Raio Laser - Tribuna da Bahia
TRÂNSITO AO VIVO
WhatsApp: 71 9206-5826
sábado, 23 de maio de 2015
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE

Raio Laser

Expectativa 
Grande expectativa cerca a posse hoje, às 11h, no auditório da Procuradoria Geral do Estado, do novo secretário estadual de Indústria e Comércio, Jorge Hereda, já que se espera que boa parte do mundo político governista se reúna no espaço para prestigiar a chegada ao governo do baiano que presidiu a Caixa Econômica Federal. Um petista chegava a dizer ontem que dificilmente ele repetiria o evento em que seu antecessor, James Correia, tomou posse, ainda no primeiro governo Jaques Wagner (PT). Mas é aguardar para ver. Formado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia, Hereda é mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Entre março de 2011 e fevereiro de 2015, foi presidente da Caixa Econômica Federal. Antes de ser efetivado presidente, ocupou durante seis anos a vice-presidência do banco estatal. Foi secretário de Habitação do Ministério das Cidades e acumulou experiências atuando em diversas secretarias no estado de São Paulo.

Encostas
O chefe da Casa Civil do Estado da Bahia, Bruno Dauster, confirmou presença na audiência pública “Deslizamentos em Salvador: planos de contenção de encostas e investimentos na prevenção e gestão de riscos”, que será realizada hoje, às 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia. O evento é promovido pela Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano, presidida pela deputada Maria del Carmen (PT), em parceria com a Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara de Salvador, presidida pelo vereador Arnando Lessa (PT).

Destination
O ex-secretário do Turismo da Bahia e atual presidente do Salvador Destination, entidade que capta congressos e convenções para a capital baiana, Paulo Gaudenzi, disse ontem que o setor vive uma fase muito ruim neste ano de 2015. Segundo Gaudenzi, os feriadões deste primeiro semestre foram decepcionantes, com a ocupação dos hotéis não chegando sequer a 50%. Para o ex-secretário, falta investimento em promoção, sobretudo nos principais mercados emissivos da Bahia no Brasil e no exterior. Gaudenzi afirmou ainda que é preciso fazer um calendário anual de campanha promocional do destino Bahia.

Violência no Recôncavo 
“Violência - Uma doença social. Qual o tratamento?” Durante o I Forum Social de Debates, que discutirá nos próximos dias 26 e 27 a questão da violência em Santo Antônio de Jesus e em outras cidades do Recôncavo do estado, essa e outras perguntas relacionadas ao tema serão debatidas durante palestras, que contarão com suporte de atividades artísticas e culturais. Na próxima terça-feira (26), às 18h30, o juiz José Brandão Neto, autor da Portaria que instituiu o Toque de Acolher, falará sobre o trabalho da magistratura com ênfase nas var

Fechamento
Na quarta (dia 27), a partir das 8h, haverá uma plenária participativa, que contará com a palestra do juiz titular da II Vara Criminal de Valença, Julio Gonçalves Jr. O evento, realizado através da parceria entre a Uneb, o grupo CTO e o Instituto de Humanidades e Cidadania, acontecerá no auditório da Universidade, no Campus V, em Santo Antônio Jesus. A expectativa, segundo um dos idealizadores do evento, o médico Everaldo Junior, do grupo CTO, é que seja elaborado um documento no fechamento do Forum Social de Debates, em que as demandas apontadas pela própria população sejam encaminhadas para os órgãos competentes.

TRT
O governador Rui Costa foi um dos homenageadas, na noite de ontem, com o mais alto grau da Comenda Ministro Coqueijo Costa, da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho na Bahia. O evento foi realizado no cerimonial Rainha Leonor (Pupileira), no bairro de Nazaré, em Salvador, e reuniu políticos, magistrados e membros da sociedade civil. Na ocasião, Rui afirmou estar honrado com o reconhecimento e destacou a atuação do Governo do Estado no que diz respeito ao direito do trabalhador.

 

Conflitos
É real o risco de os desembargadores baianos se desfiliarem da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) para formarem sua própria entidade representativa. Eles discutem o tema nacionalmente sob a avaliação de que, como os juízes são numericamente mais representativos, estarão sempre à frente dos desembargadores nas entidades de magistrados quando seus interesses se conflitarem.

Petrolão I
Não chamem os deputados federais Jorge Solla (PT) e José Carlos Aleluia (DEM) para um happy hour. “Jorge Solla como deputado é uma piada de mau gosto com os baianos. A Bahia inteira sabe que sua campanha foi bancada pelo PT para que conseguisse foro privilegiado e não fosse preso pelas irregularidades que cometeu na Sesab. Agora aparece na CPI da Petrobras se esquecendo que o dinheiro de sua campanha veio justamente daí do petrolão”, lembrou Aleluia.

Petrolão II
Mais cedo, Solla não havia perdoado Aleluia. Disse que acionaria o colega na Justiça por injúria e difamação. “Enquanto ele recebeu R$ 3,5 milhões para se eleger, a maior parte de dinheiro vindo de empreiteiras envolvidas na Lava-Jato, como a UTC, OAS, Queiroz Galvão, Odebrecht, eu quero que ele prove em juízo o que diz quanto ao financiamento de minha campanha”, cobrou Solla.

Pacto pela Vida
O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, confirmou ontem que Itabuna será a primeira cidade do interior do Estado a sediar uma reunião do Pacto Pela Vida. A notícia foi transmitida pessoalmente ao deputado estadual Augusto Castro (PSDB), autor de indicação na qual sugere ao governo a interiorização das reuniões do programa. 

Golaço da China
A presidente Dilma Rousseff faz um golaço no momento em que a oposição tenta de todas as formas destruir e derrubar o governo. A opinião é do deputado Luiz Caetano, que ocupou a tribuna da Câmara ontem para elogiar os acordos celebrados entre o Brasil e a China na última quarta. “Esse acordo aponta para o mundo que a nossa economia é confiável, que nós temos condições de retomar o desenvolvimento econômico”, afirmou. O petista acredita que o Brasil está num momento “excepcional” para oferecer produtos de maior valor agregado, diferente do passado, quando apenas fornecia matérias-primas.

PPA
Para debater com a sociedade civil a construção do Plano Plurianual 2016-2019, o governo federal, através da Secretaria-Geral, promove a partir de hoje os fóruns Dialoga Brasil regionais. A abertura do encontro será na etapa Nordeste, em Salvador, e contará com a presença do ministro Miguel Rossetto (Secretaria-Geral) e do governador Rui Costa. O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento que define desafios e compromissos do governo federal para os próximos quatro anos.

Ufa! 
O mundo político baiano respirou mais aliviado depois de confirmar, ontem pela manhã, que a 13ª fase da Operação Lava Jato cumpre mandados de prisão preventiva e coercitiva (quando a pessoa é liberada depois de prestar depoimento) apenas em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Com os baianos Ricardo Pessoa, dono da empreiteira UTC, em processo de delação premiada, e Luiz Argolo, ex-deputado federal afastado do Solidariedade, já denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF), qualquer ação da Polícia Federal na Bahia causa intensa ansiedade em determinados corações. 

Morro do Chapéu
O Teatro Odilon Costa, em Morro do Chapéu, foi o local escolhido para receber ontem a audiência itinerante da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da Assembleia Legislativa da Bahia. Os parlamentares do colegiado assistiram a apresentação de como funciona o Projeto Aluno Nota Dez e conheceram o Colégio Edgard Dourado, zona rural do município. A ideia da Comissão de Educação é conhecer casos de sucesso nos municípios para aplicar na rede pública de ensino. “Morro do Chapéu é referência para a Bahia e para o Brasil”, justificou a visita o presidente do colegiado, deputado Eduardo Salles.

Nudez 
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal aprovou um requerimento, de autoria da deputada federal Tia Eron (PRB), que solicita a convocação a autoridades para avançar na discussão sobre o combate à divulgação de fotos ou vídeos de nudez sem consentimento da vítima. Na relatoria da Comissão de Combate à Violência Contra a Mulher, a deputada baiana foi a responsável pelo parecer do projeto de lei que torna crime a publicação de conteúdo ofensivo contra a mulher na internet e outros meios de propagação. A proposta do projeto determina que o juiz pode ordenar ao provedor de serviço de e-mail, rede social, site ou blog que remova, no prazo de 24 horas, o conteúdo que viola a intimidade da mulher.

Sindicatos
Movimentos de moradia, sindicatos, associações, cooperativas, núcleos de juventude, grupos de mulheres e centrais sindicais realizarão neste sábado (23), às 9h, no auditório do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Salvador, um debate com o intuito de definir, organizar e planejar as ações da paralisação geral programada para acontecer próximo 29 de maio. Com o tema ”Lutas Populares e o Avanço Conservador”, o evento contará com as presenças do representante da Intersindical, Franklin Oliveira, e do ex-presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli.

Compulsória
O deputado estadual Alex da Piatã (PMDB) defendeu o projeto de lei que institui o procedimento de notificação compulsória da violência contra a mulher nos serviços de saúde, públicos e privados, no âmbito da Bahia. Motivado pelo dado alarmante de uma pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que aponta que 23% das brasileiras são sujeitas a agressões de maridos, pais, irmãos e filhos dentro dos próprios lares, o peemedebista afirmou, em plenário, ser um defensor da segurança feminina e apontou o PL como uma das medidas que podem ser tomadas para garantir a segurança e a garantia de notificação aos poderes públicos dos casos.

Violentadas
De acordo com o deputado, mulheres violentadas frequentam com assiduidade os serviços de saúde. “Em geral, apresentam ‘queixas vagas’ e muitas vezes os exames não apontam resultados alterados. Plano de ação e protocolos específicos para este atendimento, assim como investimentos na capacitação de profissionais de saúde, são fundamentais para favorecer a confiança das mulheres”, disse.

Colunas anteriores
Outras notícias: mais recentes · mais antigas
SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE