Raio Laser - Tribuna da Bahia
TRÂNSITO AO VIVO
WhatsApp: 71 9206-5826
terça-feira, 1 de setembro de 2015
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE

Raio Laser

Aliado 
O ingresso do secretário-chefe da Casa Civil de ACM Neto (DEM), Luiz Carrera, no PV, operação que deve se concretizar nos próximos dias, só fez aumentar a expectativa de que ele pode, efetivamente, se tornar uma alternativa forte para compor a chapa da reeleição do prefeito em 2016, já que estar num partido diferente do Democratas é um bom requisito para qualquer postulante efetivar o projeto de assumir a candidatura. Com o movimento, Carrera se diferencia, por exemplo, de Paulo Souto, secretário da Fazenda de Neto e outro nome defendido para vice em setores que apoiam o prefeito. O problema é que Souto continua no mesmo partido de Neto e nada indica que ele pretenda mudar de legenda.

Prado
Novos filiados do Partido dos Trabalhadores no município de Prado, no extremo sul da Bahia, oficializaram a entrada na sigla no sábado (29). Um evento na Câmara de Vereadores da cidade reuniu cerca de 300 pessoas que acompanharam as filiações junto com o deputado federal Valmir Assunção (PT) e membros da direção do PT em Prado e dirigentes estaduais. 

Sério 
Não anda nada boa a relação do deputado estadual Marcelino Galo com a tendência Movimento PT, onde, na Bahia, pontuam, entre outros, o jornalista Ernesto Marques. Segundo as más línguas, Galo deve deixar o grupo nos próximos dias. O problema é achar uma tendência alternativa que possa abrigar o deputado, que é considerado figura muito séria. 

Incentivo ao Turismo
A necessidade de instituição de uma lei federal de incentivo ao turismo e de pautas prioritárias do setor foram discutidas durante reunião da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), na última semana, em Maceió (AL). Durante o encontro, o secretário baiano Nelson Pelegrino propôs uma ampla articulação entre os estados nordestinos em defesa de propostas de incentivo ao desenvolvimento da atividade turística, contemplando a geração de renda, empregos e arrecadação de estados e municípios.

Reivindicações
A prefeita do município de Una, Diane Brito Rusciolelli (PSD), apresentou reivindicações ao secretário Josias Gomes (Relações Institucionais da Bahia) em audiência no gabinete da Serin.  
Entre as demandas solicitadas, ela pediu a reforma do ginásio de esportes da cidade, obra no âmbito das atribuições da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda, e Esporte (Setre).

Telecomunicações
“É preciso qualificar os mecanismos de luta da categoria junto ao sindicato. Acompanhar os resultados de lucros da empresa, assinar acordos com o patrão negociando com o sindicato e mobilizar parceiros são objetivos que podem ser buscados pelos trabalhadores para assegurar seus direitos”, enfatizou o vereador e líder da oposição na Câmara de Salvador, Luiz Carlos Suíca, em audiência pública realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel), na tarde da última sexta-feira (28), no auditório da sede do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA). O evento reuniu representantes de empresas, movimentos sociais e trabalhadores para debater sobre os impactos das fusões entre empresas de telecomunicações aos funcionários e sociedade. Só em 2015, foram demitidos em todo o país mais de dois mil trabalhadores das empresas Oi, Claro, Vivo e GVT. 

Argumentos 
Os integrantes da comissão foram unânimes em argumentos favoráveis a uma mobilização que contribua para acelerar a tramitação na Câmara Federal de leis, dentre elas, as que incentivem a aviação regional e facilitem o crescimento sustentável do setor.

Maldade de mulher
O nível de comunicação entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Lula nunca foi tão ruim. Petistas baianos acharam uma maldade da sucessora deixar Lula defendendo a aprovação da impopular CPMF, enquanto ela já discutia com seus ministros à tarde o aborto à proposta de criação de mais uma taxa para cobrar do sobrecarregado contribuinte brasileiro.

Imposto sindical 
Referência do movimento sindical brasileiro, o ex-deputado federal pelo PMDB, e ex-membro do Conselho Administrativo da Organização Mundial do Trabalho (OIT), Ruy Brito defendeu o fim do Imposto sobre Contribuição Sindical, principal fonte de financiamento dos sindicatos brasileiros, por considerá-lo, dentre outros malefícios, um fator de corrupção do movimento sindical brasileiro e um crime contra os trabalhadores. Brito estava em Salvador, onde participou no final de semana do III Seminário Conjunto de Formação Política da Asderba/Sindicato/UGT. 

