FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE

Raio Laser

Coluna do dia 25/07/2014

Repercussão 
Foi grande a repercussão ontem, no Tribunal de Justiça da Bahia, da decisão do ministro Ricardo Lewandowski determinando o retorno ao cargo do desembargador Mário Alberto Hirs. A expectativa é de que a decisão implique também no retorno de outra magistrada à Corte, a desembargadora Telma Brito, afastada no bojo do mesmo processo que ele. Desde o afastamento de ambos, corriam informações de que dificilmente ambos retornariam ao TJ, fato agora desmentido pela decisão de Lewandowski. Hirs e Brito compõem o mesmo grupo de desembargadores no TJ baiano que não cruza com o atual presidente da Corte, o desembargador Eserval Rocha. Mas o momento é de distensão no TJ pelo retorno de um magistrado querido pela maioria dos colegas.

Promessa
Causou grande comoção em São Francisco do Conde, ontem, a notícia do falecimento da prefeita Rilza Valentim (PT). Jovem, dinâmica e extremamente popular, Rilza era uma verdadeira promessa em termos políticos. Muita gente, inclusive, achava que, pelo perfil e preparo, poderia facilmente vir a se tornar candidata ao governo do Estado brevemente.

Especulações
Aliás, paralelamente às notícias sobre a morte da prefeita que causou profunda consternação política em São Francisco do Conde, políticos locais já se comunicavam para discutir os rumos da política local, onde o prestígio e a popularidade da petista era elemento a definir tanto a vida dos candidatos no pleito atual como no futuro, quando a Prefeitura será renovada.


Maratona no interior 
O prefeito ACM Neto (DEM) pretende intensificar agora, no final de julho e início de agosto, a agenda de campanha ao lado de Paulo Souto (DEM) e Geddel Vieira Lima (PMDB). Já decidiu que nos fins de semana vai viajar com a chapa majoritária sempre que puder, concentrando as inúmeras inaugurações previstas para o período da semana. Para Neto, não tem nada ganho, mesmo com o excelente desempenho de Souto nas pesquisas. A ordem do prefeito é colocar as sandálias da humildade e arregaçar as mangas. 

No cargo
O genro do senador Walter Pinheiro, Marcelo Junqueira Ayres Filho, tudo indica, vai ser indicado finalmente membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O aval teria sido dado pela presidente Dilma Rousseff ao próprio senador com a condição, entretanto, de só promover a nomeação após as eleições a fim de evitar especulações de favorecimento ao PT em processos naquela Corte.

Sigilo total
Chamou a atenção o grau de sigilo com que o Ibope divulgou sua segunda pesquisa sobre a sucessão na Bahia. Pudera: na primeira sondagem, há cerca de um mês, muita gente já propagandeava que Paulo Souto (DEM) estava na frente de Rui Costa (PT) com quase o dobro de pontos e que Geddel Vieira Lima estava na frente da corrida ao Senado, o que fragilizou bastante o grau de confiabilidade da sondagem.

Fiscalização
Ao contrário do que vem sendo dito nas redes sociais, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) não está realizando nenhuma operação denominada “Tolerância Zero”. A assessoria de imprensa do Detran aproveita para reafirmar o compromisso do órgão no sentido de zelar por um “trânsito seguro, realizando operações de fiscalização de trânsito com demais órgãos fiscalizadores”.

Na cola
A briga entre Maurício de Bacelar (PTN) e o casal Luiz Caetano (PT) e Luíza Maia (PT), em Camaçari, parece não ter prazo para acabar. Ontem, Bacelar voltou à carga e acusou os dois de usarem crianças na distribuição de material de campanha, inclusive com fotos, o que caracterizaria exploração infantil. Já há quem diga no PT que a “obsessão” de Mauricio Bacelar contra os dois poderia não ter existido, caso Caetano não tivesse atrapalhado seus planos de conquistar a Prefeitura.

Diagnóstico
O day after dos governistas foi amargo. Depois dos ataques à pesquisa Ibope, tentou-se entender por que Rui não decolou apesar de tanto esforço e exposição junto a Dilma, Lula e Wagner. Nem mesmo estratégia de colar a imagem de Rui nas obras do governo amplamente divulgadas em propaganda funcionou. Falta um diagnóstico para dar um norte ao candidato do PT.

Ibopiada
Outro que também manteve a calma e até riu dos que se apressaram em comemorar foi o ex-secretário Robinson Almeida. Para ele, a realidade no interior é bem distinta, Rui está crescendo e logo esses números afetarão as pesquisas. Tão confiante está que tratou a aferição de Ibopiada.

Subúrbio
A Prefeitura-Bairro do Subúrbio já está praticamente pronta para ser entregue à população. A unidade fica na Rua Pará, em Paripe, e será inaugurada nos próximos dias. Só resta uma pequena intervenção da Embratel para garantir a internet da unidade. Depois do Subúrbio, que tem recebido inúmeras obras na gestão de ACM Neto, a exemplo da requalificação das orlas de São Thomé de Paripe e Tubarão, será entregue a Prefeitura-Bairro do Cabula, na Rua Silveira Martins. 

Mulher negra
A vereadora de Salvador Tia Eron lamentou a morte da prefeita Rilza Valentim, que será sepultada hoje, data em que se comemora o Dia da Mulher Negra Americana e Latino-Caribenha. Segundo Eron, todas as homenagens devem ir para Rilza, que já recebeu o prêmio Maria Felipa na Câmara Municipal. “Ela deixa uma enorme lacuna como mulher negra, prefeita, mas, sobretudo, uma amiga sincera. Ela nos ensinou uma forma de fazer política sem ódio e sem paixão, mas simplesmente com grandeza humana”.

Sem Ibope
“Não tem como confiar nessas pesquisas do Ibope que já erraram várias vezes nas eleições passadas. Querem criar um panorama fictício já que estamos muito bem em Salvador e no interior só vai dar Rui Costa, que, junto com Dilma, vence no primeiro turno em outubro”. A citação é do deputado federal Valmir Assunção (PT) que diz não acreditar que Paulo Souto (DEM) tenha mais de 10% dos votos para governo do estado. 

Calmíssimo
Quando os números da pesquisa Ibope foram finalmente divulgados pela TV Bahia, anteontem à noite, causando comoção na campanha de Rui Costa, quem segurou a peteca foi o governador Jaques Wagner (PT). Em telefonema, disse ao candidato que não se preocupasse, porque já tinha visto aquele filme várias vezes e, ao final, “a realidade” tinha suplantado as projeções.

Mais ou menos
Nem todo mundo ficou descontente nas hostes governistas com o resultado da pesquisa Ibope. Para os aliados do vice-governador Otto Alencar (PSD), os 17% apurados para ele contra os 34% de Geddel Vieira Lima não foi desanimador. Acham que Otto tem margem para crescer e que o índice atual é piso e não teto. O problema é Rui, o cabeça da chapa, crescer também. 

Reza forte
A visita de Rui Costa e Otto Alencar ao terreiro de Mãe Stella de Oxóssi foi o chamado gol contra. Mãe Stella cobrou de Rui o conserto do elevador do terreiro, obra da Conder, e perguntou a Rui “cadê o governador que vai ser eleito?”

Mar de tranquilidade
Quem pensa que o resultado do último Ibope chegou a abalar o governador Jaques Wagner ou lhe tirar o sono está muito enganado. O governador pegou os números, botou embaixo do braço e pediu para compará-los com os que virão daqui a 45 dias, ou seja, duas semanas após o horário eleitoral começar. Está confiando em seu taco.

Luto oficial 
O falecimento da prefeita Rilza Valentim, de São Francisco do Conde, chocou e consternou o deputado Marcelo Nilo, que se solidarizou com os familiares e amigos da prefeita. O presidente da Assembleia Legislativa decretou luto oficial de três dias em reverência à memória de Rilza Valentim, uma cidadã com serviços prestados a São Francisco do Conde e à Bahia que ultrapassam sua gestão à frente do Executivo Municipal. 

Motivações
O candidato ao Senado pela chapa do PT, Otto Alencar (PSD), ressaltou ontem as motivações para tentar uma vaga no Congresso Nacional. Em entrevista à CBN Salvador, Otto fez um panorama da sua gestão à frente da Secretaria de Infraestrutura que possibilitou, segundo disse, fazer projetos de estradas, levando asfalto onde antes não tinha. “Fizemos acesso para 62 localidades. De Paulo Afonso para Glória não tinha e foi feito, de Gloria para Rodelas, feito. Estamos fazendo asfalto de Sobradinho para Sento Sé, Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado. Aqui perto de Salvador tinha uma sede sem asfalto, na cidade de Itanagra. Só de BA são mais de 20 mil quilômetros, fizemos 18 mil”.

Sul da Bahia
Otto pontuou ainda algumas obras que vão propiciar crescimento para a Região Sul. Além disso, citou as dificuldades dos cacauicultores. “Em função da crise do cacau, a região teve dificuldades com desemprego, e essa cultura tem que ser fortalecida, e no Senado vou trabalhar para levar as principais reivindicações desses agricultores”, disse. Alencar também falou da importância de aprovar as medidas provisórias do Fundo de Reparação de Perdas e o Fundo de Desenvolvimento Econômico. 

Comitê
A deputada estadual Luiza Maia (PT) realiza amanhã (26) o lançamento oficial da sua candidatura, em Camaçari. O evento contará com a presença de diversas lideranças políticas que apoiam o mandato da deputada antibaixaria. “Quero continuar minha luta na defesa das mulheres e do povo baiano, mas acredito que os mandatos devem ser construídos com foco na participação popular. Estar ao lado do povo e ouvir suas demandas é o melhor caminho para quem quer fazer uma política séria, por isso convido cada cidadão para participar deste momento comigo”, destaca Luiza.

Outras notícias: mais recentes · mais antigas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Edição Online
(71) 3022-6046
Av. Magalhães Neto, 1856, Ed. TK Tower - Sala 619
Edição Impressa
(71) 3321-2161
Rua Djalma Dutra, 121, Matatu