TRÂNSITO AO VIVO
domingo, 26 de fevereiro de 2017
FIQUE SABENDO AGORA
PUBLICIDADE

Valdemir Santana

São Paulo renova a glória de culto baiano na folia 

Fica para a escola de samba paulista “Vai-Vai”, campeã do carnaval por quinze anos, a glória de escrever uma história nova entre a folia e as religiões afros que incentivaram a origem do samba. A glória é feita por baianos, numa festa que começa hoje à noite, na quadra do Bixiga, bairro boêmio de São Paulo. O pai de santo Francisco Lima Filho, ou Francisco D`Osúno, babalorixá oficial da escola, participa de culto ecumênico para encerrar os ensaios do desfile em homenagem a Mãe Menininha do Gantois.

O mais singular da história fica para o sábado, dia do desfile com o enredo “No xirê do Anhembi, a Oxum mais bonita surgiu – Menininha, mãe da Bahia – Ialorixá do Brasil”. Ou seja, segundo a mídia de São Paulo e do Rio de Janeiro, a yalorixá do Terreiro do Gantois, Mãe Carmem de Oliveira, desfila com a escola no sambódromo paulistano. É a primeira vez na história que uma mãe de santo tão poderosa, e destacada no mundo inteiro, participa do desfile no Brasil.

O encanto dos paulistas e cariocas com a sintonia entre Mãe Carmem e a escola, que foi fundada em 1930, começou no final da semana. Foi quando Mãe Carmem visitou a quadra da “Vai Vai”. O fato saiu da mídia especializada em folia carnavalesca e ganhou destaque no noticiário social, com nota na coluna “Monica Bergamo” do jornal “Folha de São Paulo”. “Mãe Carmem desfila na escola e assiste ao desfile das concorrentes no sambódromo, no camarote do advogado José Luis Oliveira Lima, que representa a agremiação”, completou Monica. No Rio de Janeiro, a notícia foi registrada com empolgação pela influente Publisher Lu Lacerda.

Famosos passam em Noronha antes da folia no Expresso 2222 

Por falar em camarotes e sua celebridades, vale destacar o pulso firme para manter o estilo, pelo menos até este ano, do “Expresso 2222” dirigido pelas irmãs Flora Gil e Fafá Giordano. O espaço, que voltou ao icônico “Edificio Oceania”, foi criado para destacar o trabalho do baiano Gilberto Gil e sempre ficou  imbatível na quantidade de famosos. Um dos segredos era a ação da baiana Marina Morena Almeida, como responsável pela agenda de convites.

E a novidade é que Marina Morena continua convidando gente famosa para o camarote “Expresso 2222” e está a caminho de Salvador. Até ontem se divertia em Fernando de Noronha com uma turma enorme de celebridades, entre elas o fotógrafo turco Mert Alas, e a modelo mineira, de fama internacional, Lea Cerezo. A previsão é que cheguem a Salvador incluindo na turma também o estilista italiano Riccardo Tisci. Vale dizer que Marina Morena é a atual agente da cantora Anitta Machado e este ano, além de convidar famosos para o camarote “Expresso 2222”, assina o line up para cinco festas da boate interna do camarote. Na lista, a “Festa Santo Forte”, a “Festa Batekoo”, o “Baile Qual é o Pente Que Te Penteia” e a “Festa Ministereo Público”.  

Da cozinha praieira baiana ao circuito palaciano

Depois desta temporada carnavalesca, muita coisa muda, com certeza, no conceito gastronomia da chef Morena Leite. Criada desde menina em Trancoso, no sul da Bahia, ela está há duas semanas percorrendo o mundo, visitando o lado mais chique da culinária estrelada e de primeiro nível. Opção natural para a criadora da rede de restaurantes “Capim Santo” que levou do sul da Bahia para endereços chiques de São Paulo.

Na semana passada, Morena Leite ficou alguns dias na Índia e se derreteu com o incrível cardápio dos deuses, servido no secular “Palácio Umaid Bhawan” construído há uns quinhentos anos em Jodhpur, no Rajastão, Índia. Contou que aprendeu algumas receitas. Mas ficou maravilhada mesmo com as visitas que fez no início da semana e ontem ao “Steirereck”, o melhor restaurante da Suíça. Dirigido pelo chefe Heinz Reitbauer, funciona dentro de um cubo de vidro no espaço Stadtpark, no centro de Vienna e recebeu duas estrelas pelo Guia Michellin. “O chefe Heinz merece palmas”, comentou ontem ao provar delícias como bolo com rum e chocolate.

Varanda de rico vira camarote
Os camarotes carnavalescos de Salvador que se cuidem. No meio da mudança geral de conceito, em que o delírio de convites especiais é cada vez mais substituído pela bilheteria para pagar o ingresso, surge a novidade dos descolados se esbaldarem nas varandas de amigos poderosos e animados. Como se vê no apartamento do casal de Jet-setters formado pela mineira Regininha Mendes Bafites e o empresário Greco-americano Peter Bafites. 

Os dois moram no Campo Grande, apartamento gigante, decorado por João Armentano, e transformam a piscina e as varandas em ponto de encontro de famosos e descolados. Como a turma de ontem que incluiu a produtora de cinema Vanessa Guedes, da “Movie Heads Film Co”, o consultor de negócios e carreiras internacionais Helio Campos, que dirige a empresa com escritório em Manhattan, e o irreverente multimídia Rodrigo Pitta, que agita o show business como ator, compositor e dramaturgo. 

Colunas anteriores
Outras notícias: mais recentes · mais antigas
SIGA A TRIBUNA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EDIÇÃO ONLINE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE