face das análises feitas pelo governador Jaques Wagner, que, em entrevista à Tribuna, citou a entrada do ex-deputado na chapa oposicionista, como vice, através de um “ajuste” e não que isso não refletiria “unidade”. “Quem indica o candidato é o partido. O nome que defendíamos no início era o de João Gualberto, mas, por telefone, o prefeito ACM Neto nos informou que facilitaria muito se fosse Joaci, e nós imediatamente concordamos com o nome dele, que é fundador do PSDB, foi um grande deputado federal. O seu nome foi uma solução que ajudou ainda mais na unidade, portanto, trauma não existiu”. 

Sétimo dia
A família da ex-prefeita de São Francisco do Conde, falecida na semana passada, Rilza Valentim, convida a todos para missa de sétimo dia que acontece hoje pela manhã, a partir das 9h, no Ginásio de Esportes Baiacão, no município. Rilza deixou uma lacuna na política do estado sentida por aliados e adversários. Ela cumpria mandato até 2016 e seria uma peça-chave no desenvolvimento da campanha eleitoral deste ano.  

Romaria
Não é só de políticos – em especial, deputados – e empresários que o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, do PP, tem visto seu gabinete coalhar desde que assumiu o cargo, na última segunda-feira, em substituição a Rilza Valentim, do PT, morta em decorrência de uma embolia pulmonar causada por uma anemia falciforme. A lista inclui também comunicadores.

Planos
O político que teve seus planos mais afetados na política de São Francisco do Conde, com a morte de Rilza Valentim, foi o seu ex-marido, Joaci Pena, que dirige a secretaria municipal de Administração e era candidato a sucedê-la em 2016. Há quem diga na cidade que ele não resiste muito tempo no cargo, com a chegada ao poder de Evandro Almeida.

Candidatura
A vereadora de Salvador Vânia Galvão, do PT, lança sua candidatura à deputada estadual neste sábado, dia 2, às 9h, durante plenária a ser realizada no Teatro Jorge Amado (Pituba). Estarão presentes ao evento os candidatos à deputado federal Jorge Solla, Moema Gramacho e Pedro Alcântara, apoiadores de Vânia.

Presídios
A vereadora Tia Eron (PRB) vai realizar uma sessão hoje para debater o “Universal no Trabalho de Ressocialização nos Presídios da Bahia”. O evento, que acontece às 9h no Centro Cultural da Câmara, vai discutir a situação dos presídios do estado e o que tem sido feito, através do trabalho evangélico, para salvar vidas nos presídios.  

Outras notícias: mais recentes · mais antigas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Edição Online
(71) 3022-6046
Av. Magalhães Neto, 1856, Ed. TK Tower - Sala 619
Edição Impressa
(71) 3321-2161
Rua Djalma Dutra, 121, Matatu