Fragilidades 
Ao abordar o tema “Os desafios da atual conjuntura para o movimento sindical”, Brito apontou o que considera fragilidades do movimento sindical brasileiro, a principal delas a dependência do imposto sindical, além da existência de uma burocracia sindical e de sindicatos ligados a partidos políticos, “que funcionam como correia de transmissão desses partidos”. 

Entendido 
O recado do deputado estadual Marcell Moraes de que não aceita o ingresso do vereador Henrique Carballal no PV, partido da base aliada do prefeito ACM Neto (DEM), foi perfeitamente entendido no Palácio Thomé de Souza. Portanto, não haverá mais pressão pelo ingresso de Carballal, o que pode deixar Marcell mais tranquilo com o projeto de se reeleger deputado.

Gabinete em Ilhéus 
O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, transferiu seu gabinete ontem para Ilhéus a fim de realizar atendimentos e esclarecer dúvidas dos 417 secretários municipais de Saúde durante o V Congresso Estadual dos Secretários Municipais de Saúde, que acontece até amanhã. “A iniciativa busca aproximar ainda mais a gestão estadual dos municípios, que são os principais executores das políticas de saúde da Bahia”, destaca o secretário.

Festa simples 
Foi surpreendente a festa armada por amigos, correligionários e, principalmente, populares para a comemoração do aniversário de Otto Alencar, em Ruy Barbosa, esse fim de semana. O evento começou sexta-feira e prosseguiu até ontem sob o signo da simplicidade, marca de que o senador do PSD não abre mão tanto na vida quanto na política.

Encostas 
As obras de contenção de encostas que serão realizadas pelo Governo do Estado na Rua Alto do Pará, Largo do Tanque, em São Caetano, vão beneficiar 119 famílias. A autorização para início imediato dos serviços será assinada hoje, às 8h30, pelo governador Rui Costa. Vão ser investidos cerca de R$ 2 milhões em São Caetano e a previsão é que as obras sejam concluídas em 12 meses. Logo após a assinatura da ordem de serviço, Rui faz uma inspeção, às 10h, na encosta do Alto do Bom Viver, no Lobato, cuja primeira etapa já foi concluída, e tem início agora a segunda fase da obra, com investimento da ordem de R$ 7,47 milhões. Inclusive, como Rui pode gerar ciúme por estar cuidando tanto de Salvador?

Aonde estão?
Ao tomar conhecimento que o prefeito ACM Neto (DEM) afirma estar fazendo 50 obras de contenção de encostas, o vereador Gilmar Santiago (PT) lançou a seguinte proposta: “os cidadãos e cidadãs, principalmente quem mora nas áreas com riscos de deslizamentos, precisam tornar conhecimento de onde estão essas obras. Então, seria interessante se o prefeito enumerasse, um por um, os locais das ações. Será uma prova de transparência administrativa”. Gilmar diz, ainda, que faz questão de visitar esses locais, assim que forem divulgados.

Decisão correta 
O prefeito ACM Neto acertou em cheio em ficar no DEM. É o que aponta pesquisa mandada fazer por sua equipe de comunicação para avaliar o movimento que ele chegou a fazer no sentido de mudar de partido. Tampouco a ideia de sair afetou o clima entre o prefeito e a comunidade que continua confiando nele como liderança para permanecer no comando da cidade.

Cacaueira 
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) participa, hoje, às 8h, de audiência pública para discutir os entraves da lavoura cacaueira. O evento será realizado na Câmara de Vereadores de Itabuna, no Sul do Estado. Na pauta, problemas como o drawback, que é a política de importação da commodity, bem como a reestruturação da Ceplac. Lídice é autora de Projeto de Lei do Senado que prevê o percentual mínimo de 35% de cacau nos chocolates produzidos e comercializados no Brasil. 

Juventude
Nos dias 1º e 2 de setembro, no auditório da Faculdade 2 de Julho, será realizada pela prefeitura de Salvador a III Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude de Salvador. O objetivo é analisar, propor e deliberar ações para um futuro no qual os jovens tenham seus direitos garantidos e sejam capazes de conhecer a sua importância no processo de desenvolvimento social da cidade e do país.

Evento Nacional

A III Conferência de Salvador é parte integrante da III edição do evento nacional que vai acontecer entre 5 e 8 de dezembro de 2015, em Brasília. Em Salvador, as discussões vão girar em torno de temas relacionados ao cotidiano das pessoas: Educação; profissionalização; trabalho; renda; direito ao desporto; lazer; cultura; diversidade; igualdade; saúde; sustentabilidade; meio ambiente, cidadania, segurança pública, acesso à justiça, direito à mobilidade, a comunicação e a liberdade de expressão são alguns dos temas que estão na pauta da conferência.

 

Colunas anteriores
Outras notícias: mais recentes · mais antigas
SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE